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Consumidor quer nova experiência ao comprar um carro, avalia estudo da Bain & Company

Estudo da Bain & Company mostra que a indústria automotiva está passando por uma grande transformação, que vai muito além do desenvolvimento de carros autônomos.

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Está em curso uma mudança na jornada de compra de veículos, por um novo perfil de consumidor.

Segundo dados levantados pela consultoria, quase 50% das compras de carros começam por meios on-line.

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Ou seja, os compradores de carros são mais adeptos ao modelo multicanal (omnichannel).

Eles pesquisam, escolhem e compram automóveis de maneira bem diferente que seus antecessores não adeptos ao mundo digital.

Mais de 60% dos consumidores decidem sobre marca, modelo e preço antes de ir a uma concessionária.

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“Essa nova realidade faz com que as montadoras tenham de interagir antes com os clientes. É preciso investir em marketing digital, procurar conhecer o consumidor e fazer ações pontuais antes de ele ir a uma revendedora ou, até mesmo, que perceba a necessidade de trocar de carro”, explica Lucas Brossi, sócio da Bain & Company.

A pesquisa também indicou que a família e os amigos são influenciadores importantes na decisão de compra.

O levantamento mostrou que 44% dos compradores seguem as recomendações obtidas em seus círculos privados.

Outros 30% confiam em análises on-line, que continuam a ganhar influência ao melhorar a transparência e facilitar a comparação entre as marcas.

As concessionárias ficam em terceiro lugar, e são a fonte mais confiável para apenas 26% dos compradores.

Apesar de os clientes gastarem cada vez mais tempo com pesquisas on-line, a maioria ainda visita de duas a três vezes uma revendedora antes de fechar a compra.

“A venda de carros continuará sendo majoritariamente física por um bom tempo. É uma negociação complexa, que envolve a troca do carro usado e uma decisão sobre financiamento, entre outros fatores. A internet ganha força, mas os clientes querem ir à concessionária para ver o produto, fazer o test drive e complementar o processo de aquisição”, observa Brossi.

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