sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Simpósio SAE BRASIL CarBody 2017 se encerra em São Paulo

Ainda que seja uma proposta inicial, é crescente a percepção dos gestores da indústria automotiva nacional sobre a necessidade de repensar a cadeia de investimentos para reduzir custos, melhorar a eficiência e aumentar a competitividade.

- Publicidade -

Hoje (21/9), no encerramento do Simpósio SAE Brasil Carbody, a ampliação do compartilhamento de recursos entre os investidores foi apontada como uma possível solução para atender às novas dinâmicas do setor.

Cerca de 50% dos aportes feitos pelas montadoras, principalmente em P&D, não são percebidos pelos consumidores.

- Publicidade -

A partir dessa constatação, Carlos Sakuramoto, gerente de tecnologia e inovação da engenharia de manufatura da GM, acredita que investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) poderiam ser compartilhados pelos players e, assim, formar uma base tecnológica comum, acessível aos participantes.

Mas Sakuramoto pondera que, para esse tipo de modelo operacional ser viável, é necessário que o mercado repense e amplie sua visão sobre o que é competitividade e até onde essa produção colaborativa pode avançar, tanto nas relações internas da indústria, quanto nas externas com seus fornecedores e parceiros.

O executivo assinalou que a dinâmica do mercado tem mudado rapidamente, com mais demandas de eficiência energética e maior maturidade comercial, fatores que exigem reavaliação de processos, porque essas modificações podem implicar a globalização de investimentos e encolhimento de mercados regionais.

- Publicidade -

“O objetivo do investimento em P&D é reduzir custos”, avaliou.

Sakuramoto destacou ainda que o novo marco regulatório do setor, em aprovação governamental, tem sido pensado de forma responsável e articulada com o mercado.

Mesmo assim lembrou que a nova legislação poderá trazer alguma morosidade aos processos.

Isso porque parte dos profissionais deverá retornar à universidade para atualizar metodologias acadêmicas visando a cumprir as exigências propostas nos projetos de P&D.

Lançamentos mais seguros e comerciais – A PSA Peugeot Citroën e a Ford aproveitaram o Simpósio para detalhar seus lançamentos.

Thomas Beaugrand, coordenador de produto da PSA Peugeot Citroën, disse que a montadora passa a enfrentar um novo desafio no mercado brasileiro com o lançamento, entre outubro e novembro, dos utilitários de carga Peugeot Expert III e o Citroën Jump, que vai ocorrer simultaneamente no Brasil, Argentina e Europa.

Em razão da limitação da capacidade produtiva de suas plantas no Brasil e na Argentina, a PSA decidiu viabilizar a fabricação dos novos modelos por meio de parceria firmada com a uruguaia Nordex/Easa, que montará as peças fabricadas na Europa.

A capacidade de produção inicial é de 6 mil unidades/ano.

O executivo destacou o design atualizado do veículo, assim como os itens de conforto e funcionalidade, com suspensão traseira que suporta até 1,5 mil kg, além dos investimentos em segurança, com o uso de laminados em ar quente e a adoção de altos padrões de rigidez estrutural, e sistema operacional para controlar a modularidade em função do comprimento do crash box transversal.

“Também foram feitos reforços nos testes de choques em alta velocidade, impactos de cabeça e envolvendo pedestres, tudo para ampliar a segurança do motorista”, explicou Beaugrand.

Em sua apresentação, Luís Gustavo Zamorano, gerente-geral de estruturas da Ford América do Sul, disse que a nova versão do Ecosport chega ao mercado para ratificar o projeto, iniciado em 2003, como um dos mais relevantes, rentáveis e lucrativos da montadora.

“Já foram vendidas 520 mil unidades e os testes de durabilidade acumularam 607 mil km”, destacou Zamorano ao lembrar que o Ecosport é pioneiro na implementação de projetos de fabricação global de carros. “Atualmente, o veículo é vendido em 149 países”, disse.

A Ford tem quatro fábricas no Brasil, além de plantas na Venezuela, Romênia, Rússia, China e Índia – país responsável pela entrada do carro nos Estados Unidos e Canadá, prevista para este ano.

“O projeto Ecosport mudou a história da Ford no Brasil, até porque se trata de uma iniciativa de engenheiros brasileiros que, posteriormente, passou a contar com profissionais de várias nacionalidades”, afirma.

Zamorano ressaltou que “o suporte do desenvolvimento de todo o projeto foi conduzido por simulações virtuais, que proporcionam mais eficiência, eficácia, assim como sustentabilidade operacional e financeira, além de validação física e rígidos princípios de segurança e conforto. Temos sete airbags e uma performance mais eficiente do sistema de ar-condicionado, além de uma estrutura de carroceria mais robusta e segura”, arrematou.

A Honda apresentou a nova versão de um sucesso de vendas – o Honda Civic Geração 10, o carro mais comercializado da marca no mundo inteiro.

André Ramos, gerente de pesquisa & desenvolvimento da empresa, afirmou que o automóvel atualmente está mais baixo, largo e com linhas fluídas. Outro destaque foi a redução de 22% no peso.

“Com o uso de materiais de alta resistência na carroceria, conseguimos deixá-lo mais leve e, ao mesmo tempo, aumentar a rigidez da estrutura em 25%”, informou Ramos.

Lucas Grassi e Cesar Urnhani mostram suas experiências no Simpósio – Um dos principais destaques do evento, o automobilista Lucas Di Grassi, atual campeão da Fórmula E, falou sobre mobilidade.

O piloto afirmou que, no futuro, todos os carros serão elétricos, assim como são os automóveis de competição usados por ele.

“Os carros movidos a bateria serão a solução para todo o mundo. Acredito que daqui a 30 ou 40 anos eles já serão maioria”, afirmou Di Grassi.

César Urnhani, piloto de testes do programa Auto Esporte (TV Globo), ressaltou a importância de se adotar novas dinâmicas e dispositivos de segurança.

Ele defendeu que o consumidor não precisa necessariamente conhecer os detalhes desses sistemas de seu carro para considerá-los importantes, mas “saber se o carro é seguro e os avanços implantados de uma versão para a outra”, analisou o piloto.

O grande desafio da indústria automotiva é acompanhar as mudanças no perfil do consumidor.

“O jovem não quer dirigir, a frota está envelhecendo e os motoristas mais velhos precisam ter carros condizentes com suas necessidades”, disse.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança