quinta-feira , 19 outubro 2017
ACELERANDO
Capa » Tecnovidade » Toyota Prius, híbrido mais vendido no Brasil, marca presença no 13º Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos
Toyota Prius, híbrido mais vendido no Brasil, marca presença  no 13º Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos

Toyota Prius, híbrido mais vendido no Brasil, marca presença no 13º Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos

A Toyota e a Lexus participam da 13ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, que acontece no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de setembro.

Com entrada gratuita, a exposição reunirá soluções e as principais inovações em mobilidade urbana, com alternativas híbridas e elétricas para os segmentos de veículos pesados, leves e levíssimos.

Em um estande de 100 m², a Toyota exibirá o Prius, veículo híbrido de maior sucesso na história da indústria automotiva mundial e líder em vendas no Brasil entre modelos equipados com propulsão alternativa à combustão.

No mesmo espaço, no ambiente de exposição da marca Lexus, os visitantes também poderão conhecer o CT 200h, primeiro hatchback híbrido de luxo do mundo.

Soluções para mobilidade urbana – Com a proposta de fomentar o debate sobre novas tecnologias de propulsão e infraestrutura para a mobilidade do futuro no País, o Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos promoverá ainda congressos e painéis de discussão para que representantes de empresas, entidades e autoridades explanem questões e tendências sobre o tema.

Na tarde de 21 de setembro, Ricardo Bastos, diretor de relações públicas e governamentais da Toyota do Brasil, participará de um painel exclusivo sobre eficiência energética, um dos pilares do novo regime automotivo que deverá suceder o Programa Inovar Auto, o Rota 2030.

Para este debate, está prevista a participação do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), além de outras empresas e entidades ligadas ao setor.

“Ao longo dos últimos anos, a indústria automotiva brasileira obteve importantes avanços com o Inovar Auto. Acompanhamos agora, com muita atenção e expectativa, a preparação do Rota 2030 e acredito que os veículos híbridos e elétricos escreverão um novo capítulo em sua história no mercado brasileiro. Além de elevar o potencial de competitividade do Brasil perante outros mercados, o novo Programa, ao proporcionar uma visão de médio e longo prazo às empresas, possibilitará a presença de veículos cada vez melhores no Brasil”, afirma Ricardo Bastos.

Recorde de vendas no Brasil – O Toyota Prius, veículo híbrido de maior sucesso na história da indústria automotiva mundial e que em setembro completa vinte anos de existência, vem, gradativamente, aumentando sua participação no mercado nacional.

O automóvel, que teve sua quarta geração lançada no País ano passado, fechou os oito primeiros meses deste ano com 1.597 unidades comercializadas, o que representa um aumento de 695% em comparação com o mesmo período de 2016.

O montante é 230% superior ao total comercializado em 2016. Além disso, somente no mês de agosto, 544 unidades do Prius foram emplacadas, um recorde para um único mês.

Desde o início de 2013, quando o Prius começou a ser vendido no Brasil, 2.737 unidades já foram comercializadas, o que torna o modelo líder absoluto no segmento de híbridos no País.

Já o Lexus CT 200h acumula 243 unidades vendidas desde 2012, quando as vendas do modelo tiveram início no País.

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o total supera em 139,4% a quantidade comercializada no mesmo período de 2016 e já é 12,4% superior à quantidade licenciada em todo o ano passado.

Maior eficiência – O híbrido Prius emite cerca de 40% menos CO2 comparado a um veículo convencional.

Com relação ao consumo, o INMETRO reconheceu a nova geração do Prius como o carro mais eficiente do País, registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias.

A economia de combustível do Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

Ainda de acordo com o INMETRO, o Lexus CT 200h registra até 15,7 km/l na cidade e 1,2 km/l na estrada.

10 milhões de híbridos – Em fevereiro deste ano, a Toyota alcançou a marca de 10 milhões de veículos híbridos comercializados em todo o mundo.

Deste total, a família Prius responde por mais de 60%, com 6,1 milhões de unidades vendidas.

A Toyota estima que a utilização de sua gama de veículos híbridos deixou de emitir aproximadamente 77 milhões de toneladas de CO2 e economizou mais de 29 bilhões de litros de gasolina, na comparação com automóveis convencionais de mesmo porte e estilo de condução.

Desafio Ambiental da Toyota – Em setembro do ano passado, a Toyota lançou seu desafio ambiental global, onde pretende mitigar em até 90% a emissão de CO2 originadas por veículos novos até 2050.

Isso significa que todos os modelos comercializados pela Toyota, até lá, serão híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível.

Isenção de IPVA e rodízio municipal – A Toyota apoia iniciativas que ajudem a difundir a utilização de veículos movidos por tecnologia de propulsão sustentável no mercado nacional.

Atualmente, os veículos híbridos possuem isenção de 40% no IPVA das cidades de São Paulo, Sorocaba e Indaiatuba. Na cidade de São Bernardo do Campo, a isenção é de 20%.

Além disso, em agosto de 2015, a prefeitura de São Paulo promulgou decreto que regulamenta a isenção do rodízio municipal para veículos elétricos e híbridos.

Tal medida dá ainda mais visibilidade aos benefícios gerados pela redução do impacto de emissões que seriam provocados por um automóvel convencional.

Serviço

13º Salão Latino Americano de Veículos Híbridos-Elétricos

Data: 21 a 23 de setembro
Hora: 12h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo

Sobre Equipe Mecânica Online®

Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.