quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Campo de Provas da Bridgestone no Brasil comemora 20 anos

A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, está comemorando 20 anos de operações do seu campo de provas no Brasil.

Com sede na cidade de São Pedro – SP, o centro de testes foi planejado para atuar no desenvolvimento de todos os tipos de pneus da companhia e realizar avaliações completas de veículos automotivos.

Desde a inauguração do campo, foram avaliados no local mais de 3.000 veículos em 10.800 jogos de pneus de carros de passeio, caminhonetes e caminhões.

As avaliações técnicas são feitas com testes práticos e de forma padronizada nas diversas pistas do campo de provas.

O centro técnico possui a pista de frenagem e hidroplanagem que são utilizadas para medições de distância de parada e aquaplanagem em linha reta e em curva.

Já a pista de dinâmica veicular, ruído, vibração e aspereza são para testes do comportamento dos pneus na dinâmica do veículo, conforto e ruído.

Enquanto a pista de dirigibilidade serve para avaliar o comportamento dos pneus no veículo em condições de velocidade acentuada em curvas.

O centro técnico possui estrutura equipada e com 28 aplicações diferentes de superfícies para ruído e conforto, apresentando características técnicas e climáticas que simulam as condições locais e internacionais, a fim de assegurar o desempenho adequado dos pneus para o mercado brasileiro e de exportação.

“Desde o começo, o projeto foi idealizado com o objetivo de atender a nossa missão corporativa de “Servir à Sociedade com Qualidade Superior”.

A empresa procura cumprir esta responsabilidade alavancando seus pontos fortes e criando inovação e tecnologias avançadas para oferecer os níveis mais altos de conforto e segurança”, explica Mario Pinheiro, gerente geral do campo de provas da Bridgestone.

A unidade realiza cerca de quatro testes por semana e recebe pneus de todas as fábricas da Bridgestone do Brasil, além das outras unidades da América do Sul.

Sua localização é central para as principais indústrias automotivas do Brasil e suas instalações estão 100% adaptadas aos testes obrigatórios do Programa Brasileiro de Etiquetagem que indicam a resistência ao rolamento, aderência ao molhado e ruído.

“Nestes 20 anos de atuação, desenvolvemos testes inovadores que melhoram a qualidade e a eficiência dos pneumáticos. Buscamos sempre o maior desenvolvimento técnico, aprimoramento e refinamento das avaliações e testes e melhor aproveitamento do potencial humano, pois este é o usuário final do produto aqui desenvolvido”, finaliza Pinheiro.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn