terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Região Metropolitana de Campinas recebe projeto que estimula o uso consciente de recursos naturais

O projeto Ambientação, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil, está atingindo uma parcela da população cada vez maior.

- Publicidade -

No fim de 2017, a entidade anunciou a expansão da iniciativa, que estimula o uso racional de recursos naturais – água e energia – para até 20 cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC) durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC realizada no município de Artur Nogueira (SP), que contou com a participação de representantes dos municípios e do presidente da Fundação Toyota do Brasil, Percival Maiante.

O Toyota Business Practices (TBP), metodologia exclusiva da montadora usada no projeto, pulou os muros das fábricas há dez anos e tem beneficiado escolas, instituições públicas e diversas entidades de Indaiatuba e Sorocaba, no interior de São Paulo, e Guaíba, no Rio Grande do Sul, resolvendo qualquer tipo de problema por meio do projeto Ambientação.

- Publicidade -

“O processo educativo deve ser constante no nosso cotidiano se quisermos transformar cidadãos mais conscientes. Multiplicar as boas práticas para o maior número de pessoas é fundamental para estabelecermos um mundo verdadeiramente sustentável”, explica Percival Maiante.

Até fevereiro, os municípios que tiverem interesse em participar terão a oportunidade de se inscrever para que servidores públicos sejam capacitados a fim de multiplicar o conhecimento do Ambientação em suas área de atuação, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à metodologia, que identifica problemas no consumo de água e energia das unidades e propõe soluções sustentáveis.

Cada município poderá indicar até quatro servidores públicos para integrar o programa de treinamento que será promovido pela Fundação Toyota no primeiro semestre de 2018.

- Publicidade -

O Ambientação está passando por uma fase de ampliação desde 2017 e, agora atuará nas Regiões Metropolitanas que serão eleitas de acordo com a estratégia de atuação do Projeto.

Só na cidade de Sorocaba, desde 2014, já foram economizados mais de um milhão de reais.

“Nesses nove anos de projeto, a principal conquista da Fundação Toyota é perceber a mudança de comportamento, principalmente, quando vemos os mais jovens e crianças levando o conhecimento adquirido para casa e sendo exemplos de multiplicadores do bem. Nós temos um orgulho muito grande de poder contribuir com a comunidade”, afirma a coordenadora do projeto Ambientação, Elaine Marques.

As 20 cidades habilitadas a participar do Ambientação na Região Metropolitana de Campinas, são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Flor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Região Metropolitana de Sorocaba – A Região Metropolitana de Sorocaba teve a primeira edição do Ambientação Regional encerrada no início de dezembro de 2017.

Durante o período, as reduções de água em prédios públicos chegaram a até 83% e com reduções dos gastos municipais de mais de 30 mil reais.

Em 2018, a segunda edição está programada para acontecer no segundo semestre.

Mais uma vez serão abertas vagas para as 27 cidades que compõe a Regional Metropolitana de Sorocaba.

 

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança