sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz avança sua conectividade com frotistas e motoristas na Fenatran

Seguindo o seu compromisso com a inovação, a Mercedes-Benz avança, cada vez mais, no campo da conectividade atrelada a seus caminhões e serviços.

Na Fenatran, essa nova realidade será destacada pelo lançamento do Fleetboard Telediagnose, funcionalidade que faz a gestão do caminhão onde quer que ele esteja, e pela ampliação dos negócios com o TruckPad, que permitirá à marca se conectar com os motoristas 24 horas por dia.

“Essas tecnologias reforçam a tendência crescente do uso da conectividade e da interatividade por nossa Empresa para oferecer soluções online que ajudam nossos clientes a obter mais disponibilidade do seu veículo e um menor custo operacional”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“Essas duas ferramentas ampliam ainda mais o nosso já abrangente portfólio de serviços, que é um grande diferencial da marca no mercado brasileiro. Aliás, é com prazer que anuncio que, a partir de janeiro de 2018, todos os caminhões Actros vendidos no País sairão de fábrica com o Fleetboard ativado. É a Mercedes-Benz cada vez mais conectada ao mundo digital”.

Telediagnose aciona gestor de frota em caso de necessidade – Nova funcionalidade do sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard, a Telediagnose já está disponível para os clientes no País. Ela identifica, por exemplo, a necessidade de uma manutenção e, por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, aciona o gestor da frota para avisá-lo e propor a melhor solução e preservar seu veículo.

A Telediagnose capta todas as falhas geradas nos diversos módulos do caminhão (motor, câmbio, embreagem, freio e outros) e envia as informações para a Central de Relacionamento com o Cliente, na unidade da Empresa em Campinas, São Paulo.

O monitoramento é contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. As irregularidades são classificadas de acordo com sua gravidade.

Conforme a situação, a Central comunica o ocorrido ao gestor da frota, chegando a indicar o envio do veículo a um concessionário quando for necessário e até sugerir a parada do veículo, se for o caso. Assim, preserva o produto, garantindo sua vida útil.

Caso o cliente concorde, a própria Central já faz a intermediação com o concessionário mais próximo, informando previamente os dados do caminhão. O cliente só poderá contar com guincho se isso for necessário e caso o reparo que ele venha a fazer esteja coberto pelo plano de manutenção contratado.

TruckPad permite contato em tempo real com os motoristas – Também com foco em conectividade e interatividade, a Mercedes-Benz mantém, há um ano e dois meses, parceria com o TruckPad, o inovador aplicativo para smartphones que liga diretamente o motorista aos contratantes de fretes

“A partir da Fenatran, estamos ampliando os nossos negócios com o TruckPad. A ferramenta passa a ser utilizada sistematicamente pela Mercedes-benz.  Isso acontece porque nós queremos estar o tempo todo plugados com o motorista, de Norte a Sul do País, e com comunicação rápida com esse profissional”, afirma Schiemer.

Atualmente, são 500 mil motoristas que fizeram download do App, o que significa que 50% do universo dos autônomos conhecem esta ferramenta. Além disso, cerca de 8.000 empresas contratantes de fretes aderiram à ferramenta.

O TruckPad baseia-se num conceito básico: as empresas de transporte oferecem os fretes e os motoristas recebem as ofertas por meio do aplicativo em seus smartphones. Para tanto, basta apenas que eles façam seus cadastros na ferramenta, o que os habilita a ofertar e a realizar a operação de transporte.

Ao utilizar esse App, o profissional não precisa ficar se deslocando vazio em busca de carga. Permanece em sua base e só sai quando o frete estiver acertado, economizando tempo e combustível, aumentando assim a sua rentabilidade operacional.

De acordo com os gestores do TruckPad, os motoristas faturam até 50% a mais com a utilização do aplicativo. Sem o uso da ferramenta, eles rodam até 15 dias por mês com o caminhão vazio à procura de carga. Com o TruckPad, esse período cai para 2 a 3 dias.

Com essa ampliação de parceria, a Mercedes-Benz tem acesso a um expressivo universo de motoristas, incrementando relacionamentos e aprofundando o conhecimento sobre seu perfil e hábitos, o que permite falar diretamente com eles, entender suas demandas e sempre oferecer novas soluções.

Além do relacionamento mais intenso com os profissionais da estrada, a parceria permite que a Mercedes-Benz aproveite o contato instantâneo com os motoristas, em tempo real, para informar sobre produtos, serviços, eventos e outras ações. Por meio do TruckPad, também é possível realizar pesquisas rápidas, a qualquer hora, que sirvam de referência para avaliações e o aprimoramento de produtos e serviços. “A presença da Mercedes-Benz nesse App reforça o compromisso da Empresa em ouvir o que as estradas têm a dizer, a fim de gerar soluções para cada demanda dos clientes e dos motoristas”, conclui Schiemer.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn