sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Audi intensifica pesquisas em combustíveis sintéticos

A Audi vem sistematicamente construindo sua estratégia no conceito de e-combustível.

- Publicidade -

Junto aos parceiros Ineratec GmbH e Energiedienst Holding AG, a empresa tem planos para um novo complexo piloto para a produção do e-diesel em Laufenburg, Canton Aargau (Suíça).

Pela primeira vez, a energia necessária será fornecida a partir da fonte renovável de energia hidrelétrica. A instalação terá capacidade para produzir cerca de 400 mil litros por ano.

- Publicidade -

Nos últimos anos, a Audi vem conduzindo pesquisas ecologicamente corretas sobre combustíveis com base em CO2, como e-gás, e-gasolina ou e-diesel sintético. A montadora dá agora os próximos passos na produção do e-diesel.

“No projeto de Laufenburg, graças às novas tecnologias, seremos capazes de produzir o e-diesel com eficiência em unidades compactas, tornando-a mais econômica. O complexo piloto combina potência, calor e mobilidade, tornando possível armazenar energia renovável”, afirma Reiner Mangold, Chefe de Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis da Audi AG.

O Audi e-diesel tem potencial para tornar a combustão convencional dos motores para operar quase totalmente como neutro em CO2. Para produzi-lo, a planta converte a energia hidrelétrica em combustível sintético.

- Publicidade -

Um princípio químico é aplicado: a energia “verde” gerada pela usina hidrelétrica produz hidrogênio e oxigênio por meio da eletrólise da água.

No próximo passo o hidrogênio reage com o CO2, usando uma tecnologia de microprocessos inovadora e muito compacta. O CO2 pode ser obtido da atmosfera ou de gases residuais biogênicos, e assim como todos os e-combustíveis da Audi, essa é a única fonte de carbono.

Longas cadeias de compostos de hidrocarboneto são formadas. No processo final, eles são separados nos produtos Audi e-diesel e ceras, que são usadas em outras áreas da indústria.

Há planos para produzir as primeiras remessas de e-diesel em Laufenburg já no início do próximo ano. A Audi e as empresas parceiras Ineratec e Energiedienst AG vão enviar o pedido de planejamento para a instalação nas próximas semanas. A construção começa no início de 2018.

Esta será a segunda parceria da Audi em um complexo piloto que opera pelo princípio de energia obtida a partir da água.

A marca já trabalha com a empresa de tecnologia Sunfire, em Dresden desde 2014. No local, a Sunfire explora a fabricação do e-diesel usando o princípio citado, mas com tecnologias diferentes.

Os outros projetos de e-combustível da Audi incluem sua própria fábrica de e-gás (em outras palavras, metano sintético) em Werlte, no norte da Alemanha, para os modelos g-tron A3, A4 e A5.

A fabricante de Ingolstadt também pesquisa a fabricação de e-gasolina com parceiros especializados.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança