terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Groupe PSA e Qualcomm aceleram a comunicação entre veículos C-V2X

O Groupe PSA e a Qualcomm Technologies, Inc., filial da Qualcomm Incorporated (NASDAQ: QCOM) estão acelerando a integração da tecnologia de comunicação C-V2X (“Cellular Vehicle-to-Everything”).

- Publicidade -

Um dos objetivos é testar essa tecnologia como o primeiro passo da implantação 5G no setor automotivo, com a comunicação direta entre veículos.

Desde os primeiros testes, em fevereiro de 2017, as duas empresas têm colaborado para testar a tecnologia C-V2X de acordo com as especificações do programa de 3ª geração (“3rd Generation Partnership Program” 3GPP) na faixa de 5,9 GHz (PC5).

- Publicidade -

Essa tecnologia deverá ser explorada no Sistema de Transporte Inteligente (STI) e das comunicações, passando através das redes de todas as operadoras de telecomunicações.

Por ocasião do evento “In&Out” sobre mobilidade digital, que será realizado no próximo mês de março em Rennes, os veículos do Groupe PSA equipados com a tecnologia C-V2X e dotados do chip 9150 C-V2X e da plataforma de referência Qualcomm® apresentarão exemplos de utilização para auxiliar o condutor.

Os veículos se comunicam entre si para alertar eventuais perigos na estrada, tais como veículos lentos ou parados.

- Publicidade -

A tecnologia C-V2X é uma solução de comunicação entre veículos, assim como entre veículos e infraestruturas, e que contribui para aumentar a segurança viária, ajudar a tornar o tráfego mais fluido nas estradas e desenvolver a condução automatizada.

Em sua próxima versão, a tecnologia C-V2X contará com uma função 5G New Radio(NR) que viabilizará uma conectividade de alta velocidade e ultrabaixa latência, extremamente confiável para utilizações avançadas em matéria de condução autônoma graças aos sensores de alta velocidade, compartilhamento de conteúdo e atualizações de mapas em 3D HD.

Para favorecer a expansão global do ecossistema C-V2X, o Groupe PSA aderiu recentemente à 5G Automotive Association (Associação Automotiva 5G – 5GAA).

Essa organização interprofissional incentiva as comunicações C-V2X, tanto diretas como via redes.

Ela possui atualmente mais de 70 membros em todo o mundo, incluindo fabricantes de automóveis e seus fornecedores, operadoras de telecomunicações móveis, fabricantes de semicondutores, fornecedores de equipamentos de teste, operadoras de redes de telecomunicações e fornecedores de softwares e equipamentos STI.

“A tecnologia C-V2X é internacionalmente aclamada e apoiada por um ecossistema global, o que deve permitir que ela se torne uma tecnologia líder”, disse Carla Gohin, Vice-Presidente de Inovação do Groupe PSA.

“As comunicações C-V2X contribuem ativamente para a segurança viária graças aos veículos conectados que já estamos equipando com telemática embarcada. Estamos muito satisfeitos em colaborarmos com a Qualcomm Technologies para validar essa tecnologia, trabalhando com utilizações avançadas e podendo, assim, garantir a transição para o 5G com a adoção da tecnologia C-V2X em nível mundial. ”

“Assim como a Qualcomm Technologies, o Groupe PSA é um dos principais protagonistas da inovação que contribui para a evolução de toda a indústria automotiva”, disse Enrico Salvatori, Vice-Presidente e Presidente da Qualcomm para a região da Europa, Oriente Médio e África.

“Essa parceria é uma continuação da relação que mantemos já há muito tempo com o Groupe PSA, que adotou, entre outros, nossas soluções de telemática 4G, nossos sistemas de infoentretenimento Snapdragon e nossa plataforma de antenas inteligentes. Estamos orgulhosos de levar adiante nossa colaboração com o Groupe PSA para integrar a tecnologia C-V2X nos veículos e nos beneficiarmos das tecnologias automotivas mais avançadas com o 5G.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança