quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Suspensão totalmente ativa oferece flexibilidade personalizada

Nenhum outro item é tão exigido do veículo que roda no Brasil como a suspensão. É ela quem garante a estabilidade do carro e absorve os impactos do veículo com o solo, proporcionando um maior conforto para o motorista e os passageiros.

O sistema também se encarrega de manter as quatro rodas no chão e auxiliar no desempenho do automóvel. É muito importante que o motorista fique atento ao desempenho da suspensão de seu veículo e a mantenha com as suas devidas manutenções.

Ter cuidado com esta parte do carro é também uma preocupação essencial com a segurança de si próprio e dos passageiros do automóvel.

Por isso mesmo a indústria automotiva continua em constante evolução na busca por soluções ainda mais eficientes. Recentemente a Audi apresentou o novo sedã A8 e junto com ele a suspensão ativa, que tem como característica combinar conforto e condução suave, sem perder em esportividade.

Essa flexibilidade é possível graças à nova suspensão ativa baseada no sistema elétrico de 48 volts, usado pela primeira vez como sistema elétrico principal.

A nova suspensão do A8 é um sistema eletromecânico totalmente ativo, que conduz cada roda individualmente e se adapta às condições da estrada. Cada roda possui um motor elétrico alimentado pelo sistema elétrico principal de 48 volts.

Componentes adicionais incluem engrenagens, um tubo rotativo com barra de torção interna de titânio e uma alavanca que exerce uma força de até 1.100 Nm na suspensão por meio de uma haste de acoplamento.

Graças à câmera frontal, o sedã de luxo detecta imperfeições na estrada e ajusta preventivamente a suspensão ativa.

Mesmo antes do impacto, a função de visualização desenvolvida pela Audi transmite a localização da falha no asfalto aos atuadores e controla eletronicamente a suspensão.

Dessa forma, o componente reage precisamente no momento certo, eliminando completamente qualquer vibração ou solavanco.

Esse processo complexo demora apenas alguns milissegundos, com a câmera provendo informações sobre as condições da superfície da estrada 18 vezes por segundo.

A plataforma de chassi eletrônico (ECP) processa os dados e controla com precisão todos os componentes da suspensão quase em tempo real.

Em conjunto com a suspensão a ar finamente ajustada para o A8, esse conceito inovador entrega uma experiência de condução totalmente nova nesse sentido. Independentemente do alto nível de conforto, o novo sedã de luxo trafega mais colado ao chão mesmo com um estilo de direção dinâmico.

A suspensão ativa influencia e minimiza os movimentos de rolagem da carroceria em curvas, frenagens e acelerações. O motorista pode dirigir dinamicamente enquanto mantém o veículo sob controle, sem sentir a traseira escapar.

A combinação inovadora de direção dinâmica dos eixos dianteiro e traseiro resolve o impasse entre agilidade e estabilidade: as características de condução são esportivas e diretas, enquanto asseguram um alto nível de estabilidade. O diâmetro de giro do A8 é menor que o de um A4.

Em conjunto com o sistema de segurança o Audi pre sense 360 graus, a suspensão ativa leva a segurança passiva a um novo nível.

O sistema usa os sensores conectados a uma central de controles de assistência ao motorista (zFAS) para detectar riscos de colisão em torno do veículo.

Na iminência de um impacto lateral a mais de 25 km/h, os atuadores da suspensão levantam a carroceria no lado exposto em até 80 milímetros em meio segundo.

Como resultado, o impacto é direcionado às áreas mais fortes do sedã, como molduras laterais e estrutura do assoalho. Desse modo a carga nos ocupantes pode ser reduzida em até 50% se comparada a uma batida em que a carroceria não é elevada.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Sistema elétrico principal de 48 volts alimenta a suspensão eletromecânica; Levantando a carroceria durante um impacto lateral melhora a segurança passiva.[/box]Em resumo temos um completo pacote de inovações no novo Audi A8, onde a suspensão explora os limites do que é fisicamente possível. Uma das inovações é a condução dinâmica de todas as rodas, que combina condução direta e condução esportiva com uma robusta estabilidade.

A razão de direção das rodas frontais varia em função da velocidade; as rodas traseiras são giradas na direção ou no sentido contrário da condução dependendo da faixa de velocidade.

O manuseio do carro se torna ainda mais dinâmico e preciso com o diferencial esportivo. Ele distribui ativamente o torque de tração entre as rodas traseiras, complementando a tração permanente nas 4 rodas quattro que agora é padrão no novo A8.

A segunda nova tecnologia, a suspensão ativa Audi AI, é um sistema de suspensão completamente ativa. Dependendo da vontade do motorista e da situação da condução, é capaz de elevar ou rebaixar cada roda separadamente com atuadores elétricos.

Esta flexibilidade confere ampla liberdade às características da condução – variando do conforto de um percurso suave em um sedã clássico luxuoso ao dinamismo de um carro esportivo. Em combinação com os sensores de 360°, o carro será elevado à velocidade da luz rápida se houver uma iminente colisão lateral, reduzindo as potenciais consequências de um acidente para todos os ocupantes.

Esse sistema de suspensão altamente inovador obtém a energia de que necessita de um sistema elétrico de 48 volts. A Audi agora o instala pela primeira vez como o sistema elétrico primário em todas as versões do modelo A8. Juntamente com a avançada suspensão pneumática do A8, o inovador conceito de suspensão proporciona uma experiência de condução radicalmente nova.

 

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn