terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Simpósio SAE BRASIL debate em SP os avanços em testes e simulações

Diante do atual cenário de inovações na indústria da mobilidade, os times de engenharia já não podem trabalhar em áreas desconectadas.

- Publicidade -

Precisam integrar os diferentes requisitos do produto em plataformas multidisciplinares para o desenvolvimento de veículos competitivos.

Discutir novas tecnologias em testes e simulações para a evolução das práticas de engenharia é o objetivo do 15º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações, que será realizado dias 15 e 16 de agosto, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

Sob a direção de Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil, e André Oliveira, gerente de Serviços de Engenharia da Siemens, o encontro receberá especialistas brasileiros e estrangeiros em palestras e sessões de debates, que abordarão os avanços em diversas áreas da engenharia como durabilidade, dinâmica veicular e NVH (ver a programação do simpósio).
Para Cardoso, a integração da engenharia é determinante para o avanço tecnológico.
“A indústria da mobilidade chegou num estágio de desenvolvimento em que precisa atender simultaneamente diversos requisitos, muitas vezes conflitantes, que envolvem diferentes áreas. O segredo da engenharia moderna é formular o problema para conseguir colocar todas as necessidades do cliente em forma de equações que representam as diversas áreas da Física envolvidas”, avalia o engenheiro.
Além de palestras e debates, haverá exposição realizada em parceria com a Automaker TV & Media, especialista em eventos técnicos para a indústria da mobilidade.
Nesta edição, a mostra tecnológica reunirá mais de 20 empresas expositoras para apresentação das últimas novidades em ferramentas de testes e simulações: Altair, AVL, Brüel & Kjaer, Correlated Solutions, Crystal Instruments, ESSS, HBM, Horiba, Ipetronik, Imc, Intrepid Control Systems, Link, Lynx, MTS, Photron, Semcon, Siemens, Smarttech, TED United Industrial, Tekscan, TRY Testes e Simulações/ VirtualCAE/ CarSim e Vibration Research.
Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção de Plínio Cabral Junior, o 15º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações recebe patrocínio das empresas Altair, AVL, Brüel & Kjaer, HBM, Horiba, Imc, Intrepid Control Systems, Julabo, Link, Lynx, MTS, SGS, Siemens e Smarttech.
“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e oferecem aos profissionais da engenharia conteúdo fundamental para os desafios competitivos”, aponta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
 PROGRAMAÇÃO DO 15º SIMPÓSIO SAE BRASIL AUTOMAKER DE TESTES E SIMULAÇÕES
DIA 15 DE AGOSTO
08h – Abertura com André Oliveira, gerente de Serviços de Engenharia da Siemens e chairperson do 15º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações.
08h25 – Palavra de Otacílio Gomes, diretor geral da SAE BRASIL.
08h30 – Palestra “Aplicações das Análises Não Lineares no Desenvolvimento de Produtos”, com Avelino Alves Filho, diretor geral da NCE.
09h – Palestra “Reduzindo o Tempo de Modelamento de Juntas Parafusadas e Melhorando a Comunicação no Projeto Orientado pela Simulação”, com Lawrence Yan, engenheiro CAE da Scania.
09h30 – Palestra “Teste e Simulação de Fadiga Usando Transitente Modal em Cordões de Solda”, com Cleverson Sarnecki, analista pleno de Produto da Segula Tercnologies/ CNH Industrial.
10h – Debate moderado por Marcelo Toledo, especialista sênior em Engenharia da Amsted-Maxion.
10h50 – Palestra “Mantendo Prazer de Dirigir e Garantindo Níveis de Consumo de Combustível”, com Renaud Kenda, diretor da Siemens.
11h20 – Palestra “Integração de Análises de Ruído e Vibração e Dinâmica Veicular”, com Roberto Ramos, gerente sênior de AVD e CAE da General Motors do Brasil.
11h50 – Palestra “Uma Visão Geral de Análises de CAE e NVH Aplicadas ao Desenvolvimento do Veículo e Correlação com os Testes”, com Daniel Camargo, gerente de NVH da Ford.
12h20 – Debate moderado por Mo Gouda, líder de Vendas da Advanced Simulation Technologies AVL.
14h – Palestra “Teste Produtivo – Melhorando a Captura de Dados do Processo de Medição por Racionalização”, com Bert Rutkowsky, gerente internacional de Vendas da IMC.
14h30 – Palestra “Prevenindo o Hackeamento”, com Don Hatfield, engenheiro de Vendas da Intrepid Control Systems.
15h – Palestra “Alavancando Projeto Baseado em Modelos por Análise Prévia, Usando Desenvolvimento de Sistemas Multidisciplinar e Otimização”, com Keshav Sundaresh, gerente de Desenvolvimento Global da HyperWorks.
15h30 – Palestra “Armadilhas da Simplificação na Simulação de Sistemas Acústicos Mais Complexos”, com Edmar Baars, sócio-diretor da VibroAcústica.
16h – Debate moderado por Gustavo Henrique Donato, professor do Centro Universitário FEI.
16h30 – Encerramento com Plinio Cabral Jr., diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.
DIA 16 DE AGOSTO
08h – Abertura com Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil e chairperson do 15º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações.
08h30 – Palestra “Simulação Eletromagnética Veicular: Estado da Arte e Perspectivas”, com José Roberto Cardoso, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
09h – Palestra “Interferência Eletromagnética em Sistemas de Acionamento de Alarmes”, com Juliano Fujioka Mologni, consultor técnico da ESSS.
09h30 – Palestra “Simulação Aplicada ao Projeto e Posicionamento de Antenas em Veículos”, com Rodrigo Enjiu, engenheiro de Aplicações da CST.
10h – Debate moderado por Mauricio Caldora Costa, diretor da Electromag.
10h50 – Palestra “Tecnologia e Realidade Virtual Aplicada no Desenvolvimento de Produto”, com Mariana Batista, diretora de Simulações da SMARTtech.
11h20 – Palestra “Utilização da Ferramenta de CFD para Adequação do Conforto Térmico do Operador em Tratores Plataformados”, com Henrique Verbist, engenherio de Produto da AGCO.
11h50 – Palestra “Calibração da Rigidez da Junção de Instalação do Para-brisa”, com Alejandro Villega, diretor do Departamento de Estruturas da AKAER.
12h20 – Debate moderado por Regis Ataídes, gerente de Negócios da Siemens.
14h – Palestra “Estudo da Aplicação Dano Fadiga de Espectro”, com Dan Pichan, gerente internacional de Vendas da Vibration Research.
14h30 – Palestra “A Virtualização Direciona o Desenvolvimento de Powertrain”, com Mo Gouda, diretor geral de Vendas da AVL.
15h – Palestra “Soluções Integradas em Simulações Aplicadas no Projeto do Laboratório de Teste de Motores”, com João Duarte, gerente do Grupo de Projeto e Validação Virtual da Volvo.
15h30 – Palestra “Nanotecnologia Aplicada ao Monitoramento da Saúde Estrutural em Compósitos”, com Daniel Almeida Pereira, pesquisador do Laboratório de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (LEL-IPT).
16h – Debate moderado por Marcos Bittar, consultor de Desenvolvimento de Negócios da Dassault Systems.
16h30 – Encerramento de Plinio Cabral Jr., diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil e diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.
 15º Simpósio SAE BRASIL Automaker de Testes e Simulações
Data: 15 e 16 de agosto de 2017, a partir das 8h
Local: Centro de Eventos Pro Magno – rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo/ SP

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança