sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Anti-ofuscamento: a importância da lâmpada automotiva para a sua segurança

Ao transitar por uma estrada o condutor pode ser surpreendido por uma cegueira momentânea causada quando a luz mal projetada por outros carros, vem diretamente nos olhos, dificultando o controle do veículo.

- Publicidade -

O que pouca gente sabe é que esse ofuscamento que atrapalha a visão, diminui a segurança e expõe todos que convivem no trânsito a riscos de acidentes, pode ser causado por falhas no desenvolvimento da lâmpada automotiva.

Por isso, durante a fabricação do produto, cuidados com a qualidade e expertise são fundamentais para garantir o bom funcionamento, a iniciar pela geometria dos componentes internos.

- Publicidade -

De acordo com Leonardo Figueiredo, gerente de Produto da Lumileds Iluminação Brasil, “o filamento posicionado de forma precisa dentro do bulbo da lâmpada garante uma projeção de luz correta, respeitando a linha de corte do farol para não ofuscar a visão de quem trafega no sentido contrário e iluminar ainda as outras áreas da estrada com mais eficiência, como por exemplo, acostamento e placas de aviso”.

A projeção de luz nos pontos estratégicos é ainda uma determinação que consta no Código Brasileiro de Trânsito (Contran) – Resolução 227 -, e garantida no caso das lâmpadas halógenas automotivas por meio da Certificação de Segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Por isso, na hora da compra, o consumidor deve exigir o selo de segurança do Inmetro que consta na embalagem do produto.

- Publicidade -

LED – Ainda sem regulamentação no País, a tecnologia LED para faróis automotivos é comercializada sem o selo de segurança do Inmetro e, muitas vezes, pode ser o grande vilão quando o assunto é ofuscamento. Isso mesmo.

“Diversos produtos no mercado são vendidos alegando elevada quantidade de lúmens (Lm), unidade de medida do fluxo luminoso, porém, espalhando luz em todas as direções sem respeitar a linha de corte necessária para garantir a segurança de todos que convivem no trânsito”, diz Figueiredo.

Ainda de acordo com o gerente, “o consumidor deve além de tudo desconfiar se a lâmpada automotiva em LED informa valores acima de 3 mil lúmens por lâmpada, já que esta unidade de medida quando em grande quantidade dificulta o enquadramento da linha de corte.

A lâmpada Philips LED H4, por outro lado, vendida no mercado brasileiro, foi submetida a testes em laboratório credenciado pelo Inmetro e foi aprovada nos faróis dos carros mais populares do Brasil.

Ao projetar luz até 150% mais brilhante na estrada quando comparada com a halógena convencional, a Philips LED H4 eleva a segurança de condução e o conforto visual ao projetar luz com muito mais intensidade nos pontos estratégicos, de acordo com o Contran, ou seja, mais iluminação nos pontos corretos, para enxergar a estrada e as placas de sinalização.

A luz branca, com temperatura de cor de 6.200K, dá ao carro a aparência jovial e visual futurista, mais branca que os faróis de xênon, e reúne os três principais benefícios da iluminação automotiva em um só produto: durabilidade, estilo e segurança.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança