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Scania apresenta ônibus biarticulado padronizado para Curitiba

A Scania apresentou ontem (22) ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, seu biarticulado personalizado para as exigências da cidade.

O lançamento acontece num importante momento da mobilidade curitibana, após Greca revelar que iniciará um processo de renovação da frota da capital a partir do início de 2018.

Além de Greca, participaram da reunião Mauricio Gulin, presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da capital paranaense.

Ontem também, em evento organizado pelo Setransp, a Scania apresentou em detalhes aos operadores da cidade seu novo modelo.

“Foi dado um importante passo para a renovação da frota de Curitiba. O prefeito, as empresas de ônibus e a população conheceram o novo biarticulado do mercado. Antes, só havia uma ação. O nosso lançamento é competitivo em função de seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor ruído e maior facilidade de acesso, e que ainda reduz os custos de manutenção”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “O prefeito ficou impressionado com as qualidades do biarticulado Scania. Estamos otimistas em poder participar das próximas compras das operadoras do sistema curitibano de mobilidade urbana.”

“O modelo precisa passar ainda por um crivo técnico da Urbs, que verificará se as especificações são compatíveis com os requisitos estabelecidos”, disse Greca, ao entrar no ônibus que estava estacionado ao lado da sede da Prefeitura, no Centro Cívico.

O prefeito destacou que em março chegarão os primeiros 25 biarticulados novos para cidade, iniciando a fase de renovação da frota do transporte coletivo.

Segundo informações da prefeitura de Curitiba, até 2020 serão, no mínimo, 450 ônibus novos, de várias categorias, em circulação.

A Urbs definirá as especificações técnicas dos veículos que serão adquiridos diretamente pelas operadoras de ônibus.

“Vamos determinar o modelo e os critérios técnicos e a obrigação das empresas é adquirir e entregar para a cidade os veículos que atendam as normas exigidas”, explicou Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

“Queremos participar da licitação de vários tipos de modelos. Nossas soluções para a mobilidade urbana vão desde os modelos padrón (de 13m e 15m), e dos articulados ao biarticulado. É um leque completo que oferece serviços adequados a cada perfil de operação com grandes benefícios atrelados à conectividade”, completa Munhoz.

Novo biarticulado Scania padronizado para Curitiba – O biarticulado Scania F 360 HA tem 28 metros de comprimento, transporta 270 pessoas e é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas, ou 68 automóveis com 4 ocupantes.

Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ele representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais, na busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.

A novidade da Scania, que segue o padrão exigente da Urbs, de Curitiba, tem carroceria Caio, motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível.

O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo.

O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.

O câmbio automático escolhido é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais.

Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso.

O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (a maior do mercado).

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

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