quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Motorizações híbridas para o setor naval é tema da Cummins durante a Marintec 2017

Cummins Brasil concentra suas ações para atender às demandas futuras dos mercados naval e marítimo com motorizações híbridas, que integram o Diesel com o armazenamento de energia em forma de baterias.

Durante a 14a. edição da Marintec South America 2017, que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro (RJ), a maior fabricante global e independente de motores Diesel promove palestra “Novas Tecnologias de Propulsão Cummins para o Mercado Marítimo”, exibe sua gama completa de produtos voltada ao segmento e demostra confiabilidade ao estender o prazo de garantia de seus motores.

Ministrada pelo gerente de Produto da Cummins Marine, Eric Marine, a apresentação “Novas Tecnologias de Propulsão Cummins para o Mercado Marítimo”, agendada para o dia 15, tem como objetivo informar ao mercado sobre o funcionamento e benefícios que a tecnologia oferece para o setor.

Ainda em fase de desenvolvimento pelo time de engenharia global da Cummins, a hibridização tem potencial já reconhecido no segmento por oferecer um desempenho às embarcações mais eficiente e limpo.

A solução, além de reduzir os níveis de emissões, otimiza o consumo de combustível e estende os intervalos de manutenção do motor e sua vida útil.

“Com a tecnologia híbrida, é possível ainda reduzir os custos de investimento para economia de motor e espaço a bordo, permitindo a ampliação da tendência downsizing de motores; além de poder ser utilizada em todas as aplicações do setor”, diz Antonio Colares, gerente de Negócios de Motores da Cummins Vendas e Serviços.

Longevidade na cobertura – A confiança de quem projeta motores marítimos com precisão, qualidade e experiência é a razão pela qual a Cummins Brasil amplia o prazo de garantia de seus produtos que atendem ao mercado naval brasileiro.

O período estendido varia de acordo com a aplicação e a motorização, mas chegou a duplicar em alguns casos, com nova cobertura que passou de 1.500 horas para 3 mil horas.

Linha Cummins Marine – A oferta completa de produtos Cummins para o mercado naval inclui motores de propulsão e auxiliares de bordo (mecânicos e eletrônicos) que variam de 6.7 até 95 litros e/ou 300 hp a 4.000 hp; pacotes Diesel Elétrico (de 358 kw a 1.825 kw) e geradores de bordo disponíveis entre 5 kw e 1.800 kw.

Toda gama de produtos da Cummins Marine atende às mais rigorosas normas de emissões vigentes no País, IMO Tier II.
O mercado de geradores marítimo é atendido pela Cummins com produtos ONAN entre 5 e 90 kW e Cummins Marine para potências superiores, a serem usados como geradores de bordo, de emergência, e conjuntos para propulsão Diesel Elétrica.

Segundo Colares, “nossos produtos são muito competitivos nesse mercado; produzimos 100% dos componentes principais de grupo geradores, ou seja, alternadores, motores e painéis de controle, sendo um importante diferencial em relação à concorrência.

QSK 95 – Disponível no mercado marítimo para o atendimento das demandas de maior potência do segmento offshore, empurradores fluviais, rebocadores portuários e atividades de extração de petróleo, o Cummins QSK-95 é o maior motor de alta rotação já produzido pela Cummins no mundo.

Compacta, a motorização oferece rotação de 1.800 rpm, 95 litros, 16 cilindros em V, capaz de desenvolver de 3.200 a 4.000 cv de potência ou seja, 2.400 kw a 3.000 kw. Projetado e desenvolvido na fábrica de motores Cummins em Indiana, nos EUA, o QSK-95, 100% eletrônico, segue os padrões de qualidade e exigências da empresa, além de atender às mais rigorosas normas de emissões, IMO Tier III e EPA Tier IV.

Palestra Cummins
“Novas Tecnologias de Propulsão Cummins para o Mercado Marítimo”
Local – Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro (RJ)
Sala: Inovação
Data: 15 de agosto
Horário: 14 hs

Serviço:
Marintec 2017
Data: 15 a 17 de agosto
Local: Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro (RJ)
Hora: das 13hs às 20hs
Mais informações: http://marintecsa.com.br/pt/.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn