terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Dois novos peixes-boi chegam à APA Costa dos Corais

Na última semana, dois novos peixes-boi marinho (Trichechus manatus manatus) chegaram à cidade de Porto de Pedras (AL), uma das cidades da APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, no Nordeste.

- Publicidade -

A atividade faz parte das ações de conservação do projeto Toyota APA Costa dos Corais, uma parceria público-privada entre o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a Fundação SOS Mata Atlântica e Fundação Toyota do Brasil, que vêm reintroduzindo a espécie, ameaçada de extinção, no litoral Alagoano, permitindo assim um incremento populacional na região.

Arati e Luiz Gonzaga, ambos machos, saíram da Ilha de Itamaracá (PE), onde viviam em um cativeiro de reabilitação e foram para Porto de Pedras (AL) para um recinto de aclimatação, localizado no Rio Tatuamunha.

- Publicidade -

Agora, os dois animais permanecerão no cativeiro de aclimatação por um período mínimo de três meses, para que possam melhor se adaptar as condições ambientais que encontrarão após a soltura.

Neste cativeiro, os animais terão contato com outros de mesma espécie e ambos os sexos, mas também com animais de outras espécies, tais como peixes, crustáceos e outros.

Além disso, aprenderão a sobreviver com as mudanças de salinidade, altura de maré e temperatura da água, de forma gradativa e sempre acompanhada por equipe de técnicos e tratadores capacitados.

- Publicidade -

Constantemente, serão realizadas avaliações clínicas e comportamentais destes animais, para o momento que se verifique que eles estejam com comportamento satisfatório e boa saúde, possam ser soltos na natureza.

Atualmente, o recinto de aclimatação de peixe-boi marinho em Porto de Pedras (AL) é o único em atividade no Brasil, contribuindo com o repovoamento da espécie na região da APA.

Arati e Luiz Gonzaga – Arati é um macho adulto com cerca de sete anos, que resgatado em 2010 em Aquiraz, no Ceará.

Atualmente o animal encontra-se com aproximadamente 381 quilos e medindo 279 centímetros de comprimento total.

Já Luiz Gonzaga tem cinco anos e nasceu em cativeiro. Por ter nascido nestas condições, permaneceu durante a fase de filhote amamentando na própria mãe, tendo sido separado somente após os dois anos de idade.

O animal encontra-se com 428 quilos e 289 centímetros de comprimento total.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança