sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo debate o futuro do transporte no mundo em fórum da SAE BRASIL

Debater o futuro do transporte comercial no mundo é foco da apresentação de Roberson Oliveira, gerente de Projetos de Pesquisa e Engenharia Avançada do Grupo Volvo América Latina.

- Publicidade -

O executivo é um dos participantes do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado no Teatro Positivo, em Curitiba/ PR, nos dias 22 e 23 de agosto.

Na palestra, Oliveira apresentará rotas para solução de transporte integrada e eficiente, aliada à conectividade entre veículos e infraestruturas inteligentes (V2I2V).
“Vislumbramos um trânsito energeticamente mais eficiente, com menos poluição e, sobretudo, mais segurança. Veículos autônomos, automatizados e conectados por meio de uma infraestrutura inteligente serão fatores-chave”, avalia.
Oliveira abordará as contribuições das tecnologias de automação e conectividade para o aumento da eficiência energética dos veículos.
“Eu acredito que a indústria automotiva passa por uma drástica mudança em sua base tecnológica e, por consequência, traz consigo novos players e oportunidades. Explorar temas como conectividade e automação é crucial para a sobrevivência”, afirma.
Roberson Oliveira possui doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel é dirigido por Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil.
PROGRAMAÇÃO DO 14º FÓRUM SAE BRASIL DE TECNOLOGIA DE MOTORES DIESEL
22 DE AGOSTO
09h30 – Abertura com Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.
PAINEL “PERSPECTIVAS PARA AMÉRICA LATINA”
09h45 – Palestra “Cenário Econômico”, com Constantin Jancsó, economista do Banco Bradesco.
10h15 – Palestra “Perspectiva de Mercado da Indústria Automotiva na América Latina”, com David Wong, consultor de Gestão da ATKearney.
10h45 – Palestra “Novo Ciclo de Política Automotiva: Estratégia Rota 2030 Veículos Comerciais”, com Leonardo Boselli da Motta, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Coordenação-Geral das Indústrias do Complexo Automotivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
11h15 – Debate moderado por Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.
PAINEL “CONECTIVIDADE”
13h30 – Palestra “Os Desafios da Conectividade em Veículos Comerciais no Brasil”, com Christiano Blume, consultor sênior em Telemática Automotiva da CBlume Conectividade & Estratégia.
13h55 – Palestra “Ganhos no Custo Operacional com Soluções Práticas em Conectividade”, com Marco Aurélio Soares, ‎gerente de Operações do Grupo Itaeté Movimentação Logística.
14h20 – Palestra “Requisitos de Conectividade no Mundo Agrícola Brasileiro”, com Gregory Riordan, diretor de Agricultura de Precisão da CNH Industrial para a América Latina.
14h45 – Palestra “Fletbord – Sistema de Gestão de Frota e Rastreamento, Menos Consumo, Mais Eficiência”, com Luciano Abrahao, ‎gerente de Desenvolvimento e Marketing de Serviços da Mercedes-Benz.
15h10 – Palestra “Melhoria da Eficiência Energética Através da Digitalização – Conectividade e Automação”, com Roberson Oliveira, gerente de Projetos de Pesquisa e Engenharia Avançada do Grupo Volvo América Latina.
15h35 – Debate.
PAINEL “INOVAÇÃO EM POWERTRAIN”
16h50 – Palestra “Manufatura Aditiva de Metais: Presente, Passado e Futuro”, com Edson Costa, diretor do Instituto SENAI de Inovação.
17h15 – Palestra “Resultados Práticos de Veículos Comerciais 100% Elétricos Operando no Brasil”, com Carlos Roma, diretor de Vendas e Infraestrutura da BYD do Brasil.
17h40 – Palestra “A Evolução do Powertrain na Agricultura”, com Ricardo Huhtala, diretor da AGCO.
18h05 – Debate moderado por Ricardo Abreu, Centro de Tecnologia da MAHLE de Jundiaí.
23 DE AGOSTO
08h30 – Abertura
PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL 1”
08h40 – Palestra “Uma Abordagem de Baixo Custo para o Euro VI”, com Oliver Ruetten, diretor técnico da FEV.
09h05 – Palestra “Motores Euro VI: Tecnologia de Emissões, Consumo de Combustível e Robustez”, com Peter de Kok, gerente de Engenharia para Desenvolvimento de Fornecedores da DAF Caminhões.
09h30 – Palestra “Experiência de Filtro de Particulado Diesel e Tecnologias de Substratos para Aplicações de Veículos Pesados Euro VI”, com Claus Vogt, diretor técnico da NGK Europe.
09h55 – Debate moderado por Marco Rangel, presidente da FPT Industrial na América Latina.
PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL 2”
10h55 – Palestra “Fatores que Afetam a Capacidade de Filtragem de Combustíveis Diesel”, com Andrew McKnight, diretor de Tecnologia para Aditivos de Combustível da Innospec Inc na América.
11h20 – Palestra “Tendências dos Novos Lubrificantes para Pesados no Mercado Latino Americano”, com Gustavo Teixeira, especialista em Homologação de Produtos da FPT Industrial.
11h45 – Palestra “Os Desafios e Benefícios para a Introdução de Combustíveis Não Fósseis e suas Blendas no Brasil pelo Ponto de Vista de Motor e Sistemas de Pós-tratamento de Gases de Escape”, com Anibal Machado, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Mercedes-Benz do Brasil.
12h10 – Debate moderado por Adriano Rishi, diretor de Engenharia da Cummins Brasil.
PAINEL “DESENHANDO O FUTURO”
12h40 – Discurso final “Desenhando o Futuro: Principais Lições do Fórum”, com Michael Kuester, presidente da DAF no Brasil e chairperson do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.
13h – Encerramento com Maurício Lavoratti, diretor de Engenharia da Bosch e chairperson da Comissão Organizadora do 14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel.
14º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel
Data: 22 e 23 de agosto
Local: Teatro Positivo – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/ PR

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança