quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

PUC e Unicamp vencem o Prêmio SAE BRASIL Estudantil de TI

Os estudantes Renata Panseri (Engenharia Elétrica Pontifícia Universidade Católica de Campinas-PUCCAMP) e Rafael Gonsalves Cruvinel (Engenharia Elétrica Universidade Estadual de Campinas – Unicamp) são autores principais dos trabalhos vencedores do Prêmio SAE BRASIL Estudantil de TI, organizado pelo Comitê Tecnologia da Informação do 26º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, realizado de 7 a 9 de novembro, em São Paulo.

 “Transferência de dados através de faróis de veículos automotivos” é o título do trabalho classificado em 1º lugar, que analisou o fenômeno de transferência de dados via luz (LEDs) para transmitir informações em alta velocidade. O objetivo é a aplicação da tecnologia em faróis de veículos. Autor principal: Renata Panseri; co-autores: Lorenzo Campos Coiado (Engenharia Civil Unicamp), e Olacir Cypriano Tomasini (Engenharia Elétrica PUCCAMP).
O 2º lugar ficou com o trabalho “Aplicativo para otimização do abastecimento de veículos automotivos com motores flex”, que desenvolveu aplicativo multiplataforma para celular (IOS e Android), proposta de melhor combinação de etanol e gasolina dos veículos flex.
O projeto utilizou adaptador On Board Diagnostics (OBD) para aquisição de dados de veículos em teste em duas condições – somente gasolina e depois de gasolina e etanol no reservatório, com variações de dosagem em cada um.
Autor principal: Rafael Gonsalves Cruvinel; co-autor: Lorenzo Campos Coiado (Engenharia Civil Unicamp) .
Os vencedores receberam como prêmio treinamento on line e licença de utilização por um ano do software Compose, da empresa Altair; e curso de Linux, da empresa 4Linux, com carga horária de 132 horas.
Prêmio estudantil – Desenvolvido para estudantes do ensino técnico e superior de várias modalidades de Engenharia, e Tecnologia da Informação, o Prêmio SAE BRASIL Estudantil de TI teve em sua 5ª edição o apoio das empresas Altair e 4Linux.
Foram elegíveis trabalhos relacionados às diversas áreas da mobilidade nos segmentos automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval, bem como de infraestrutura para o ambiente de transportes e intermodalidade.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn