domingo , 17 dezembro 2017
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Mecânica em Dias | Tecnologias e serviços irão tornar a condução da moto mais segura e confortável

Mecânica em Dias | Tecnologias e serviços irão tornar a condução da moto mais segura e confortável

De 14 a 19 de novembro acontece a edição 2017 do Salão Duas Rodas, no São Paulo Expo. Uma oportunidade de conhecer de perto os lançamentos e suas tecnologias no universo das duas rodas. E aproveitando o tema, resolvi abordar a importância do reforço da segurança no trânsito com a aplicação da tecnologia nas motocicletas.

Graças à praticidade, preço e economia de combustível em relação a outros meios de transporte, a motocicleta está muito presente no trânsito das cidades em todo o mundo.

Entretanto, vale ressaltar que uma condução segura começa antes mesmo do motociclista sair de casa. É importante que o usuário invista em um bom capacete e utilize calçados, jaquetas, luvas e calças adequadas com o objetivo de protegê-lo ao máximo em caso de quedas.

Além disso, o motociclista precisa estar atento ao trânsito em geral, observar buracos, bueiros e as más condições da pista que podem se tornar verdadeiras armadilhas. Nestes casos, é importante saber dosar a intensidade dos freios para evitar o travamento das rodas.

Para diminuir o risco de acidentes, especialmente em casos de frenagem bruscas, a Bosch desenvolveu um Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) específico para motos, que permite que a frenagem ocorra de forma segura, já que a tecnologia evita que as rodas travem e possibilita que o piloto tenha maior controle da motocicleta durante a manobra.

O dispositivo tem dimensões mais compactas e pesa apenas 450 gramas (cerca de 30% mais leve e 45% menor que a versão anterior, o ABS9). Essa nova versão do sistema ABS para motocicletas está ainda mais alinhada à demanda dos mercados emergentes, onde prevalece a presença de motos com até 250 cilindradas (cc).

O modelo Kawasaki Versys-X 300 é o primeiro a ser produzido mundialmente com o novo ABS10 e, em 2018, o do Suzuki GSX-S125 também será comercializado com a tecnologia.

O uso do ABS em motos é um passo importante no intuito de salvar vidas. No Brasil, a resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou o uso mandatório do dispositivo nas duas rodas para motos com cilindrada maior ou igual a 300 cc e em pelo menos uma das rodas para veículos menores que 300 cc.

Neste último caso, o fabricante pode optar ainda pelo Sistema de Freios Combinados (CBS – Combined Braking System). A adoção passou a ser realizada de forma escalonada neste ano e a meta é alcançar 100% dos modelos disponíveis até 2019.

Visando proporcionar uma direção ainda mais segura para os motociclistas, a Bosch também desenvolveu o Controle de Estabilidade para Motos (MSC), que é o ESP® para motocicletas. Trata-se de um sensor adicional que mede a inclinação real da motocicleta e permite que o módulo intervenha nas frenagens e acelerações, proporcionando uma condução mais segura mesmo em curvas com inclinação acentuada.

Outro desenvolvimento que visa proporcionar mais segurança é o Side View Assist – assistente que usa sensores ultrassônicos para monitorar o perigo nos dois lados da moto – áreas de ponto cego do motociclista – para uma mudança de faixa mais segura.

Mecânica Online – Além das tecnologias e sistemas de segurança, é muito importante que o motociclista se conscientize sobre a importância de conferir o bom funcionamento de sua moto – principalmente dos freios – para circular com segurança no trânsito cada vez mais intenso das cidades.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) 8% do número total de acidentes com motos são causados por problemas com manutenção.

Entre os itens com pior conservação estão os pneus, com 11% das ocorrências e os freios, com 7%.

Estar atento às boas condições dos freios é fundamental e garante mais segurança e menor custo na manutenção do sistema. Entre os itens a serem observados está o fluído de freios, sendo importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de motocicleta.

O fluido de freio é um componente de segurança e sua atuação é de extrema importância para o funcionamento do sistema. Assim, a aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o freio, podendo causar sérios riscos ao motociclista. Portanto, a orientação é sempre seguir as especificações do manual da montadora.

Também é importante trocar todo o fluído de freio periodicamente. O hábito de completar o volume de fluído é incorreto e pode levar a falhas de frenagem, principalmente quando o sistema se encontra em temperaturas mais elevadas, em geral, quando o motociclista está em alta velocidade, o que pode gerar acidentes mais graves.

No caso das velas de ignição também é de grande importância a manutenção preventiva para evitar falhas e sobrecarga do sistema de ignição. As trocas devem ser feitas de acordo com a indicação do manual, porém a análise visual e manutenção é indicada a cada dois mil quilômetros.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

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Sobre Tarcisio Dias

Tarcisio Dias

Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.

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