quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Inovathon Logistics Challenge estreia na Movimat 2017

O Inovathon Logistics Challenge, desafio de logística promovido pela Scania para universitários de todo o Brasil, estará na Movimat 2017, entre 16 e 19 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

- Publicidade -

“Esse projeto é voltado aos estudantes, com o objetivo de aproximar a realidade da indústria à da academia, de trazer – já na próxima geração de profissionais –, a ideia de uma Logística protagonista de decisões nas empresas, onde eficiência e sustentabilidade estão lado a lado criando uma oportunidade de solução para o transporte”, conta Patrícia Acioli, responsável pela Comunicação da Scania Latin America.

Durante os quatro dias de exposição, a montadora levará aos visitantes atividades interativas.

- Publicidade -

“Vamos recriar alguns jogos que usamos este ano no Inovathon. As dinâmicas têm a intenção de passar conhecimento, mas também entreter”, conta Patrícia.

“Estar presente na Movimat é uma chance de ampliar a visibilidade dos conceitos que trabalhamos dentro do projeto e na Logística da Scania: a co-modalidade, o uso de combustíveis alternativos, a busca por parcerias e por eficiência”, completa.

“Temos que acompanhar a rápida transformação da indústria”, diz o vice-presidente de Logística da Scania Latin America, Marcelo Gallão. Isso significa, segundo o executivo, atender à constante necessidade por flexibilidade e menores prazos em um contexto mais desafiador com a digitalização, conectividade e sustentabilidade.

- Publicidade -

Para uma empresa que opera em um sistema de produção global, com presença em mais de 100 países, a escala de fluxo logístico diário é enorme – são 25.000 paletes de material, com mais de mil fornecedores fazendo entregas nas unidades de produção da Europa, América Latina, Ásia e África, somados à gestão de produtos finalizados e, portanto, a busca contínua pela eficiência.

“Com foco nos fluxos logísticos e em suas conexões, aumentamos o valor da oferta para nossos clientes com custos operacionais mais baixos, prazos mais curtos, maior flexibilidade e redução das emissões de CO2. Esse é o caminho para um transporte sustentável”, ressalta o executivo.

Edição 2017 – Este ano, o Inovathon Logistics Challenge, maratona mais amada do Brasil, começou em maio com o período de inscrições.

Em agosto, a equipe da Scania foi a campo e realizou as etapas regionais em Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Manaus (AM) e São Bernardo do Campo (SP).

Os estudantes vencedores – divididos em equipes de cinco integrantes – representaram suas respectivas regiões na final nacional.

“Viajamos o país inteiro em busca de jovens inovadores e isso consolidou o sucesso do nosso projeto”, conta Patrícia Acioli.

A final foi no último dia 30 de setembro, no Centro de Logística da Scania, em Vinhedo (SP). Lá os 25 estudantes receberam o desafio de criar uma solução inovadora para a problemática de distribuição de peças Scania em âmbito nacional.

A grande missão desses universitários foi criar uma solução para esse problema, que gerasse redução nas emissões de CO2, no tempo de atendimento ao concessionário e ao cliente e, por fim, economia financeira durante o processo.

Dentro da programação das 24 horas de maratona, os jovens acompanharam palestras e participaram de atividades para auxiliar no aprimoramento de seus conhecimentos em logística.

“Aqui todos saem ganhando. Focamos no desenvolvimento de cada um, ampliando a bagagem profissional para o futuro. É uma experiência sem comparação. Esse é o compromisso do Inovathon”, acrescenta Patrícia.

Neste ano, a equipe “Nicolas Joseph”, de Manaus (AM), foi a vencedora. O time é formado por Matheus Fontinele, Janderson de Oliveira, Lucas Bezerra, Ramel Cerveira e Renata Silva.

Eles receberam como prêmio uma viagem para a Suécia, para visitar a capital do país, Estocolmo, e a sede da Scania na cidade de Södertälje, onde conhecerão todo o processo logístico realizado na fábrica.

Inovathon na Movimat – Durante os quatro dias de evento, o espaço dedicado ao Inovathon promoverá jogos de logística que foram utilizados pela Scania durante a competição com os estudantes, palestras com especialistas em logística, digitalização e sustentabilidade no transporte, além de uma série de temas relacionados ao processo logístico da empresa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança