quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Testes e simulações aparece no topo da lista dos papers do Congresso SAE BRASIL

A área de Testes e Simulações permanece no topo da lista de temas mais cotados nos papers aprovados este ano pelo Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, seguida pelas áreas de Powertrain, Veículos e Materiais.

Foram 221 os papers inscritos, em 20 áreas da engenharia da mobilidade, dos quais 151 aprovados.

Desses, 116 serão apresentados nas Sessões Técnicas do Congresso SAE BRASIL 2017.

São trabalhos inéditos, inovadores e aplicáveis à realidade atual, desenvolvidos por engenheiros de indústrias e instituições de ensino superior.

Para Gilberto Souza, mestre, doutor em Engenharia e professor da Escola Politécnica USP, que dirige o Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, esse resultado evidencia a tendência de mercado pela redução de testes e protótipos físicos por simulação computadorizada, em busca de mais eficiência no processo de desenvolvimento com redução de custo.

Além de Testes e Simulações, Powertrain, Veículos e Materiais, os papers destacaram as áreas de Metodologia de Projeto e Design, Combustíveis e Recursos Energéticos, Chassis, Segurança, Meio ambiente, Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade, Gestão e Desenvolvimento de Produto, Manufatura, Ruídos e Vibrações, Peças e Componentes, Eletroeletrônica e Eletrônica Embarcada, Carroceria e Estrutura, Sistema de Transporte, Ergonomia, Manutenção e Reposição, e Interiores e Cabines.

“O Congresso SAE BRASIL é o fórum ideal para a atualização do conhecimento técnico e das últimas tendências globais para o futuro da engenharia da mobilidade”, aponta João Carlos Pimentel, presidente do Congresso SAE BRASIL 2017.

O Congresso – Painéis – A programação inclui 17 painéis, três âncoras (Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes) e 14 temáticos – Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment e Veículos Elétricos e Híbridos.

Mostra Tecnológica e Papers – O Congresso apresentará ainda Mostra Tecnológica com os últimos avanços da indústria mobilidade, além da seleção dos melhores papers.

26º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia Da Mobilidade
Tema: “A mobilidade inteligente e a transição para o futuro”

07 a 09 de novembro – das 8h30 às 20h30
Em novo local: Pro Magno Centro de Eventos – rua Samaritá, 230, bairro Casa Verde, São Paulo)

Programação de painéis e cerimônias especiais

DIA 7 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA

CERIMÔNIA DE ABERTURA – 10h

AEROESPACIAL – painel – RPAS INTELIGENTES E SUAS APLICAÇÕES – Discutirá três temas ligados ao desenvolvimento de RPAS (Remotely Piloted Aircraft System ou drones): regulamentos para integração no espaço aéreo brasileiro, sistemas aviônicos aplicáveis e novas tecnologias que viabilizarão seu uso.

Com Ailton Almeida Jr., especialista em Regulamentação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil); Carlos Rosley, principal engineer avionics systems da Rockwell Collins; e Patrice London Guedes, engenheiro sênior de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.

Luiz Augusto Rodrigues Nerosky, engenheiro de Desenvolvimento de Tecnologias da Embraer, será o moderador. Às 11h30, Auditório SAE BRASIL – QUALCOMM.

VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS – painel – O QUE IMPULSIONARÁ A ADOÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO BRASIL – Apresentará o ritmo da eletrificação do powertrain nos EUA, Europa e países asiáticos, como Japão, Coreia do Sul e China, as tendências no Brasil e as políticas que poderiam incentivar a adoção de veículos elétricos.

Com Eugênio Coelho, Powertrain & Sustainability Planning and Strategy Manager da Ford; Jens Giersdorf, diretor de Projeto da GIZ; e Leonardo Boselli da Motta, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Ronaldo Mazará Jr., gerente de Engenharia de P&D da Fujikura Automotive será o mod erador. Às 11h30, Auditório SAE BRASIL – CEBI.

SEGURANÇA VEICULAR – painel – AVANÇOS NA SEGURANÇA DOS VEÍCULOS NA AMÉRICA LATINA E TECNOLOGIAS FUTURAS DE SEGURANÇA INTEGRAL.

Com Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP e diretor técnico da Global NCAP; e Jason Barczyk, Electronics Global Customer Program director, da Autoliv. J. Pedro Corrêa, diretor da JPC Communication será o moderador. Às 14h, no Auditório SAE BRASIL – QUALCOMM.

MÁQUINAS AGRÍCOLAS E DE CONSTRUÇÃO – painel – DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO NO SEGMENTO FORA DE ESTRADA – O painel abordará as estratégias das empresas para atingir os avanços e inovações tecnológicas aplicadas às máquinas agrícolas e de movimentação de terra.

Com Alex Foessel, diretor para a América Latina de Tecnologia e Inovação da John Deere; Christian Gonzalez, diretor de Portfólio de Produtos e Commercial Services da CNH Industrial para a América Latina; e Luiz Fernandes Ghiggi, vice-presidente de Engenharia de Produto da AGCO. Gábor János Deák, conselheiro da SAE BRASIL, será o moderador. Às 14h, Auditório SAE BRASIL – CEBI.

ENGENHEIROS-CHEFES – painel – MOBILIDADE COMO UM SERVIÇO: DESAFIOS À ENGENHARIA – As transformações tecnológicas nos meios de transporte individuais e coletivos e nos aplicativos e softwares de controle apontam para um cenário disruptivo para a mobilidade e lançam desafios para a engenharia e indústria.

Com Ciro Tokasiki, gerente de Engenharia de Sistemas da Embraer; Dr. Jochen Walther, director da Robert Bosch GmbH; Michael Hirsch, Head of Technical Product Department da HERE Technologies; e Nahuel Osanai, B Car Segment Chief Engineer da Ford Motor Company.

Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento e Engenharia da HPE Automotores do Brasil, será o moderador. Às 16h30, Auditório SAE BRASIL – QUALCOMM.

SAE BRASIL AWARDS CEREMONY:
8º PRÊMIO SAE BRASIL JOVEM ENGENHEIRO: Homenageia profissionais com até 35 anos de idade formados no máximo há 10 anos;
6º PRÊMIO ESTUDANTIL EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA: Para estudantes do ensino médio e superior com trabalho de conclusão de curso (TCC) a partir de julho de 2015;
PRÊMIO SAE BRASIL ESTUDANTIL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Para estudantes do ensino técnico e superior. Às 19h, Auditório SAE BRASIL – QUALCOMM.

DIA 08 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA

TELEMÁTICA E INFOTAINMENT – painel – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E OS NOVOS PARADIGMAS DA MOBILIDADE DO FUTURO – Abordará a mudança de paradigmas do setor automotivo em que o foco sai do veículo como produto final e migra para a mobilidade de forma mais abrangente em seus diferentes estágios entre um modelo de negócio e o outro.

Com Bernardo Mazzini, Chief Technical Officer da Zazcar; Vinicius Ferreira, gerente sênior de Produtos da HERE Technologies; Alexandre Guimarães, diretor de Elétrica e Eletrônica/ Engenharia Termal, General Motors do Brasil; e Alexandre Brunaldi, diretor comercial da Qualcomm Brasil. Hayram Nicacio, diretor geral HNX, será o moderador. Às 9h, Auditório SAE BRASIL- QUALCOMM.

EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA – painel – O EMPODERAMENTO DO ALUNO DE ENGENHARIA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE APRENDIZADO – No formato de debate, abordará os novos recursos tecnológicos e suas possibilidades para o aprendizado e desenvolvimento da carreira na engenharia.

Com Octávio Mattasoglio Neto, professor do Instituto Mauá de Tecnologia responsável pela Academia de Professores, que promove sessões de estudos em que as melhores e inovadoras práticas de ensino são disseminadas; Raimundo Ferreira Ignácio, professor de engenharia da FEI que publica aulas presenciais no canal YouTube, que soma mais de 1.100 seguidores; Vinicius Santos Moisés coordenador de aplicativos da Editora Santillana no Brasil, dedicada à pesquisa sobre formas de estudo para desenvolvimento de aplicativos; Madalena F eliciano, CEO da Master Coach, treinamento de engenheiros; Roberto Ramos, gerente sênior de CAE da General Motors; e Felipe Mazzer de Camargo, formando de Engenharia Mecânica da Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba). Mauro Andreassa, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e South America STA Senior Site Manager da Ford, será o moderador. Às 9h, Auditório SAE BRASIL – CEBI.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – painel – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: PLATAFORMA PARA A MOBILIDADE INTELIGENTE. A transição da convergência de tecnologias como Deep-Learning, Computação Cognitiva, Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas para a mobilidade inteligente do futuro.

Com Cristiano Heckert, secretário de Modernização e Gestão Estratégica no Ministério Público Federal; Luciano Driemeier, gerente de Estratégia Inovação e E-mobility Ford Motor Company; Michael Hirsch, head of Technical Product Management, HERE Technologies; Sérgio Luís Costa Reis, Industrial Sector Leader IBM.

Antônio Carlos, diretor de Novos Negócios Frost & Sullivan será o moderador. Às 11h, Auditório SAE BRAS IL – QUALCOMM.

INTERNACIONAL – painel – CONNECTING THE BRAZILIAN TECHNOLOGY BUSINESS NEEDS TO THE GLOBAL TRENDS AND OPPORTUNITIES.

Abordará os desafios globais de redução de custos, consumo de energia e emissões, no cenário de concorrência crescente e restrições políticas com consequências técnicas e comerciais.

Líderes da indústria automotiva global apresentarão e discutirão estratégias em dois blocos: soluções tecnológicas e negócios. BLOCO 1 – Com Ricardo Bacellar, partner KPMG; Rene Martinez, partner da Ernst &Young; Thad Dungan, Head of Americas Automotive HERE Technologies; e Douglas Patton, 2017 president SAE International.

Peter Gierse, head of Logistics Vans, Mercedes-Benz Argentina, será o moderador. BLOCO 2 – Mr. Dr. Martin Teigeler, head of Bus Development, Mercedes-Benz do Brasi; Jörg Starkmann, CEO Schuh Complexity Management, Inc; Ricardo Rodrigues de Carvalho, CEO Companhia Brasileira de Alumínio; e James Buczkowski, Henry Ford Technical Fellow & Director Electrical & Electronics Systems, Ford Motor Company. Camilo Adas, head of Product Engineering Testing Trucks da Mercedes-Benz do Brasil, será o moderador. Às 14h, no Auditório SAE BRASIL – QUALCOMM.

MOTORSPORT – painel – OS DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO – Os desafios para profissionalização do automobilismo brasileiro, a importância da ligação com a indústria automotiva no fortalecimento da atividade e propostas para o futuro.

Com Waldner Bernardo, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo); Carlos Col, consultor da Copa Truck; e José Masetto, gerente de Desenvolvimento de Engenharia da Bosch. Wagner Gonzalez, jornalista, será o moderador. Às 14h, no Auditório SAE BRASIL – QUALCOMM.

DUAS RODAS – painel – SCOOTERS E SUAS TECNOLOGIAS DO FUTURO APLICADAS HOJE PARA MOBILIDADE. O painel abordará tecnologias que trazem soluções ao mercado brasileiro na visão de fabricantes de componentes e montadoras.

Com Alfredo Guedes, supervisor de Relações Públicas da Honda; Henrique Silva, instrutor técnico da Yamaha; Samuel Barboza, gerente de Desenvolvimento de Produto Pirelli; e Christian Gröger, head of Engineering Application Safety Bosch Japão.

Renato Linke, físico e responsável pelo setor de Homologação de Veículos da Cetesb, será o moderador. Às 16h30, Auditório SAE BRASIL – CEBI.

DIA 09 DE NOVEMBRO / QUINTA-FEIRA – FERROVIÁRIO – painel – TRANSFORMANDO AS CIDADES COM TRANSPORTE INTELIGENTE E INTEGRADO.

Discutirá projeto, implantação e operação de transporte sobre trilhos com o uso de sistemas inteligentes.

Apresentará também o VLT (Veículo Leve sobre trilhos) como modelo integrador de transporte e modernizador dos espaços das cidades, bem como os fatores relevantes para sua implantação.

Com Alfonso Arroyo, especializado em tecnologia para Veículos Leves sobre Trilhos do Idestra; e Jorge Secall, consultor. Paschoal De Mario, diretor do Semefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), será o moderador. Às 9h, Auditório SAE BRASIL – QUALCOMM.

QUALIDADE – painel – A EXPECTATIVA DE EVOLUÇÃO DA PREVENÇÃO DO ERRO COM O ADVENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.

Os esforços tecnológicos e soluções para ganhos de produtividade, qualidade e eficiência com redução de erros e desperdícios.

Com Danilo Lapastini, CEO Hexagon Manufactruing Intelligence; Emerson Huada, gerente de Qualidade da Mercedes-Benz do Brasil; e Jorge Gripp, CTO da startup Autaza.

Marcio Migues, integrante da Academia Brasileira da Qualidade, será o moderador. Às 9h, no Auditório SAE BRASIL – CEBI.

CAMINHÕES E ÔNIBUS – painel – A TRANSIÇÃO DA TECNOLOGIA VEICULAR NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE E SEU IMPACTO NA RENTABILIDADE DOS FUTUROS NEGÓCIOS.

Dois blocos apresentam a aplicação e a integração de tecnologias no sistema de transporte e seu impacto sobre a produtividade e modelo de negócios na transição, sob o ponto de vista de fabricantes e usuários.

BLOCO 1: Com Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America; Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil; Eronildo Barros Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania; e Oswaldo Ramos, gerente de Vendas e Marketing da Ford Motor Company.

Ricardo Abreu, diretor de Desenvolvimento, MAHLE, ser á o moderador. BLOCO 2: Com Evandro Mello, gerente de Manutenção da Viação Cometa; Leandro Garbin, diretor de Negócios da VirtualCAE; e Claudio Smith, gerente técnico de Pré-Vendas HERE Technologies. Renato Mastrobuono, consultor de Engenharia do Produto, será o moderador. Às 11h, no Auditório SAE BRASIL – QUALCOMM.

MANUFATURA E LOGÍSTICA – painel – BENEFÍCIOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CADEIA PRODUTIVA. Especialistas em manufatura avançada apresentarão experiências e iniciativas na transição para o futuro das operações.

Com Eduardo Zancul, professor doutor da Escola Politécnica da USP; Bruno Gellert, fundador da startup Peerdustry; Flávio Malaman, diretor de Negócios da Atlas Copco; e Ricardo Ávila, diretor industrial da Sabó. Hans-Jürgen Klose, sócio-diretor do ConMoto Consulting Group, será o moderador. Às 11h, no Auditório SAE BRASIL – CEBI.

SUPRIMENTOS – painel – A EVOLUÇÃO DAS NEGOCIAÇÕES DE SUPRIMENTOS NOS PRÓXIMOS ANOS RUMO À ROTA 2030. Mostrará a evolução das formas de negociação de suprimentos e os modelos que devem atender à mobilidade do futuro, com foco no ROTA 2030.

Com Ivan Witt, diretor de Compras e RH da CAOA – Hyundai; Osias Galantine, diretor comercial da Aethra, e Rodrigo Custodio, gestor de Projeto da Roland Berger.

Ugo Ibusuki, professor da Universidade Federal do ABC, será o moderador. Às 14h, no Auditório SAE BRASIL – CEBI.

PRESIDENTES – painel – A MOBILIDADE INTELIGENTE E A TRANSIÇÃO PARA O FUTURO.

A mobilidade do futuro na ótica de grandes transformações acarretadas pela percepção das novas gerações sobre o uso dos meios de transporte e o surgimento de serviços criativos e sistemas inteligentes para a maior eficiência dos transportes.

Com David Schutt, CEO SAE International; Lyle Watters, presidente Ford Motor Company para América do Sul, e Mauro Correia, presidente SAE BRASIL e presidente do Grupo CAOA. Gábor János Deák, conselheiro, SAE BRASIL, será o moderador.

Às 16h, Auditório SAE BRASIL – QUALCOMM.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn