sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

V8 Racing Facens vai representar o Brasil no Mundial de Fórmula SAE em Michigan USA

Duas equipes de alunos Facens subiram ao pódio na 14ª edição da Fórmula SAE, realizada neste final de semana em Piracicaba-SP.
A equipe V8 Racing, composta por 26 alunos dos cursos de engenharia mecânica, produção, mecatrônica e da computação venceu a categoria Combustão, e a equipe B’Energy Racing, com  29 alunos dos cursos de engenharia mecânica, mecatrônica, elétrica, produção, computação, civil, química, além de um aluno de pós-graduação ficou em segundo lugar categoria Elétrico.
A Fórmula SAE reúne estudantes de graduação ou pós-graduação em engenhara e tem como objetivo avaliar e premiar os melhores projetos técnicos e estimular o desenvolvimento de futuros profissionais para o mercado automobilismo.
Veterana da Fórmula SAE, a equipe V8 Racing obteve o direito de representar, pela segunda vez, o Brasil no campeonato mundial, que acontece em 2018, em Michigan nos Estados Unidos.
“A performance dos alunos foi excelente este ano. Mas não podemos nos acomodar. Ainda há muito trabalho para que o novo carro da V8 Racing alcance um alto nível de excelência, pois o projeto é muito bom, mas ainda não tivemos tempo suficiente para extrairmos o máximo dele”, afirma o professor Fernando Moura Arruda, coordenadordo núcleo LINCE e professor orientador da equipe V8 Racing da Facens.
“Nossa expectativa é ficar entre as dez melhores equipes em Michigan em 2018”, completa.
Para competir na categoria Combustão, a equipe V8 Racing projetou um veículo mais leve, somado à aplicação de um pacote aerodinâmico que conta com asas dianteira e traseira (como nos carros da Fórmula 1) e obteve os prêmios de 1º lugar no Enduro, 2º lugar em aceleração , 2º lugar em Skid Pad, 3º lugar em projeto e 3º lugar em economia de combustível.
“O contato que tivemos com as equipes de fora do Brasil durante a Fórmula SAE Lincoln e a Formula North Canada em 2017 nos ajudou muito desenvolver este novo projeto e alcançar a vitória neste ano”
Já a equipe B’Energy Racing ganhou os prêmios de 2º lugar no Enduro, 3º lugar em aceleração, 3º lugar em Skid Pad e 3º lugar em Autocross .
“Das 15 equipes participantes da competição na categoria Elétrico, apenas três foram homologadas para correr a prova de Enduro. Desde 2012 a equipe B’Energy desenvolve este projeto na Facens e esta é a primeira vez que conseguimos concluir o carro, testa-lo e, por fim colocarmos na pista durante esta competição, portanto, conquistar o segundo lugar foi um grande feito”, avalia o professor.
Realizada há 35 anos nos Estados Unidos, a Fórmula SAE chegou ao Brasil em 2004 e prevê que o protótipo do veículo de corrida seja criado de acordo com as normas internacionais definidas do regulamento SAE Internacional, a competição de engenharia constitui em os estudantes de engenharia projetar, construir e validar em treinos um carro tipo formula, sua categoria está entre um kart e um Formula 3.
As equipes passam por provas estáticas (Design, onde é apresentado toda a parte de projeto do carro, onde e por que escolheu daquela forma, dados para validar seu projeto, melhorias, etc.
Custos, Onde é verificado toda a parte de custo do projeto, facilidade de manufatura, manutenção do formula.
Apresentação, onde éapresentado um business Plan  do projeto, visando como o projeto pode virar um bom negocio para se investir, nessa prova os juízes ficam como “investidores”) e também as provas Dinâmicas (Aceleração – Menor tempo de passagem numa reta de 75 m, Skidpad – Menor tempo percorrido num circuito em formato de um “8” onde é testado a aceleração lateral do carro.
Autocross, Melhor volta no circuito de aproximadamente 1 km, Enduro, Onde é testado a resistência do carro percorre um circuito 22 voltas, o carro que completar as 22 voltas em menor tempo vence, e junto disso tem também o consumo de combustível que é avaliado ao termino do enduro).

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn