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Bosch desenvolve sensor que monitora pressão de pneus em carros equipados com ABS

Uma equipe de engenheiros da Bosch Brasil, em conjunto com a Nira Dynamics – empresa responsável por sensores, desenvolveu uma solução que visa verificar a pressão dos pneus de forma indireta (TPMS) em carros equipados com Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS).

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Anteriormente, essa tecnologia estava presente apenas em carros com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP®), mas agora é possível ampliar a gama de veículos com a função graças a implementação diretamente no software do ABS.

O TPMS funciona por meio dos sensores de velocidade já presentes nas rodas, monitorando o raio efetivo dos pneus e também extraindo a frequência de ressonância – ambas as informações são necessárias para detectar anomalias, como pneu murcho ou furado.

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Uma vez que o dispositivo identifica que o pneu está com pressão abaixo dos limites de segurança, o TPMS alerta o motorista por meio de uma mensagem de advertência no painel do veículo.

Entre os benefícios do TPMS estão a redução no consumo de combustível (entre 0,3% e 2,1%), menor desgaste dos pneus (6,3% e 13,3%), além da garantia de veículos mais seguros circulando nas ruas e estradas brasileiras, visto o risco de acidente por perda de controle que podem ser causados por pneu murcho ou furado.

Além disso, o método indireto de monitoramento de pressão dos pneus elimina a necessidade dos sensores físicos adicionais nas rodas e de um receptor de sinal no veículo, o que reflete em um menor custo de implementação da tecnologia.

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Além do desenvolvimento atender as demandas do programa Inovar Auto por carros mais eficientes, está diretamente alinhado às regulamentações internacionais ECE-R 64 (Europeia) e FMVSS 138 (Americana).

O Fiat Argo é o primeiro veículo a contar com o sistema e a Bosch está apresentando o desenvolvimento para outras montadoras.

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