terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Solução autônoma pode ser utilizada como veículo limpa neve em aeroportos

Em breve, veículos limpa-neve em aeroportos serão autônomos. Pela primeira vez, limpadores de neves autônomos, com 20 metros de comprimento e 5,5 metros de largura, limparam a neve na pista de um aeroporto.

- Publicidade -

Esse projeto, que é conhecido como Yeti e usa tecnologia desenvolvida pela Semcon, visa aumentar a eficiência e reduzir os atrasos nos aeroportos.

A limpeza da neve nos aeroportos é absolutamente vital. As pistas de decolagem e aterrissagem precisam estar totalmente livres de neve para que os voos possam partir e chegar com pontualidade.

- Publicidade -

Hoje, os aeroportos devem estar sempre preparados. Eles precisam ter equipes à disposição para limpar a neve sempre que necessário. Todos os anos, problemas com a neve também resultam em muitos atrasos e passageiros retidos.

“Os veículos limpa-neve possibilitarão que aeroportos em todo o mundo agilizem suas atividades e reduzam os atrasos para seus passageiros. Esse é um bom exemplo de como os veículos autônomos podem aumentar a lucratividade e agregar valor para as pessoas”, declarou Markus Granlund, CEO da Semcon.

No dia 19 de março, esses veículos foram apresentados e utilizados pela primeira vez no Aeroporto de Fagernes, em Leirin, cidade a 200 quilômetros ao norte de Oslo, na Noruega.

- Publicidade -

O projeto foi desenvolvido pela Yeti Snow Technology, empresa controlada conjuntamente pela Semcon e pela Øveraasen, para a Avinor, uma operadora de aeroportos norueguesa. Esses veículos limpadores de neve têm capacidade para limpar uma área de 357.500 metros quadrados por hora.

Uma das características únicas desses veículos autônomos é a capacidade de limpar neve em formação, com vários veículos trabalhando em conjunto e com a mesma precisão excepcional, não importa o clima.

A Semcon está contribuindo com o projeto norueguês com sua experiência, trabalhando com complexos sistemas em tempo real e tecnologias autônomas.

“Nós projetamos um sistema de controle que configura padrões digitais para a limpeza autônoma da neve nos aeroportos. Então, o sistema pode baixar esses padrões e monitorar diversos veículos, que navegam usando GPS RTK, uma forma de medição de posição mais precisa, e estabelecem comunicações usando modems 4G”, explicou John Emil Halden, gerente de projetos da Semcon.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança