quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Land Rover Discovery reboca um caminhão Bitrem de 110 toneladas na Austrália

A Land Rover completou uma exibição impressionante de capacidade de reboque puxando um caminhão bitrem de 100 metros na remota região de Outback, na Austrália.

O Discovery Td6 possui uma capacidade de reboque certificada máxima de 3.500kg em rodovias públicas*, mas rebocou com êxito um caminhão bitrem de 110 toneladas por 16 km ao longo de uma seção fechada da estrada de Lasseter, graças ao seu motor a diesel de 3.0 litros e potência de 258 cv somados à tração nas quatro rodas.

Os caminhões bitrem de até quatro trailers só são permitidos nas vastas regiões de Outback, na Austrália, e, geralmente, transportam combustível, minério mineral e gado entre comunidades rurais remotas.

Regulamentos estritos limitam seu comprimento a 53,5 m, mas a Land Rover obteve permissão especial para puxar sete reboques e um trator de 12 toneladas – retida para operar os freios hidráulicos montados nos trailers.

“Não pensei que o veículo fosse capaz de rebocar, por isso fiquei impressionado com a facilidade com que o Discovery puxou um caminhão bitrem de 110 toneladas. E a suavidade das mudanças de equipamentos sob essa quantidade de carga foi realmente impressionante. Esses caminhões são a forma mais eficiente de transporte rodoviário no planeta e o uso do Discovery tornou isso o mais econômico de todos”, John Bilato, diretor-gerente da Haulage Specialist G & S Transport.

O teste extremo foi realizado usando um Discovery Td6 e é o último de uma série de impressionantes demonstrações de reboque completadas pela família Discovery.

Em 1989, ano de lançamento, o primeiro Discovery puxou um trem e, no ano passado, o SUV compacto premium Discovery Sport rebocou um trio de cargas ferroviárias 85 pés acima do rio Reno.

“A capacidade de reboque sempre foi uma parte importante do DNA do Discovery e o peso bruto do trem conta apenas a metade da história. Tirar uma plataforma e sete trailers, com a resistência ao rolamento de tantos eixos para ser superado, é uma grande conquista. Esperávamos que o veículo fizesse bem, mas passou este teste com louvor, atingindo 44 km/h ao longo da sua rota de 16 quilômetros”, disse Quentin Spottiswoode, engenheiro de produtos Land Rover.

O Discovery usou uma transmissão automática de oito velocidades padrão e um sistema de tração nas quatro rodas e foi conectado ao caminhão bitrem usando um acessório de reboque ajustado na fábrica.

O veículo era o mesmo transportando 10 toneladas de lastro para atingir a marca mágica de peso de 110 toneladas. Com 600Nm de torque, o Td6 é adequado para puxar cargas pesadas.

O motor de 3.0 litros e 258 cv possui recirculação de exaustão de baixa pressão e uma bomba de óleo de dois estágios para respostas aprimoradas, refinamento e eficiência.

Como resultado, o modelo diesel oferece emissões de CO 2 de 189g/km e economia de combustível de 39.2mpg (7.2l/100 km).

* o peso de reboque máximo permitido para Discovery Td6 é 3.500kg (até 3.720 kg em
Especificação NAS (Si6)).

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn