terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Carros se transformam em oásis de conforto

“Não encoste o carro à frente”. “Não dirija tão rápido” ou “você poderia ter passado o semáforo”.

- Publicidade -

Os motoristas escutam frases como essas com frequência dos passageiros, mas em breve isso será coisa do passado.

A direção autônoma transformará motoristas em passageiros e os carros em motoristas.

- Publicidade -

No futuro, os carros passarão a ser auto pilotados quando o motorista quiser com um simples apertar de um botão.

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela Bosch em seis países (Brasil, China, Alemanha, França, Japão e Estados Unidos), os motoristas gostam de ter o controle de seus veículos em engarrafamentos ou em estacionamentos, mas gostariam de ter um carro autônomo em situações de estresse no trânsito.

A maioria dos entrevistados também afirmou que aproveitaria o tempo livre durante a condução autônoma para olhar e aproveitar a paisagem (63%) e conversar com os demais passageiros (61%).

- Publicidade -

Mais conforto e menos estresse – Em alguns anos, os carros autônomos serão mais comuns nas estradas. Segundo a pesquisa, o principal desejo dos entrevistados é que a direção autônoma traga mais conforto e menos estresse ao volante.

O carro do futuro – que poupará os motoristas de realizarem manobras, de acelerar ou frear ¿ é visto como algo especialmente útil em viagens de longas distâncias (67%) e de lazer (61%).

A maioria dos entrevistados também e spera um aumento significativo em termos de conveniência (65%) e segurança (60%) em muitas situações cotidianas como, por exemplo, a busca por vagas de estacionamento em centros urbanos.

A pesquisa também revelou um ranking interessante das funções mais desejadas em um veículo autônomo: estacionamento (65%), seguido pela busca automatizada por vagas em áreas urbanas (60%) e congestionamento livre de estresse (59%).

Usando o tempo livre para relaxar – Relaxar, olhar pela janela e aproveitar a paisagem: é assim que a maioria dos motoristas imagina a direção autônoma comparada à atual e necessária concentração no volante.

Dos entrevistados, 63% disseram que gostariam de relaxar enquanto seus carros estivessem no piloto automático, além de terem mais tempo para conversar com os demais passageiros.

Mais da metade dos participantes (54%) concorda que as opções oferecidas pelo carro autônomo tornarão o veículo ainda mais atrativo para o consumidor.

A pesquisa apontou ainda que entre os homens (52%) as novas tecnologias de direção autônoma são pontos decisivos para a aquisição de um novo carro. O estudo mostrou ainda que quanto mais jovem o motorista, maior o interesse em adquirir um carro autônomo.

Design e metodologia da pesquisa – A Bosch entrevistou cerca de seis mil motoristas licenciados no Brasil, China, Alemanha, França, Japão e Estados Unidos.

Com base nos critérios definidos pela Bosch e pela empresa Lightspeed Research, responsável pela pesquisa, foram selecionadas cerca de mil pessoas, a partir dos 16 anos de idade, em cada um dos países.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança