sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Renault Kwid recebe três estrelas em teste de colisão

A sétima etapa de resultados de 2017 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foi apresentada hoje com um resultado animador para o Renault Kwid.

- Publicidade -

A sétima série de resultados de 2017 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foi apresentada hoje com um resultado alentador para o Renault Kwid.

Nos últimos testes, o Kwid, fabricado no Brasil para o mercado da América Latina, mostrava claras melhoras em segurança, oferecendo um melhor rendimento quanto à proteção, em comparação com a versão fabricada na Índia e com outros da concorrência no mercado, mesmo sob protocolos de avaliação mais exigentes do Latin NCAP.

- Publicidade -

Renault Kwid, produzido no Brasil, ganhou três estrelas na proteção do ocupante adulto e três estrelas na proteção do ocupante infantil.

O modelo, que se tornou um dos mais vendidos depois de ser lançado, foi avaliado em configurações de batida de impacto frontal e lateral.

O Kwid mostrou uma proteção frontal adequada e proteção marginal contra impactos laterais com uma proteção fraca no peito do adulto, porém suficiente para alcançar as três estrelas sólidas na proteção deste ocupante.

- Publicidade -

No impacto lateral, a estrutura do Kwid evitou atravessar, de forma excessiva, a barreira de impacto lateral que, combinado com o airbag do tórax lateral, conseguiu manter as lesões dos adultos por baixo da alta probabilidade de risco de vida.

Os ocupantes crianças mostraram uma proteção adequada e boa nos testes de impacto frontal e lateral, devido a que os SRIs foram instalados utilizando ancoragens ISOFIX e Top Tether.

O Kwid oferece ancoragens ISOFIX padrão, contudo, não conta com interruptor para desativar o airbag frontal do passageiro, caso seja necessário instalar um Sistema de Retenção Infantil (SRI) olhando para trás.

Isso e a falta de cintos de três pontos em todas as posições explicam a qualificação de três estrelas para a proteção infantil.

O Renault Kwid, fabricado no Brasil, mostrou reforços estruturais adicionais e melhor desempenho na segurança em comparação com a versão fabricada na Índia e avaliada pelo Global NCAP do ano 2016.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “É bom ver quão rápido podem reagir os fabricantes em relação com o primeiro Kwid avaliado (versão fabricada na Índia e testada pelo Global NCAP) e esse Kwid brasileiro de três estrelas. É alentador ver os fabricantes respondendo aos testes do Latin NCAP e do Global NCAP, bem como às preferências dos consumidores por uma maior segurança, mesmo nos modelos mais acessíveis. O mercado está reagindo antes e além dos requisitos governamentais. O Latin NCAP faz um chamado a todos os governos da América Latina e do Caribe para eles adotarem, de forma urgente, os padrões de teste de impacto frontal e lateral da ONU, os padrões de controle de estabilidade (ESC) e os requisitos de proteção de pedestres. Enquanto isso, solicitamos que os testes do Latin NCAP sejam obrigatórios para todos os modelos do mercado, permitindo aos consumidores contar com informação clara sobre a segurança oferecida pelo carro que planejam comprar”.

Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse: “Esse resultado é outro claro exemplo da força da voz dos consumidores. Do Latin NCAP, elogiamos a Renault por tomar decisões para proporcionar melhor segurança antes e além das regulações governamentais da América Latina e do Caribe. Esse resultado demonstra que os consumidores estão levando em conta os níveis de segurança dos automóveis quando compram um novo carro. Continuaremos a pressionar os governos para esses níveis serem obrigatórios e poder oferecer, assim, aos consumidores informação completa e independente sobre a segurança que proporcionam todos os automóveis no mercado”.

A última série de resultados do Latin NCAP de 2017 será apresentada em dezembro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança