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Randon chega com novidades na Fenatran 2017

A Randon S.A Implementos e Participações aproveitou o prolongado período de crise econômica para promover inovações em seus processos industriais, no desenvolvimento de novos produtos e para investir em suas unidades industriais.

É o caso da retomada das obras na fábrica de Araraquara (SP), onde fabricará vagões e semirreboques canavieiros e que iniciará operação no primeiro semestre de 2018.

Com inauguração prevista para novembro deste ano, também ampliou a Fras-le em Pinghu, na China, que ganhou novas e duplicadas instalações com produção igualmente aumentada em 2,5 vezes.

Os investimentos totais das Empresas Randon ultrapassam o total dos R$ 100 milhões inicialmente previstos.

Com o que chamou de otimismo cauteloso, o  presidente das Empresas Randon, David Randon, anunciou as novidades na Fenatran 2017, juntamente com os COOs, Alexandre Gazzi (Montadora) e Sérgio Carvalho (Autopeças), em coletiva de imprensa.

“Trabalhamos, com muito rigor, na gestão de custos e na melhoria de nossas linhas de modo a continuar entregando produtos diferenciados e inovadores”, afirmou o presidente.

Presente em todas as edições anteriores, a Randon S.A – Divisão Implementos chega renovada ao evento, de 16 a 20 de outubro, em São Paulo, com sua linha de basculantes, graneleiros, siders, tanques e bases para contêiner.

Da mesma forma, as autopeças – Master, Suspensys, JOST e Fras-le – mostram novidades.

O Banco Randon e a Randon Consórcios, através do Consórcio Nacional Randon, também marcm presença para oferecer suporte financeiro aos clientes.

Lançamentos Divisão Montadora – Na linha Semirreboque Basculante, o destaque é para o lançamento da nova Basculante 30m³ para o transporte de minerais como a areia e a brita, destinada a aplicações severas (Heavy Duty),  de alta exigência para veículo e carga.

Com design acompanhando a nova família de basculantes, de grande aceitação pelos frotistas, foi desenvolvida num chassi robusto para esta aplicação, e vem ao encontro da necessidade do mercado, atendendo a sugestão de clientes.

No projeto inovador foram usadas chapas de alta resistência, com revestimento interno da caixa da carga, com maior espessura e colunas mais reforçadas.

O Semirreboque Top Sider Versátil é ideal para o transporte de cargas paletizadas ou acomodadas em rack, como autopeças, alimentos, produtos de higiene, limpeza e cargas em geral.

Permite inúmeras combinações de fixação de carga, graças à amarração feita no chassi, que possui diversos pontos de fixação.

Dentre os opcionais do produto está a preparação para receber o ‘Top Sider’, sistema que eleva o teto do Sider em até 30 centímetros para carga e descarga, o que confere facilidade na operação e reduz a incidência de danos no produto e na carga transportada.

O componente pode vir de fábrica ou ser instalado posteriormente na Rede de Distribuidores Randon.

O Sider Versátil tem conquistado o mercado pelo ganho de espaço interno e capacidade volumétrica que apresenta, além de possibilitar maior área de transbordo entre os pallets.

O novo Tanque Cilíndrico Linha R apresenta inovações implementadas pela empresa para ser um referencial no segmento de transporte de combustíveis.

Produzido em aço carbono, a geometria cilíndrica do tanque permite maior amplitude de aferição, o que agrega maior versatilidade ao implemento usado na distribuição de combustíveis para os postos de abastecimento.

O chassi e a caixa de carga são otimizados, o que proporciona maior capacidade de carga e garante lucratividade ao frotista.

Dentre as novidades do Tanque estão o novo corrimão polimérico, uma exclusividade Randon, que oferece o opcional de acionamento pneumático e proporciona maior leveza e segurança à operação, o escoamento T ganhou uniões fundidas para maior durabilidade e confiabilidade do sistema, e a proteção superior, que foi reforçada para garantir maior proteção às tampas de inspeção.

A nova linha de Tanques Cilíndricos vem equipada com caixa de proteção do acionamento das válvulas, que proporciona maior robustez ao conjunto, sistema bottom loading opcional, o que aumenta a segurança no carregamento, e um novo porta-mangote, em material mais resistente.

Complementando as novidades para a Fenatran, outro importante semirreboque é a Base de Contêiner, desenvolvido para o mercado peruano, onde a Randon está iniciando uma nova planta industrial.

O mesmo serve ao transporte de rotainer (espécie de contêiner com menos de 20 pés).

O produto apresenta novos conceitos de engates de contêiner, desenvolvidos pela JOST, que passam de manuais para automáticos, o que permite maiores ganhos em produtividade e segurança, uso de suspensão pneumática super single, mais leve e que proporciona maior estabilidade ao produto, e para-choque e barrotes parafusados, não fazendo  uso de solda, o que facilita a exportação para montagem no exterior.

Os paralamas, anteriormente de plástico, passam a ser de Poliuretano (PU), material mais leve para atender a aplicação.

O Semirreboque Graneleiro Linha R, em 2005, revolucionou o mercado brasileiro de semirreboques ao receber a patenteada tecnologia Ecoplate em suas laterais.

Desde 2015, com o novo painel Ecoplate2, continua trazendo grandes benefícios ao transporte de cereais a granel, adubos, fertilizantes, mercadorias encaixotadas e em engradados, chapas e barras de aço, sacarias, entre outros, pelas estradas brasileiras.

O graneleiro utiliza opainel Ecoplate 2, compósito exclusivo mais leve, durável e 100% reciclável, que garante ao produto benefícios como maior carga líquida, facilidade de operação, manutenção e higienização, versatilidade e intercambialidade com o modelo anterior.

Lançamentos Divisão Autopeças

Master:

A principal novidade no portfólio da Master e que faz sua estreia para o mercado na Fenatran é a família de Câmaras VHO, desenvolvida paraatender aos requisitos do CONTRAN para testes de estacionamento em rampa para veículos pesados e extra-pesados, sendo fornecida inicialmente nos modelos 22/30 e  24/30.

Os novos produtos, além de mais robustos e duráveis, apresentam elevada força de saída para estacionamento, e perfil de fechamento de câmara de serviço antivazamentos.

Em relação aos modelos anteriores, a nova Câmara VHO ganhou um aumento de 54% na força de atuação para estacionamento, o que garante maior segurança e durabilidade que as câmaras de duplo diafragma por utilizar o conceito de pistão no compartimento de estacionamento.

Na nova versão da Câmara de freio, destacam-se ainda a possibilidade de eliminação do condutor de ar externo por possuir válvula de respiro interno como opcional.

Além desta característica, o sistema de parafuso interno, para recolhimento da mola, garante instalações em posições onde não seria possível utilizar um sistema de parafuso de recolhimento externo.

O fechamento do compartimento de estacionamento ocorre por encaixe, o que garante excelente vedação ao produto.

O Freio CP 410, que conta com inúmeras inovações próprias de um Produto premium da Master, foi desenvolvido para atender as mais severas aplicações existentes nos mercados mundiais, tanto em termos de condições das estradas quanto em capacidade de carga.

Projetado para aplicação em veículos pesados e extrapesados, o novo freio mostrou excepcional performance em campo possuindo alta capacidade de torque e durabilidade superior, o que o qualifica para a aplicação em chassis de ônibus, nos quais proporciona excelentes ganhos para o frotista em relação a custo de propriedade e segurança.

Na mesma visão de oferecer ao mercado automotivo as melhores soluções em seu segmento, a empresa também está apresentando o seu Freio a Disco ELSA 225, produto que atende as demandas de frotistas do mercado nacional e internacional.

Conta com espessura extra de material de atrito, possui ajustador automático incorporado, montado na Câmara de serviço ou spring brake, além de guias em aço inox e vedação dupla.

Também apresenta duplos acionadores das pastilhas e área de fricção otimizada para proporcionar vida máxima das pastilhas e do rotor.

Suspensys:

A grande novidade para o mercado é o 2º Eixo Dianteiro.

Trata-se deum produto inovador, projetado dentro do conceito tubular e que graças à sua intercambiabilidade permite a adaptação nas mais diferentes aplicações de caminhões existentes.

Permite a transformação, por exemplo, de modelos 6×2 em 8×2, o que resulta em ganho de carga para o frotista, além de outros benefícios como a redução do consumo de combustível por quilômetro rodado e menor desgaste de pneus.

Outro produto inovador já disponível e em implementação no mercado externo é o Eixo com Freio a Disco, que contabiliza as primeiras remessas feitas para a América do Sul e conta com perspectivas de embarque de novos lotes.

Focada cada vez mais na internacionalização da marca, a empresa planeja ampliar a participação tanto no mercado nacional quanto no mercado externo.

O potencial para o mercado internacional de freio a disco tem se mostrado promissor já que o produto apresenta diversas vantagens em aplicações específicas.

Com o objetivo de conquistar novos mercados, a Suspensys apresenta sua nova linha de Suspensões pneumáticas Full Air, que tornou-se uma tendência de mercado.

O modelo Full Air passou a ser o preferido no transporte de produtos frágeis, melhorando assim o conforto e a dirigibilidade do caminhão, além de facilitar o atrelamento de implementos e adequações às diferentes alturas de docas e controle de peso por eixo, agilizando a operação.

A nova família de suspensões Full Air chega para complementar o portfólio e também oferecer mais opções, possibilitando a montagem das configurações 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4, conforme a necessidade de clientes e frotistas.

Uma nova geração de suspensões é o que promete a Suspensão Airlink NG, um produto que possibilita a redução nos custos operacionais ao cliente final em função de possuir número reduzido de componentes, menor manutenção e possibilitar maior carga líquida a ser transportada.

A nova suspensão também é adequada para o transporte de cargas frágeis e conta com fácil adaptação possibilitando montagem nas configurações 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4.

Como destaques da nova Suspensão Mecânica Otimizada 6×2 NG estão o melhor valor para o cliente por contar com componentes otimizados, fabricados em ferro fundido de alta liga, conferindo maior durabilidade aos  itens que mais sofrem desgaste no produto.

Com a inovação, é possível o transporte de maior carga líquida, graças à redução de seu peso em relação a similares, sendo a mais leve do mercado para sua aplicação.

Os componentes utilizam ligas e tratamentos especiais inovadores para atender os requisitos de desempenho.

Outra novidade é a Suspensão mecânica 6×2 Linha Leve que tornou-se tendência de mercado para VUC (Veículos Urbanos de Carga), possibilitando a redução de custos por quilômetro rodado ao utilizar componentes com alta durabilidade e o aumento de aproximadamente 30% de carga para o veículo.

A suspensão 6×2 linha leve da Suspensys é a única nesta categoria aprovada para aplicação nas montadoras de caminhões do mercado brasileiro. Destaca-se ainda por sua capacidade de carga e por conferir ao cliente custos de aquisição e manutenção inferiores aos praticados em veículos médios.

A Mola Compósito é um conceito inovador, produzida a partir de materiais compósitos, sendo 50% a 75% mais leve do que as molas tradicionais em aço e que resulta num conforto similar à suspensão a ar/pneumática.

Por ser mais leve, permite maior transporte em carga, possui alta resistência à corrosão e oferece maior conforto quanto a ruídos e vibrações resultantes do transporte de cargas.

O produto apresenta maior durabilidade e menor custo na manutenção por não necessitar de amortecedores, reservatórios de ar e válvulas niveladoras de altura.

Já o software Sys Connect, desenvolvido em parceria com o Instituto Hercílio Randon na PUC e laboratório EASE da Faculdade de Engenharia da PUC-RS, faz parte de uma solução inovadora da qual a Suspensys será a única fabricante da América do Sul a disponibilizar este recurso.

O Sys Connect será instalado em veículos comerciais com o intuito de monitorar e coletar dados que se transformem em informações, aprendizado e conhecimento para melhorar os produtos Suspensys, atuais e novos, adequando-os a cada mercado segundo suas especificidades.

Na família de cubos e tambores, a Suspensys faz o lançamento no mercado do WELL (Wheel End Long Life), um conjunto de cubo e tambor projetado para ser mais leve e com durabilidade superior.

A empresa torna-se pioneira na utilização deste produto no mercado brasileiro, com aplicação em caminhões e implementos rodoviários.

Trata-se de um sistema que permite maior durabilidade dos componentes ao estender a vida do conjunto, aumentando a disponibilidade do veículo e reduzindo o número de intervenções para ajustes e trocas de lubrificação.

Com isso, apresenta menores custos por quilômetro rodado, o que significa maiores ganhos aos frotistas.

JOST:

Lançamento na Fenatran, a Quinta Roda JSK 37CXW, conta com as mesmas características do modelo JSK 37CW, com o diferencial da maior capacidade de carga, 24 ton, sendo indicada para aplicações rígidas como tanque, basculante, silo e bitrens 9 eixos.

Apresenta placas poliméricas de desgaste, que garantem maior vida útil ao produto e dispensam o uso de graxa sobre o bloco (Lub Free).

O disco de fricção conta com exclusivo inserto polimérico, que evita contato direto entre metais, reduzindo o desgaste do Pino Rei.

Ideal para aplicações que exijam limpeza e controle ambiental no transporte de cargas. Outros benefícios são a redução nos tempos de parada, nos custos de manutenção e quando da substituição do produto.

A nova Quinta Roda JSK 39CS com Air Release traz como principal novidade a abertura automatizada do mecanismo de travamento, o que reduz o esforço do usuário nas operações de acoplamento e desacoplamento do semirreboque, garantindo agilidade ao tempo de operação.

O duplo sistema de acionamento oferece maior segurança e confiabilidade por atuar apenas quando o freio estacionário está acionado e também dispõe de sensor que indica se o acoplamento foi realizado corretamente.

Produzida com materiais de alta resistência, a JSK 39 CS possui placas de desgaste em aço, que são facilmente removíveis e substituídas ao final da vida útil, suporta carga vertical de até 26ton e é recomendada para aplicações nos segmentos canavieiro e florestal.

A Patola Eletro-Hidráulica JOST foi desenvolvida exclusivamente para aplicação em semirreboques canavieiros e reduz o tempo de operação para apoiar o implemento nas operações de acoplamento e desacoplamento, possuindo acionamento eletro-hidráulico.

Dentre as principais características do produto estão a unidade hidráulica independente, que não requer tomada de força no caminhão, cilindros hidráulicos equipados com válvula de dupla retenção, que evitam vazamentos do sistema, sapata robusta e articulável, o que permite boa região de apoio no solo, e o sistema mecânico de segurança antiqueda.

A proteção elétrica dos componentes do sistema é feita por disjuntor automotivo, o que garante a segurança do operador, e uma estrutura metálica protege os componentes hidráulicos do conjunto.

O novo Engate Automático apresenta maior capacidade de carga e é disponibilizado para pinos de 1,5 e 2 polegadas, estando adequado para as combinações de 91 toneladas.

Conta com maior guia de acoplamento, o que facilita sua ligação com a ponteira, e vem de fábrica com coxins de borracha para absorver os impactos, além do pino de acoplamento que gira alguns graus a cada acoplamento, gerando desgaste mais uniforme do produto.

Ainda como inovações estão a porca de fixação do engate, que pode ser ajustada sem uso de espaçadores e o travamento é feito com contrapino, garantindo uma instalação simplificada e confiável, além da rosca do pino estrutural ser laminada, proporcionando resistência mecânica superior.

Completa as novidades Suspensys nesta edição da feira o Suspensor Pneumático para semirreboques, quetraz como inovações a redução de peso, em torno de 25% em relação ao modelo anterior, bem como durabilidade superior, graças ao uso de materiais de maior resistência.

É totalmente intercambiável com os modelos de mercado, se adequando às diversas bitolas de chassi, alturas de suspensão e formatos de eixo dos semirreboques.

O produto é apresentado em modelos de grampos para vigas de eixo redondas e retangulares e conta com a utilização de sistema de final de curso, dispositivo que reforça a segurança ao limitar a mola pneumática do produto, atendendo requisitos de aplicação para produtos perigosos.

