sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Transnugon aumenta a eficiência dos seus veículos movidos a gás natural com transmissões Allison

A associação de uma fonte limpa de energia com as transmissões totalmente automáticas Allison provou ser a combinação perfeita para o Transnugon.

Os caminhões Scania movidos a gás natural liquefeito (GNL) da empresa de transporte, equipados com uma Allison automática, economizam perto de 7% mais de combustível do que os veículos da frotaque usam transmissões manuais ou manuais automatizadas (AMTs).

“Podemos confirmar que a caixa de marchas Allison oferece uma economia de combustível muito significativa nas rotas de baixa velocidade com paradas freqüentes, que são típicas do transporte urbano e interurbano”, afirma Pablo Bordils, diretor da Transnugon.

“Se adicionarmos a economia de 7% à redução de 10% no consumo de combustível obtida com a transformação dos motores para o uso de GNL, estamos falando de uma diminuição total de 17% em relação aos veículos a diesel com uma automatizada (AMT) em rotas curtas”.

Dois anos e meio atrás, em coincidência com o aumento do preço dos combustíveis, a empresa de transportes espanhola, que tem alcance internacional, começou a testar vários veículos movidos a GNL.

Essa iniciativa fez com que a Transnugon cortasse os custos de combustível em cerca de 17% nos veículos convertidos de diesel para GNL.

Cerca de 7% dessa economia foi obtida pela substituição das AMTs pelas automáticas Allison.

“Na época, sentimos que, além da relação custo-benefício, a mudança para o GNL foi um diferencial que veio a proporcionar uma oportunidade de crescimento, sem aumentar os custos para nossos clientes”, disse Bordils.

Atualmente, 25% da nossa frota de 225 veículos, incluindo cavalos-mecânicos com carreta e caminhões rígidos com idade média inferior a dois anos, é movida por GNL.

Em função desse crescimento, a empresa construiu sua própria estação de abastecimento de GNL nas suas instalações de Valência.

Os motores movidos a gás natural apresentam melhor desempenho quando são conectados a uma transmissão da Allison.

O conversor de torque Allison multiplica a força do motor para melhorar significativamente as partidas em rampas e as acelerações.

Quando comparadas às transmissões manuais e automatizadas, a Continuous Power Technology™ permite acelerações efetivas, e maiores produtividade e eficiência — o que maximiza os benefícios dos motores a gás natural.

Maior durabilidade é outra vantagem das transmissões automáticas.

“As caixas de marchas manuais requerem uma habilidade que nem sempre os motoristas possuem, o que significa que elas precisam ser robustas e confiáveis”, explica Bordils.

“E sou testemunha de que as transmissões Allison são eficazes e resistentes”.

Da frota de veículos movidos a GNL equipados com uma transmissão Allison, dois caminhões Scania estão em operação em Valência, e sete Iveco Stralis (com 18 e 26 toneladas e com dois ou três eixos) estão em Madri.

“Sem qualquer dúvida, a Allison oferece total confiabilidade e desempenho”, afirma Bordils.

“Nós agimos corretamente quando escolhemos as transmissões da marca para nossos veículos”.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn