sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Volkswagen revela esportivo embaixador tecnológico para a eletromobilidade

A Volkswagen revelou, nesta segunda-feira 19, o nome de seu novo projeto esportivo: o I.D. R Pikes Peak. Esse protótipo totalmente elétrico competirá na prova Pikes Peak International Hill Climb, de subida de montanha, que ocorrerá dia 24 de junho, no Colorado (EUA).

Com tração nas quatro rodas, o modelo combina o papel de embaixador para a esportividade da família I.D. e é também o primeiro passo em uma colaboração mais próxima entre as divisões Volkswagen R e Volkswagen Motorsport.

A Volkswagen planeja oferecer mais de 20 carros totalmente elétricos em 2025. A produção das primeiras unidades da família I.D. está programada para começar no fim de 2019 em Zwickau, Alemanha.

“Queremos estar na vanguarda da eletromobilidade com a Volkswagen e a família I.D.”, explicou o membro do Board da Volkswagen responsável por Desenvolvimento, Dr. Frank Welsch. “Competir na mais famosa prova de subida de montanha do mundo com o I.D. R Pikes Peak não só tem significado simbólico, mas também é um teste valioso para o desenvolvimento de carros elétricos”.

Jürgen Stackmann, membro do Board da VW responsável por Vendas, Marketing e Pós-vendas, acrescentou: “Pikes Peak é sem dúvida a subida de montanha mais icônica do mundo. Para a Volkswagen, representa uma oportunidade fantástica para alavancar o tema da eletromobilidade, tanto emocionalmente como numa perspectiva esportiva, graças ao projeto I.D. R”.

Corrida para as nuvens a 4.300 metros – A subida de montanha de Pikes Peak – também conhecida como “Corrida para as Nuvens” – tem sido realizada desde 1916 no Colorado, nas Montanhas Rochosas (EUA).

Com 19,99 km de extensão, parte de 2.800 metros de altitude e atinge 4.300 metros no seu topo. A Volkswagen participou de Pikes Peak em 1987 com um espetacular Golf de dois motores, que entregava potência de 652 cv.

“É a hora de estabelecer nossa marca”, afirma o Diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets. “O I.D. R Pikes Peak representa um desafio extremamente excitante para nós, para demonstrar o que é possível realizar com um motor elétrico em esporte a motor. Toda a equipe por trás de nosso piloto Romain Dumas está muito motivada para estabelecer um novo recorde para carros elétricos.” O recorde atual para a classe de protótipos elétricos é de 8:57,118 minutos e foi estabelecido em 2016 pelo neozelandês Rhys Millen.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn