quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Mais segurança e economia no Fiat Argo com tecnologias Bosch

O Fiat Argo chega ao mercado equipado com tecnologias Bosch que priorizam a segurança no trânsito e garantem a redução no consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.

Além do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®), o novo hatch conta também com o sistema de saída em rampa (Hill Holder) e o Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneu (iTPMS), que visa verificar a pressão dos pneus de forma constante.

Tecnologia para a vida – O Argo conta com o que há de mais moderno de segurança ativa – o ESP®, Controle Eletrônico de Estabilidade.

Pesquisas em todo o mund o comprovam que a tecnologia evita até 80% dos acidentes causados por derrapagem e contribui para evitar que o veículo perca a estabilidade.

O sistema funciona da seguinte forma: através de sensores de velocidade ligados às rodas e à carroceria (que indica as forças laterais e longitudinais), além da leitura do ângulo de esterço do volante e da velocidade, o ESP® monitora a todo instante o comportamento dinâmico do veículo.

Se a tecnologia detectar uma situação crítica, o ESP® reage de imediato – independentemente da ação do motorista, utilizando o sistema de frenagem do veículo para “conduzi-lo” de volta à estrada.

Com intervenções seletivas de frenagem em cada roda, o sistema interfere na dinâmica veicular, induzindo o carro de volta à estabilidade.

Através de centrais eletrônicas de alta capacidade, o programa não só inicia a correção de trajetória através da frenagem direcionada e seletiva, como também pode intervir no motor para desacelerar as rodas motrizes.

Dentro dos limites da física, o veículo é mantido em segurança na trajetória.

Além de evitar derrapagens, o ESP® auxilia o veículo em saídas bruscas, pois atua em conjunto com a unidade de comando eletrônica do motor reduzindo o torque direcionado para as rodas.

A novidade da Fiat conta ainda com assistente de saída em rampa (Hill Holder Control), que evita que o veículo volte em uma subida sem que haja intervenção do motorista.

Monitoramento para economia e segurança – Outro diferencial do Argo é Sistema de Monitoramento de Pressão de Pneu (iTPMS), que entre os benefícios estão a redução no consumo de combustível menor desgaste dos pneus, além da garantia de veículos mais seguros circulando nas ruas e estradas brasileiras, visto o risco de acidente em caso de um pneu murcho ou furado.

O iTPMS funciona por meio dos sensores de velocidade presentes nas rodas, monitorando o raio efetivo dos pneus e também extraindo a frequência de ressonância, i nformações necessárias para detectar anomalias, como pneu murcho ou furado.

Uma vez que o dispositivo identifica que o pneu está perdendo libras, o iTPMS alerta o motorista por meio de uma mensagem de advertência no painel do carro.

Anteriormente, essa tecnologia estava disponível apenas em carros com ESP®, mas agora também é uma solução presente nas versões do Argo equipados com Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS).

Essa possibilidade foi viabilizada graças aos esforços da equipe de engenheiros da Bosch Brasil em parceria com FCA, que desenvolveram a solução visando a atender a atual demanda por veículos mais eficientes.

Conectividade, Automatização e Eletrificação – Por meio de suas tecnologias, sistemas, produtos e serviços, a Bosch busca viabilizar a conectividade, a automação e a eletrificação dos veículos.

Assim, a empresa também fornece para as diversas versões do Fiat Argo componentes, como: alternador e motor de partida, sistema Start/Stop, bobina de igniçã o, bomba de combustível, sensor de pressão, rotação e de temperatura de ar.

Além de câmera de ré, sensor de bateria, conversor de tensão, motor para acionamento de vidro e eletro ventilador.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn