sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Sébastien Loeb, um talento único a serviço de todas as marcas do Grupo PSA

A criação da PSA Motorsport, que reúne em Versailles Satory as entidades Peugeot Sport, Citroën Racing e DS Performance, comemorará em breve seu primeiro aniversário.

- Publicidade -

Trata-se de um Centro de Excelência que oferece oportunidades tanto no plano das sinergias técnicas como na área esportiva, graças à riqueza dos seus programas.

É uma oportunidade para os pilotos dotados de uma agilidade excepcional, como Sébastien Loeb, de alternar entre programas e volantes! Seu talento, experiência, exigência, desejo permanente de enfrentar novos desafios e força interior são aliados preciosos na conquista de novos sucessos em diversas categorias.

- Publicidade -

Contratado pela Peugeot Sport na modalidade Cross-Country – tendo ficado em segundo lugar no último Dakar – mas também no Campeonato do Mundo de Rallycross, Sébastien Loeb fará, nas próximas semanas, testes privados no asfalto com o Citroën C3 WRC.

Nessa ocasião, ele vai conhecer o veículo em sua versão adaptada à regulamentação de 2017 do WRC, mais eficiente e mais rápida do que aquelas em que teve a oportunidade de pilotar ao longo de todos esses anos no Campeonato do Mundo de Ralis.

Será também uma oportunidade para a Citroën Racing, que poderá se beneficiar com os comentários técnicos do grande campeão a respeito do C3 WRC.

- Publicidade -

Ele vai reencontrar as cores vermelha e branca que o acompanharam no começo de sua carreira e o levaram a resultados expressivos: nove títulos de campeão do mundo de WRC, recordes impressionantes e uma associação bastante proveitosa no WTCC.

Ralis, circuitos, mas também cross-country, rallycross e subidas de montanha… Sébastien Loeb praticou todas essas modalidades ao lado das Marcas do Grupo PSA.

Foi assim que, em 2013, pulverizou o recorde da subida de Pikes Peak com o Peugeot 208 T16 Pikes Peak.

Em seguida, sempre com a Peugeot Sport, começou a participar de provas de cross-country e do Campeonato do Mundo de Rallycross, do qual detém atualmente a quarta colocação na classificação de pilotos, tendo levado o Team ao segundo lugar da classificação por equipes.

Em 2018, o Dakar será uma de suas prioridades, sempre ao lado de seu fiel aliado monegasco, Daniel Elena.

A aventura continua, portanto, não apenas nos programas oficiais, mas também em outras frentes, como os ralis nacionais ao volante do 306 Maxi ou do 208 T16, veículos de sua equipe Sébastien Loeb Racing.

Sébastien Loeb: “Com a criação da entidade PSA Motorsport, passamos a formar uma grande e única equipe. Ao mesmo tempo em que participo de provas de cross-country e do campeonato do mundo de Rallycross com a Peugeot, posso colocar minha experiência a serviço da Citroën, testando o C3. Estou impaciente para voltar a pilotar um carro do WRC e avaliar a evolução tecnológica da disciplina! O rali continua sendo uma paixão. Dentre todas as modalidades de que participei desde que parei, há cinco anos, são as sensações do rali que eu prefiro. ”

Jean-Marc Finot, Diretor da PSA Motorsport: “Sébastien compartilha os valores do Grupo PSA. É por isso que seus percursos, primeiro com a Citroën, depois com a Peugeot, estão intimamente ligados já há muitos anos. Ele personifica o espírito de equipe, sendo uma de suas forças motrizes. Graças à riqueza de seus programas, a PSA Motorsport oferece aos pilotos a possibilidade de exercer seus talentos ao serviço da DS Performance, da Citroën Racing e da Peugeot Sport. Os pilotos das Marcas do Grupo PSA podem assim se beneficiar de experiências de pilotagem variadas, em função de suas aspirações e adaptadas a suas extraordinárias competências. Eles são membros da família PSA! ”.

 

PREMIAÇÕES DA PSA MOTORSPORT

3 vitórias nas 500 milhas de Indianápolis

13 títulos de fabricante na FIA WRC

9 vitórias no Dakar

3 vitórias no Pikes Peak, incluindo o recorde

3 vitórias nas 24 horas de Le Mans

3 títulos de fabricante na FIA WTCC

 

PREMIAÇÕES DE SÉBASTIEN LOEB

9 títulos da FIA WRC: 78 vitórias

2 vezes terceiro colocado no Campeonato do Mundo WTCC, 6 vitórias

1 vitória em WRX (5º campeonato do mundo em 2016)

1 segundo lugar no Dakar 2017 com 5 vitórias de etapa

1 vitória em Pikes Peak

1 vitória nos XGames

1 segundo lugar nas 24 horas de Le Mans 2006

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança