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Tecnologias Magneti Marelli equipam o Fiat Argo, com destaque para o sistema de partida a frio e o câmbio automatizado GSR COMFORT

A Magneti Marelli, uma das maiores empresas do setor automotivo mundial, fornecedora de autopeças e soluções de alta tecnologia para a indústria automobilística e presente no Brasil com todas as suas unidades de negócios, mais uma vez marca forte presença em um dos principais lançamentos do ano.

Para o Fiat Argo, a Magneti Marelli aplicou toda a sua experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas que visam contribuir e melhorar a vida a bordo. Não se trata apenas do desenvolvimento e produção de autopeças, mas de componentes de elevado teor tecnológico que garantam a integridade das pessoas e do meio ambiente, proporcionando conforto e prazer ao dirigir.

Um dos destaques fica por conta do recém-lançado câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) COMFORT, desenvolvido pela unidade Powertrain, além do sistema de partida a frio, batizado de ECS® (Ethanol Cold System).

O novo câmbio GSR utiliza um software renovado e recebeu nova calibração. Conjugado ao novo motor Firefly, proporciona a troca de marchas muito mais suaves e, consequentemente, mais conforto ao dirigir.

O câmbio automatizado foi desenvolvido pela Magneti Marelli para os carros da Fórmula 1 no final dos anos 80 e chegou aos carros de passeio em 2008. É um sistema de troca de marchas robotizado, com a eliminação do pedal da embreagem, que proporciona ao motorista acostumado ao câmbio manual uma nova experiência na condução do veículo, com a utilização do modo automático ou manual, além de redução do consumo de combustível e da melhoria do desempenho.

Também da unidade Powertrain, o sistema ECS, além de garantir uma boa partida a frio (até – 8°C), reduz sensivelmente as emissões de poluentes. Outra característica importante é o baixo consumo de energia (menos de 0,5 % da capacidade total da bateria em temperaturas mais baixas). O sistema é composto por coletor de admissão, corpo de borboleta e válvula canister, galeria de combustível e bicos injetores, além da unidade de controle de aquecimento HCU (Heater Control Unit) e dois aquecedores de combustível.

A Automotive Lighting, unidade da Magneti Marelli que desenvolve e produz sistemas de iluminação, contribui com faróis e lanternas. Os faróis têm design inovador, configuração bi-parábola com máscara negra e guia de luz em LED, além da melhor performance da categoria. Já as lanternas são duplas, com filtros de luz interno e lentes multicor com bordas opacas.

Graças à confiabilidade conquistada pela experiência de quem desenvolve amortecedores para a indústria automotiva brasileira há mais de 50 anos, o novo modelo é equipado com os amortecedores pressurizados Cofap (dianteiros e traseiros), que proporcionam uma condução segura e confortável nas mais variadas condições de piso.

A unidade Sistemas Eletrônicos fornece um componente que torna o Fiat Argo único em sua categoria: o quadro de instrumentos digital de 7″ em TFT personalizável, que na versão HGT 1.8 vem como item de série.

O produto, inédito nesse segmento, apresenta elevada capacidade gráfica, proporcionando mais nitidez nas imagens e mensagens transmitidas ao condutor, como informações relativas a consumo médio e instantâneo, modo de condução – que permite acompanhar a autonomia – e pressão dos pneus, além de contar com diversas funções que auxiliam a vida do condutor, como sinalização de abertura de portas, capô e porta-malas, além do assistente para manobras de estacionamento, com indicação de distância e de posição aproximada de obstáculos posicionados atrás do veículo.

Outro desenvolvimento da Sistemas Eletrônicos para o Fiat Argo é o BCM (Body Computer Module), que controla o acionamento dos vidros elétricos, espelhos retrovisores, temperatura do ar-condicionado, imobilizador, travamento de portas, entre outros comandos.

Destaque também para os fornecimentos da unidade Componentes Plásticos e Módulos, como, por exemplo, o conjunto de pedais, híbrido, constituído por plástico e metal.

Estes pedais equipam as versões manual, automática e automatizada e asseguram menor peso ao conjunto (ganho de 20% em comparação a um conjunto 100% metálico).

A unidade fornece também o sistema de abastecimento do veículo, constituído por tubos plásticos e válvulas de segurança que impedem o vazamento de combustível em caso de capotamento, por exemplo.

Também fornecido pela Magneti Marelli através da divisão Sistemas de Exaustão, o coletor de escapamento com conversor catalítico integrado responde pelos baixos índices de emissões de poluentes.

Além disso, a divisão desenvolveu o sistema completo de escapamento, com tubos, silenciadores etc. Para a versão esportiva do veículo, desenvolveu também uma ponteira com design mais agressivo.

Todos esses componentes foram desenvolvidos com tecnologias que garantem o conforto acústico e proporcionam redução de peso, com a consequente economia de combustível.

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