Fras-le:

A Fras-le também está presente na Fenatran apresentando produtos de recente comercialização em sua rede de distribuição como os discos e tambores de freio, sendo mais uma solução em sistemas de freios automotivos.

Os discos contam com mais de 700 aplicações em veículos leves e pesados e na linha de tambores são oferecidas mais de 190 referências para uso em veículos leves.

Dentre os diferenciais dos novos produtos está o acabamento superficial que evita a cristalização do material de fricção, assegurando a eficiência na frenagem.

Com menor incidência de ruído e maior condutividade térmica, os discos e tambores também são ecologicamente corretos por utilizarem óleo protetivo, que não agride as pastilhas de freio.

Completam a exposição de produtos sua linha completa de materiais de fricção integrada por 12 mil referências entre lonas, pastilhas e sapatas de freio para diversos segmentos.

Fras-le Ásia  – Com apenas oito anos de operação com fábrica própria, a Fras-le Ásia ganha novas, modernas e mais amplas instalações em Pinghu, na Província de Zhejiang, na China, onde a Companhia se prepara para alcançar sua ambição estratégica de triplicar o faturamento em apenas quatro anos.

“Trata-se de um grande desafio que a Fras-le decidiu enfrentar para crescer no mercado local e transformar a Unidade em plataforma de exportação para os países da região Ásia Pacífico, oferecendo produtos com custos competitivos que dão suporte ao crescimento da empresa, atendendo os requisitos mundiais de qualidade para os mercados de montadora e de reposição”, observa o diretor-presidente, Sérgio Lisbão Moreira de Carvalho.

Para isso, a nova planta foi dimensionada em 15.000 m² de área construída, o que representa mais do que o dobro da atual fábrica, que operará na mesma localidade, onde ocupava 6.000 m².

Os investimentos contemplam novos equipamentos e ainda um incremento de 2,5 vezes na área de produção que passa de 4.500 m² para 11.000 m², onde serão produzidas lonas e pastilhas de freio para veículos comerciais e que gerará até 200 novos empregos nos próximos anos, de acordo com o General Manager – Ásia, Eduardo Manenti Vargas.

Com inauguração prevista para 30 de novembro deste ano, a nova Fras-le Ásia terá capacidade para produzir anualmente até 5,0 milhões de peças em pastilhas e até 10,0 milhões de unidades de lonas, num aumento gradual que começará com produção inicial de 1,75 milhão de pastilhas/ano e 4,0 milhões anuais em lonas.

Randon Araraquara – Apesar do cenário econômico ainda incerto por conta de uma crise que se prolonga por  três anos, a Randon S.A Implementos e Participações retomou as obras da fábrica que está construindo em Araraquara, (SP), onde inicialmente serão fabricados vagões e semirreboques canavieiros para atender o mercado da região paulista vocacionada para o plantio de cana-de-açúcar e , ainda, pela infraestrutura adequada, com acessos ferroviário e rodoviário, além da disponibilidade de mão de obra.

Com início de operação no primeiro semestre de 2018, a unidade recebeu investimentos de R$ 70 milhões em terraplenagem e edificações, de um total estimado de R$ 100 milhões até a conclusão.

Para esta primeira etapa serão recrutados 120 trabalhadores para as funções de montador soldador, pintor e almoxarife.

Lançado oficialmente em outubro de 2014, o empreendimento de 122 hectares utilizará 25 mil m² com a fábrica, a área administrativa e o apoio.

O projeto de expansão teve início ainda em 2012, quando foi assinado Protocolo de Intenções com a Prefeitura de Araraquara e Memorando de Entendimentos com o Governo do Estado de São Paulo, através da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo.

“Na ocasião, o panorama econômico era bem mais animador do que o atual”, observa o gerente executivo Geison Werner, acrescentando que isto não diminui o interesse da Randon pela região que oferece bom potencial de crescimento e condições favoráveis em termos de logística.

Com mais esta unidade, estrategicamente localizada no Brasil, a Randon fortalece sua condição de atendimento ainda mais ágil e eficiente, num modelo integrado de produção para garantir serviços de excelência.

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