terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Nova geração do Toyota Camry chega ao mercado brasileiro por R$ 189.990,00

A Toyota anuncia a chegada do novo Camry ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2018.

- Publicidade -

Apresentada ao mundo pela primeira vez durante o último Salão de Detroit, a oitava geração do sedã ganhou uma personalidade com maior apelo emocional devido a um primoroso visual, marcado por linhas mais modernas, itens de série adicionais, motorização mais potente e uma nova transmissão.

A nova geração se destaca pelo design arrojado e esportivo, com faróis bi-LED e luzes diurnas em LED, grade frontal renovada, diferentes opções de cores externas e de acabamento interno e rodas de liga leve em 18’’.

- Publicidade -

Na parte mecânica, o novo Camry aprimorou a potência e passa a oferecer 310 cv.

Aliada à transmissão automática de oito velocidades, o conjunto entre motor e câmbio forma sintonia fina e contribui para uma excelente dinâmica de condução.

Construído sobre a Arquitetura Global da Toyota (TNGA), o novo Camry personifica os adjetivos que consagraram o sucesso do sedã nos mais de 100 mercados onde é vendido, com base nos pilares do DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.

- Publicidade -

Pedidos do modelo já podem ser realizados nas 242 concessionárias Toyota de todo o Brasil.

História de Sucesso – A oitava geração do Camry tem a importante missão de continuar surpreendendo seus clientes, além de conquistar novos consumidores que buscam alto nível de tecnologia embarcada, segurança, estilo e dinâmica de condução superior em um sedã.

Veja abaixo os momentos marcantes na trajetória de sucesso do Camry pelo mundo:

Primeira geração (1982-1986): Vendido primeiramente apenas no mercado japonês, em 1982, o Camry foi o primeiro veículo produzido em massa da Toyota a equipar motor na posição transversal.

No ano seguinte, deu-se início às primeiras exportações do modelo, o que culminou para o início da trajetória de sucesso do Camry pelo mundo.

Segunda geração (1986-1991): Vendas globais da Toyota obtiveram 20% de aumento no período.

O Camry teve parcela fundamental por tamanho sucesso.

Terceira geração (1991-1996): Primeira geração a apresentar características estruturais personalizadas para mercados estrangeiros, marcada por um sistema de suspensão semiativo com uma lógica de amortecimento contínuo para condução suave em diversos terrenos.

Essa foi a primeira geração do Camry a chegar ao Brasil, em 1992.

Quarta geração (1996-2001): Foi neste período que o Camry se consolidou como o sedã mais vendido de sua categoria em toda a América do Norte.

Quinta geração (2001-2006): Camry estreou uma nova edição Prestige para mercados asiáticos, incluindo  Austrália e Oriente Médio, distinguido por interior primoroso.

Sexta (2006-2011) e sétima gerações (2011-2017): Nos anos seguintes, seus atributos de sucesso permitiram que o Camry reafirmasse sua imagem de padrão acima da média em todos os mercados de atuação.

Como um dos primeiros modelos verdadeiramente “globais” da Toyota, o sedã é hoje responsável por cerca de 20% das vendas da marca no mundo, com mais de 18 milhões de unidades vendidas até 2015.

Nova plataforma TNGA, espaço interno e dimensões – O Camry 2018 é o terceiro veículo da Toyota a ser desenvolvido sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architectureou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português), além de C-HR e Prius, este último também comercializado no Brasil.

Sobre esta plataforma, o novo Camry obteve aumento em sua rigidez torcional na ordem de 30% em relação ao modelo atual.

Tamanho avanço possibilitou ganhos expressivos em estabilidade, controle direcional e, consequentemente, redução de ruídos e vibrações dentro da cabine.

O silêncio a bordo é fruto do revestimento reforçado para isolamento acústico no capô, assoalho e em pontos da estrutura do sedã, onde foi possível aumentar sua espessura.

Dentro do capô, o Camry 2018 recebeu um novo suporte de motor de quatro pontos a fim de reduzir ainda mais o nível de vibração no habitáculo.

O uso de aço de alta resistência contribuiu para melhor absorção das forças de impacto em caso de colisão frontal e dispersa a energia da colisão para evitar a deformação da área dos ocupantes.

Resultado da incorporação da plataforma TNGA, ocupantes do banco traseiro do Camry podem desfrutar de excelente espaço interno. O sedã ficou 35 mm mais comprido, 15 mm mais largo e com entre eixos 50 mm maior.

O modelo ainda moveu seu centro de gravidade para uma posição mais baixa, ficando 25 mm mais próximo do solo.

A altura do banco do motorista, reduzida em 22 mm e recuada em 49 mm, e o capô rebaixado em 40 mm, também contribuíram para oferecer dinâmica de condução mais esportiva e emocionante.

Assim como a altura do capô, o painel também está em uma posição mais rebaixada, possibilitando uma ergonomia confortável com maior espaço para as pernas e ampla visibilidade.

Em comparação com o modelo antigo, o console central é cerca de 30 mm mais largo e 40 mm mais alto.

Ao introduzir a linha Camry à sua nova plataforma global, a Toyota primou desenvolver um veículo capaz de atender a uma de suas principais premissas globais: produzir carros cada vez melhores e mais seguros, com qualidade superior e sob a chancela fun-to-drive.

Para isso, alia um de seus principais pilares, o de “Melhoria Contínua”, às mais avançadas tecnologias automobilísticas da marca.

Design externo – O projeto da oitava geração do Camry traz uma nova proposta ao segmento de sedãs grandes.

No design, o modelo combina aspectos emocionais de estilo com linhas mais agressivas, projetadas de forma a aprimorar o seu desempenho aerodinâmico.

O desenho frontal e da traseira foram pensados para transmitir senso de esportividade exclusivo para a categoria, enfatizando, ainda, estabilidade e exaltando sofisticação, fundindo praticidade e elegância.

A nova estrutura dos para-lamas, mais largos e expressivos, possui contornos ainda mais destacados.

Passando à área frontal, a grade, de formato fino, parte dos faróis e abre-se como uma fenda até o centro, ampliando sua abertura para enfatizar o emblema Toyota.

Na parte inferior, a grade dianteira foi tracejada em formato trapezoidal.

Ela se encaixa harmoniosamente até as laterais do para-choque, realçando a posição dos pneus e o aspecto ágil do novo Camry.

O capô mais baixo, a borda do para-choque e as barras horizontais de dentro da grade inferior expressam uma aparência mais larga ao modelo, o que deixou o sedã com ar mais esportivo e imponente.

As colunas do novo modelo possibilitam que suas linhas fluam em direção à parte traseira.

A queda na linha do teto, a partir da coluna C para a parte traseira, complementa o desenho marcado da silhueta da cabine, sem prejudicar o espaço dos ocupantes do banco traseiro.

A aparência arrojada do novo Camry é ressaltada pelo escapamento duplo com ponteiras cromadas e pela inclusão de uma nova borda na parte inferior do para-choque, com uma barra horizontal.

O conjunto óptico também recebeu melhorias com luzes diurnas de LED e faróis bi-LED com lavadores e regulagem automática de altura. As lanternas traseiras também são em LED.

Melhor performance aerodinâmica – A nova estrutura do Camry aprimorou também sua eficiência aerodinâmica.

O formato do capô rebaixado foi moldado para otimizar o fluxo de ar para a parte traseira do veículo, acompanhando a lógica de desenvolvimento de todo o desenho da cabine.

Com o centro de gravidade mais baixo, a silhueta do Camry mostra linhas mais definidas, sendo que vincos mais robustos foram criados na traseira e no capô do veículo, enquanto motor e layout dos assentos seguiram o posicionamento da nova estrutura.

Toda a reestruturação resulta em excelente desempenho aerodinâmico para o sedã.

Uma barbatana estabilizadora aerodinâmica nas bordas dianteiras de cada janela melhora a passagem do ar pelas laterais.

A guarnição nas bordas dianteiras das janelas, onde a coluna A e o vidro se encontram em seu ponto mais baixo, foram projetadas para minimizar as lacunas entre essas peças, também proporcionando um fluxo de ar mais suave.

O para-choque traseiro recebeu um tratamento em combinação com as lanternas a fim de melhorar o fluxo de ar na parte de trás do veículo, também resultando em melhor rendimento aerodinâmico.

Design interno – O interior do novo Camry foi projetado para redefinir e elevar a um patamar superior a percepção e experiência de conforto que um verdadeiro sedã oferece aos seus ocupantes, em um ambiente altamente elegante.

A qualidade construtiva do modelo 2018 remete a um padrão verdadeiramente premium, encontrado somente em segmentos específicos de luxo.

O aumento considerável de distância entre os eixos possibilitou ganho real em espaço interno, evidenciado por texturas e acabamentos sofisticados com detalhes prateados e cromados, revestimentos de madeira em novo padrão Tiger Eye Stonee superfícies com material suave ao toque.

O painel de instrumentos do novo Camry possui iluminação em LED. A área une o sistema de áudio e controles de temperatura em uma disposição integrada, visando uma aparência mais limpa e unificada.

Todos os botões, compostos por materiais sofisticados, foram redesenhados para melhorar a aparência e funcionalidade.

A região é contornada e dividida por linhas e curvaturas expressivas que conferem uma sensação de amplitude, conforto e sofisticação ao modelo, favorecendo uma operação totalmente intuitiva.

Os bancos da frente foram remodelados para oferecer mais ergonomia e conforto.

O espaço para ombros está mais largo, enquanto o encosto possui formato similar ao encontrado em carros esportivos de alto desempenho, com molas reconfiguradas para causar menos estresse na parte inferior das costas dos ocupantes.

Motorização, desempenho, transmissão e suspensão – O novo Carmy está mais potente e com melhores níveis de eficiência de combustível.

Os engenheiros da Toyota equiparam a oitava geração com motorização V6 3.5L DOHC de 24 válvulas e com o novo sistema VVT-iW de temporização de válvula variável para admissão, projetado para garantir uma alta produção de torque em todas as velocidades, e VVT-i para o escape.

O sedã recebeu o avançado sistema de injeção direta D-4S, com ângulo dos injetores otimizado a fim de aumentar a pressão interna do combustível.

Tal combinação confere ao sedã nova potência de 310 cv e torque de 37,7 kgf.m a 4.700 rpm.

O uso do ciclo Atkinson também possibilita melhora na economia de combustível sem sacrificar o desempenho ou a capacidade de inicialização do motor em diferentes temperaturas.

De acordo com o INMETRO, o sedã apresenta dados de consumo de 8,3 Km/l na cidade e 11,5 Km/l na estrada.

Um novo tratamento de superfície foi aplicado às saias dos pistões, enquanto o método de usinagem para o furo do cilindro foi melhorado, contribuindo para menor fricção.

Também foi obtida redução na resistência ao deslizamento dos componentes, devido à adição de uma bomba de óleo mais eficiente e à otimização da quantidade de óleo lubrificante entregue a cada parte.

A oitava geração do Camry recebeu ainda nova transmissão automática de oito velocidades com novo conversor de torque, capaz de oferecer uma gama mais ampla de bloqueio (quando comparado à transmissão automática de 6 velocidades) e uma sensação de direção mais direta.

Outras características dessa transmissão incluem nova lógica de controle para transições mais suaves e uma correspondência mais precisa do torque do motor.

Os sistemas de suspensão dianteiro do tipo MacPherson e traseiro do tipo Double Wishbone receberam adaptações que garantem estabilidade superior e maior confiança do motorista em curvas, além de oferecer qualidade de rodagem realmente premium por meio de maior absorção de imperfeições e vibrações durante a condução.

Ambos os sistemas de suspensão dianteira e traseira utilizam amortecedores recém-desenvolvidos, ajustados para fornecer o equilíbrio ideal entre força e amortecimento – para manipulação dinâmica e estabilidade – com conforto de condução exemplar.

Conforto e conveniência – A nova geração do Camry está repleta de itens que elevam a conveniência e conforto dos ocupantes a bordo.

O modelo recebeu um novo sistema multimídia com nova tela LCD de 8’’, compatível com funções de DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, câmera de ré, Bluetooth® e seis alto falantes.

Entrada para conexão USB e Aux-in também estão disponíveis.

O volante multifuncional de três raios do novo Camry possui controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo, que teve seu design aprimorado e agora possui tela colorida de TFT de 7’’.

O Camry 2018 tem ainda indicador de direção ECO Driving, sistema Star/Stop para acionamento e desligamento do motor por meio de botão e Smart Entry com trava e destrava automática para portas dianteiras, traseiras e porta-malas – por aproximação da chave.

O sedã conta com ar condicionado de três zonas, um diferencial em seu segmento, com temperaturas e ajustes independentes para os bancos traseiros.

O sistema possui ainda a tecnologia S-Flow, capaz de identificar quais bancos estão ocupados e direcionar o fluxo de ar corretamente.

A coluna de direção possui opção de regulagem elétrica de altura e profundidade.

O banco do motorista conta com ajuste elétrico para até oito posições de altura, lombar, distância e reclinação, enquanto o assento do passageiro dianteiro também pode ser ajustado eletricamente em até quatro posições para distância e reclinação do encosto.

Os passageiros dos bancos traseiros desfrutam de total conforto.

O modelo possui um novo apoio central para braços, com superfície aumentada em aproximadamente 20%, equipado com novo painel de controle touch para acesso e regulagem de ar condicionado, áudio, reclinação de encosto por meio de regulagem elétrica e acionamento das cortinas elétricas de privacidade traseira.

Cortinas manuais para os vidros laterais traseiros também estão disponíveis.

O espelho retrovisor interno possui função antiofuscante e os externos são eletrorretráteis com indicação de direção em LED e sistema de aquecimento. O vidro traseiro possui função de desembaçador com temporizador.

Para maior comodidade, as portas dianteiras e traseiras possuem porta-copos e objetos, iluminação interna para porta-luvas e painel de instrumentos (em LED), porta-malas e cabine, além de luzes de leitura individual traseiras e dianteiras também em LED, equipadas com sistema Down Light.

Segurança – O fator segurança também foi aprimorado na oitava geração do Camry.

O sedã ganhou freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB), controle de assistência de arranque em subidas (HAC) e novos faróis de neblina dianteiros de LED com lâmpadas de direcionamento.

A nova geração do Camry é equipada com controle eletrônico de tração (TRC) e estabilidade (VSC); sete airbags, sendo dois frontais e dois laterais – para motorista e passageiro dianteiro, além de um de joelho para motorista e de cortina, sendo dois sistemas com duas bolsas cada.

Os cintos de segurança dianteiros e traseiros são de três pontos com sistema de retração de emergência, enquanto os traseiros também contam com pré-tensionador e limitador de força.

A função de aviso de luz e sonoro para uso de cinto de segurança está habilitada aos passageiros dianteiros.

O modelo é equipado ainda com ISOFIX com ancoragem de dois pontos nos bancos traseiros para fixação de cadeira infantil, limpador de para-brisa intermitente com sensor de chuva e aviso sonoro para faróis acesos, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Novas cores externas e internas – O novo Camry poderá ser encomendado em novas opções de cores externas:

O interior também conta com novidades em acabamento com o revestimento na nova cor bege, além da cor preta, já existente na geração anterior.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança