quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Ford amplia o uso da tecnologia de realidade mista no design de carros com óculos HoloLens da Microsoft

A Ford está expandindo globalmente o uso da tecnologia de realidade mista HoloLens, da Microsoft, para ganhar velocidade no desenvolvimento de seus veículos.

- Publicidade -

Usando os óculos especiais que projetam hologramas sobre um modelo real, os designers podem mudar instantaneamente vários elementos do carro, como grade, espelhos, faróis e outros detalhes, que antes dependiam da moldagem em argila para ser observados – veja o vídeo.

De forma pioneira, a Ford testa essa ferramenta há um ano nos estúdios em Dearborn e agora está expandindo o seu uso para todo o mundo.

- Publicidade -

Com os óculos HoloLens, basta rolar um botão para ver variações de forma, tamanho e textura de partes do carro, em imagens de alta qualidade projetadas sobre um carro ou modelo de argila real.

Assim, um trabalho que poderia demorar semanas é realizado em questão de horas.

“É incrível poder combinar o antigo e o novo – modelos de argila e hologramas – para ganhar tempo e interagir rapidamente na criação de um veículo”, diz Jim Holland, vice-presidente de engenharia de componentes e sistemas da Ford.

- Publicidade -

“O HoloLens é uma ferramenta poderosa de design nessa época de mudanças rápidas, em que temos de reinventar os veículos e as experiências de mobilidade.”

“Ainda não podemos nos teletransportar, mas com o HoloLens conseguimos revisar projetos 3D com designers e engenheiros de todo o mundo em tempo real”, completa Craig Wetzel, gerente de operações técnicas de design da Ford.

“E apenas arranhamos a superfície, as possibilidades para o futuro são quase ilimitadas, o que é muito empolgante.”

Vendo o futuro-O HoloLens escaneia e mapeia o ambiente enquanto o designer anda em torno de um carro real.

Usando um computador com Windows 10 e um dispositivo holográfico integrado, os óculos renderizam hologramas e imagens a partir do ângulo que o carro é visto.

E fazem isso com precisão muito maior que um GPS e de forma totalmente móvel, diferentemente de outros óculos que precisam ser conectados por cabos a um computador.

As imagens holográficas em 3D permitem aos designers, por exemplo, checar a visão que o motorista terá no retrovisor e realizar em questão de horas o estudo de uma grade que levaria semanas no sistema tradicional.

Os óculos também podem ser sincronizados para vários membros da equipe verem um projeto simultaneamente e permite que eles gravem comentários de áudio – como “notas adesivas” de alta tecnologia – para colegas que trabalham em locais e fusos horários diferentes.

A Ford estuda também a aplicação do HoloLens em outros processos de desenvolvimento de engenharia para reforçar sua liderança no uso de tecnologias avançadas de visualização, como a realidade virtual.

“O HoloLens permite que toda uma equipe colabore, compartilhe e experimente ideias junto”, diz Elizabeth Baron, especialista em realidade virtual e visualização avançada da Ford.

“A mistura de modelos virtuais e físicos é emocionante porque ajuda a comunicar e ver de forma eficaz como será o produto desde o início do processo. Isso traz grande liberdade e eficiência na criação de protótipos.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança