O que é catalisador automotivo?

O que é catalisador automotivo? Essa foi uma das 10 questões mais procuradas, sobre o setor automotivo, pelos internautas brasileiros no mais famoso mecanismo de buscas online em 2017.

Principal fabricante de catalisadores do País, a Umicore esclarece qual a função e a importância do componente.

Localizado no sistema de escapamento do carro, o catalisador tem a função de converter os gases poluentes provenientes da combustão, como o monóxido de carbono (CO), óxido de nitrogênio (NOx) e hidrocarbonetos (HC) em substâncias inofensivas à saúde humana. A conversão pode chegar até os 98% de eficiência.

“Essa característica faz com que a peça seja de fundamental importância, especialmente nos grandes centros urbanos, onde a concentração de veículos é alta”, afirma Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore.

De acordo com o especialista, a conversão dos gases acontece por meio de um processo químico que ocorre dentro do catalisador.

“A parte interna da peça é composta por um substrato, que pode ser cerâmico ou metálico, revestido por diversos óxidos e por metais nobres como platina, paládio ou ródio. Quando esses elementos entram em contato com os gases tóxicos, promovem reações químicas, transformando os poluentes em gases inofensivos e água”, explica.

É a ação do catalisador que garante que os veículos consigam se adequar aos limites de emissões exigidos por lei por meio do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).

Segundo Zoca, o catalisador é projetado para durar, no mínimo, 80 mil quilômetros. Porém, alguns fatores podem abreviar a vida útil do componente.

“A falta de manutenção do veículo é a principal delas. A falha de peças do sistema de ignição e de injeção, por exemplo, além do uso de combustível de má qualidade e de aditivos e fluídos não especificados pela montadora, podem prejudicar o catalisador e, em alguns casos, até comprometer a ação do componente”, alerta Miguel Zoca.

A recomendação da Umicore é que o motorista mantenha sempre as revisões do veículo em dia e, sempre que possível, também submeta o carro ao teste de emissões.

- Publicidade - Mercedes-Benz