sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Universitários de Pernambuco vencem a 12ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste

Com 797,7 pontos na classificação geral a equipe Mangue Baja, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), venceu a 12ª Competição Baja SAE BRASIL Etapa Nordeste – Ford Motor Company, encerrada neste domingo (12), no Senai Cimatec, em Piatã, Salvador, Bahia.

A segunda posição ficou com a equipe Carpoeira Baja, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que obteve 636,3 pontos.

A terceira colocada foi a equipe baiana Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Rio Grande do Norte, com 515,4 pontos, que foi campeã ano passado.

As equipes Baajatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com 488,4 pontos, e Paraybaja, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 453,8 pontos, foram quarta e quinta colocadas respectivamente.

Na prova da final de projetos os alunos foram desafiados a fazerem suas apresentações em inglês para estimular a aprendizagem da língua e mostrar a importância desse tema no mercado de trabalho.

Realizada de 10 a 12 de novembro no Senai Cimatec, em Salvador, a 12ª Competição Baja SAE BRASIL Etapa Nordeste – Ford Motor Company contou com 16 equipes inscritas e mais de 300 estudantes dos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, além de Distrito Federal, que representaram 16 instituições de ensino superior.

Provas – As equipes participaram de provas de apresentação oral dos projetos e de avaliação de segurança, conforto e motorização, além de provas dinâmicas para teste de suspensão, tração, arrancada, e dirigibilidade e do enduro, a mais esperada, que avalia a resistência dos carros.

Os Bajas são projetados e construídos pelos estudantes dentro de suas respectivas instituições de ensino, sob a supervisão de professores.

A Etapa Nordeste é preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL de âmbito nacional, que será realizada em 2018. Além da Etapa Nordeste, há outras duas competições regionais, também preparatórias: a Etapa Sudeste, e a Etapa Sul.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg.

Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, diz Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn