quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Novo Volvo XC60 se torna câmera nas mãos de fotógrafa vencedora do Prêmio Pulitzer

Esta é a primeira vez que um carro é usado como câmera fotográfica por um profissional.

A coleção de Barbara Davidson, com cerca de 30 fotografias tiradas pelas lentes das câmeras de segurança do Novo XC60, capturaram a vida nas ruas de Copenhague, capital da Dinamarca, sob uma perspectiva completamente nova.

As fotografias de Davidson foram exibidas pela primeira vez esta semana na galeria Canvas Studios, em Londres (Inglaterra), e a exposição viajará para outros países em 2017.

“Esta coleção traz dois propósitos. O primeiro trata da captação instantânea da vida urbana europeia em toda a sua glória. O segundo destaca os ambientes complexos em que vivemos. É graças às câmeras e outros sensores de carros como o Volvo XC60 que a vida urbana moderna se torna mais segura para pedestres e demais usuários”, afirma Davidson.

“Com este projeto, conectamos arte e segurança para que as pessoas vejam os benefícios desta tecnologia”.

Vencedora de três Prêmio Pulitzer, detentora de um Prêmio Emmy e ex-fotógrafa do jornal Los Angeles Times, Davidson escolheu trabalhar com a Volvo Cars com base em sua própria história com a marca.

“Eu tenho uma conexão muito pessoal com a Volvo. Quando eu era adolescente, sofri um acidente de trânsito grave no qual o carro capotou. Em circunstâncias normais, provavelmente haveria um resultado fatal. Disseram-me depois que eu sobrevivi por causa do veículo em que eu viajava: um Volvo”, conta a fotógrafa.

Mais de 1,2 milhão de pessoas morrem todos os anos em acidentes rodoviários em todo o mundo.

A abordagem da Volvo para segurança está focada em situações de trânsito na vida real, estudadas pela fabricante sueca em detalhes desde 1970 por meio de sua equipe de pesquisa de acidentes de trânsito.

Com este conjunto incomparável de dados, os engenheiros de segurança da Volvo se comprometeram a trabalhar sistematicamente para mitigar ou eliminar possíveis acidentes com risco de morte.

Em 2008, a marca sueca lançou o primeiro sistema autônomo de frenagem de emergência, o City Safety, no primeiro XC60. Verificou-se que as colisões reduziram em até 45%, apenas na Suécia.

“Assumimos uma abordagem realista e prática para a segurança na Volvo Cars. Nossa visão é que, até 2020, ninguém morra ou fique gravemente ferido em um novo carro da marca. Nós chamamos isso de Visão 2020”, diz Malin Ekholm, vice-presidente do Centro de Segurança da Volvo Cars.

O Novo XC60 foi mundialmente lançado com três novos recursos de segurança que funcionam para auxiliar o motorista, oferecendo suporte de direção quando necessário: o inovador sistema City Safety foi atualizado e inclui um assistente de direção; um novo sistema de segurança, chamado Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), atua na direção para ajudando a mitigar colisões frontais, enquanto o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System, BLIS) agora usa a funcionalidade do assistente de direção para reduzir o risco de colisões na troca de faixas, tornando o Novo XC60 um dos SUVs mais seguros do mundo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn