quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Volkswagen do Brasil reduz em 28% o consumo de água e investe em ações altamente sustentáveis

Às vésperas do Dia Mundial da Água (22 de março), a Volkswagen do Brasil comemora um resultado positivo na economia desse recurso tão precioso para o planeta.

A empresa reduziu em 28,03% o consumo de água por veículo produzido, comparando o fechamento de fevereiro de 2018 com os números de 2010, ano base do programa global de sustentabilidade da Marca Volkswagen “Think Blue. Factory.”

O programa “Think Blue. Factory.” estabeleceu, em sua primeira fase, que todas as fábricas da Volkswagen no mundo deveriam melhorar seus indicadores ambientais em 25%, até o fim de 2018, comparando com os dados de 2010.

Dessa forma, a Volkswagen do Brasil já superou a meta para o indicador água. Entre os destaques da Volkswagen do Brasil também está a redução de geração de resíduos em 39,38% (fevereiro de 2018, comparando com 2010), entre outras conquistas ambientais.

“A Volkswagen do Brasil investe em processos e equipamentos altamente inovadores e eficientes para reduzir e otimizar cada vez mais o consumo de água na produção de seus veículos. Entre as iniciativas estão o reaproveitamento de água, a captação de água de chuva, além de outras ações criativas para economizar ao máximo esse recurso. Assim como a alta tecnologia e inovação, a sustentabilidade é parte fundamental do nosso processo produtivo”, afirma o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

Conheça algumas ações da Volkswagen do Brasil para economizar água – Projeto de reúso já economizou mais de 800 mil litros de água potável – Na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (Estado de São Paulo), o projeto de Utilização de Água de Reúso no Processo Produtivo já economizou mais de 800.000 litros de água potável desde sua implementação.

Utilizando o processo de filtragem por membranas de Osmose Reversa, o sistema de reúso abastece o processo produtivo da Pintura.

Captação de Água de Chuva – Na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (Estado de São Paulo), o novo sistema de Armazenamento de Água de Chuva da Pintura pode gerar economia de mais de R$ 14 mil ao ano, ao deixar de “comprar” cerca de 1.300 m³ de água.

A água, armazenada em dois tanques de 9 m³ cada, é reutilizada na lavagem dos skids (suportes) das carrocerias na Pintura.

Além disso, toda água que cai sobre o telhado de uma das alas da fábrica é captada, tratada e utilizada nos processos industriais e na descarga de sanitários.

A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, localizada em São Carlos (SP), ampliou em 3,2 milhões de litros sua capacidade de armazenagem de água de chuva e de água reciclada para o processo produtivo, possibilitando à unidade reduzir em 10% seu consumo de água por motor fabricado.

A conquista ambiental em São Carlos ocorreu dessa forma: o prédio onde são produzidos os motores da família EA111 teve sua capacidade de captação de água de chuva duplicada, para 20 mil litros.

Com esse reaproveitamento, a fábrica de São Carlos tem a capacidade de economizar 2 milhões de litros de água por ano.

Já no prédio dos motores da família EA211 foram instalados dois reservatórios com capacidade de armazenamento de 20 mil litros cada, que possibilitam o reúso de toda água de dreno das torres de resfriamento, resultando no reaproveitamento de 1,2 milhão de litros ao ano.

Ar-condicionado sustentável reaproveita mais de 166 mil litros por ano – O sistema de ar-condicionado dos escritórios de Compras da fábrica Anchieta permite reutilizar mais de 166 mil litros de água por ano, considerando que os aparelhos ficam ligados cerca de 1.280 horas.

O sistema impede o descarte da água dos drenos do ar-condicionado.

Para que isso fosse possível, foi feita uma tubulação especial: a água do dreno é captada e armazenada em uma caixa d’água.

De lá, segue para a rede de água industrial da fábrica, para ser utilizada em outros processos.

Poços artesianos ajudam a economizar – A fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (Paraná) conta com três poços artesianos para captar águas profundas e reduzir o consumo de água proveniente da rede pública.

Esses três poços abastecem a fábrica com cerca de 7.000 m³ por mês, o que equivale a cerca de 46% do consumo da fábrica.

Pintura ecológica de Taubaté reduz consumo de água – A Pintura da fábrica de Taubaté estabeleceu padrões inovadores de tecnologia e proteção ambiental, se tornando referência na indústria automobilística brasileira.

As inovações da área tornaram o processo de pintura ecológico, reduzindo em cerca de 23% o consumo de água por veículo produzido e em 30% o consumo de energia, em comparação a uma pintura convencional.

Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, a unidade também utiliza tinta ecológica à base d’água.

Prova d’água ecológica – Em todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, 100% dos veículos produzidos passam pelo teste de estanqueidade, na fase final da Montagem, para assegurar a qualidade da vedação, são verdadeiros “túneis de água”.

A água utilizada no teste, já há anos, é coletada, filtrada e recirculada, reaproveitando o recurso.

O aperfeiçoamento desse processo trouxe economia adicional, ao processo já existente de recirculação, de 698.000 litros nas três unidades produtivas da Volkswagen (Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais).

Tratamento para água industrial – Na fábrica Anchieta, uma parceria com a Sabesp (empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no Estado de São Paulo) para fornecimento de água industrial permite que essa fábrica envie até 840 mil m³ de esgoto por ano para ser reciclado.

Após o tratamento dos efluentes industriais, o esgoto da fábrica, inclusive o doméstico, é enviado para um coletor da Sabesp para receber novo tratamento.

A Sabesp retorna parte do efluente para ser utilizado em processos industriais de outras empresas.

Simples e eficiente – Na fábrica de motores de São Carlos, a troca de mais de 200 torneiras convencionais por automáticas e outras melhorias nos sanitários economizam 2,9 milhões de litros de água por ano.

Reúso de água nos testes das bombas de incêndio – Na fábrica de São José dos Pinhais, a água utilizada para verificar preventivamente o funcionamento das bombas da rede de incêndio é reutilizada para resfriar equipamentos de áreas produtivas como alicates de solda e solda a laser, na Armação, e compressores no setor de Utilidades.

A medida economiza aproximadamente 10 milhões de litros ao ano.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn