sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Scania anuncia na Europa mais um passo em direção ao transporte sustentável

A Scania anuncia na Europa mais um passo em direção ao transporte sustentável, desta vez com foco em eletrificação. Em parceria com a Northvolt e com investimentos na ordem de 10 milhões de euros, a fabricante sueca avança no desenvolvimento de tecnologia de células de bateria para veículos pesados.

- Publicidade -

“A eletrificação desempenhará um papel fundamental na mudança para um sistema de transporte livre de combustíveis fósseis. No entanto, a tecnologia atual de células de bateria deve ser desenvolvida para atender aos requisitos comerciais dos clientes de ônibus e caminhões pesados”, explica Henrik Henriksson, presidente e CEO da Scania. “Com a Northvolt como parceira, acreditamos que podemos conquistar grandes progressos nessa área”, completa.

As duas empresas estabelecerão uma equipe de especialistas e juntas trabalharão na instalação de uma área de pesquisa, a Northvolt Labs, em Västerås, na Suécia, para desenvolver e comercializar as células de bateria otimizadas para a alimentação de veículos comerciais. As empresas também entraram em um acordo de compra para células de bateria.

- Publicidade -

“Com a experiência em produtos e negócios da Scania combinada com nosso processo de fabricação de ponta, estamos convencidos de que podemos produzir células de bateria econômicas e verdes, com a mais alta qualidade para o mercado de veículos comerciais pesados”, diz Peter Carlsson, co-fundador e CEO de Northvolt.

A produção de células de bateria requer uma grande quantidade de eletricidade e a Suécia oferece um sólido e econômico fornecimento de energia verde. O país é, portanto, adequado para a produção de baterias sustentáveis em grande escala.

A Northvolt está construindo sua fábrica da próxima geração de produtos na cidade de Skellefteå, no norte da Suécia, com o objetivo de produzir baterias verdes de alta qualidade, com emissões mínimas de carbono e as mais altas ambições para reciclagem.

- Publicidade -

Esta parceria é uma das várias iniciativas estratégicas da Scania para impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável.

Em busca da solução – Para caminhões e ônibus pesados, o desenvolvimento contínuo de infraestruturas de carregamento, bem como células de bateria mais robustas, econômicas e sustentáveis, é necessário para um avanço do mercado na eletrificação comercialmente viável.

Diferentes segmentos de transporte exigirão diferentes trens de forças elétricos. Para um efeito positivo, as tecnologias de bateria e células devem, portanto, ser desenvolvidas para atender a necessidades diversificadas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança