terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Universitários de SP, MG e RN vencem a 24ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS

Com 829,35 pontos, na classificação geral da provas estáticas e dinâmicas, a equipe EESC USP, da Escola de Engenharia São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), foi a campeã da 24ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, encerrada no domingo, 25 de fevereiro, em São José dos Campos, São Paulo, onde compareceram 63 equipes.

- Publicidade -

A vice-campeã, com 818,91 pontos, foi a equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O terceiro lugar no pódio com 802,54 pontos, ficou com a equipe Car-Kará Baja SAE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto a quarta colocação foi da equipe UFSC Baja SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina, que somou 762,73 pontos.

- Publicidade -

A quinta colocada foi a equipe Cactus Baja, com 728,66 pontos, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte. Todas as provas somadas valiam 1.000 pontos.

Com o resultado, as três equipes das instituições de ensino EESC-USP, UFMG e UFRN poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Kansas, que será realizada de 17 a 22 de maio, em Pittsburg, Kansas (EUA), onde o Brasil já venceu cinco vezes.

A 24ª Competição Baja SAE BRASIL reconheceu ainda as melhores equipes por provas:

- Publicidade -

Avaliação projeto dinâmico

1° Equipe Cefast Baja (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

2° Equipe Cactus Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN)

3° Equipe Baja UFMG (UFMG)

Apresentação de projeto

1° Equipe Baja UFMG (UFMG)

2° Equipe Cefast Baja (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

3° Equipe Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco).

Aceleração

1° Equipe EESC-USP (USP São Carlos-SP)

2° Equipe Car-Kará Baja SAE (UFRN)

3° Equipe Cefast Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido – RN)

Relatório de projeto

1° Equipe Baja UFMG (UFMG)

2° Equipe Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco)

3° Equipe FEI BAJA 2 (Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo-SP)

Manobrabilidade

1° Equipe Poli-USP (Escola Politécnica da USP – SP)

2° Equipe EESC-USP (USP São Carlos-SP)

3° Equipe Baja UFMG (UFMG)

Velocidade Máxima

1° Equipe EESC-USP (USP São Carlos-SP)

2° Equipe Car-Kará Baja (UFRN)

3° Equipe Cefast Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN)

Tração

1° Equipe Pato Baja (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Pato Branco)

2° Equipe UFSC Baja SAE (Universidade Federal de Santa Catarina)

3° Equipe Mack Gear (Instituto Presbiteriano Mackenzie-SP)

Suspensão

1° Equipe EESC-USP (USP São Carlos-SP)

2° Equipe UFSC Baja SAE, da Universidade Federal de Santa Catarina

3° Equipe Poli-USP (Escola Politécnica da USP – SP)

Lama

1° Equipe Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco)

2° Equipe Baja UFMG (UFMG)

3° Equipe Bajagreste (Instituto Federal de Pernambuco)

Enduro

1° Equipe Car-Kará Baja SAE (UFRN)

2° Equipe EESC-USP (USP São Carlos-SP)

3° Equipe Cactus Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN)

Volta Mais Rápida

Equipe EESC USP (USP São Carlos-SP) – fez o circuito de 1,5 km em 3,40 minutos.

Equipe Fair Play (espírito esportivo)

Equipe PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Equipe 5S (melhor organização de equipe e box)

Equipe UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Melhor Equipe Região Sul

Equipe UFSC Baja (Universidade Federal de Santa Catarina)

Melhor Equipe Região Sudeste

Equipe EESC USP (USP São Carlos-SP)

Melhor Equipe Região Centro-Oeste

Equipe Predadores (Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia Goiás)

Melhor Equipe Região Nordeste

Equipe Car-Kará Baja SAE (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Melhor Equipe Região Norte

Baja UEA (Universidade Estado do Amazonas)

Os carros – Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso.

Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa – O Baja SAE é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso.

Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança