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Volkswagen anuncia investimentos para desenvolvimento e produção do T-Cross, primeiro SUV feito pela marca no Brasil

A Volkswagen do Brasil anunciou o investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e a produção do SUV T-Cross em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR).

O modelo é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil.

O anúncio foi feito durante cerimônia na fábrica do Paraná, que contou com as presenças de Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil; Beto Richa, Governador do Estado do Paraná; Toninho Fenelon, Prefeito de São José dos Pinhais, representantes do Sindicato da região, executivos, fornecedores, concessionários e colaboradores da unidade paranaense.

O montante contempla a ampliação da fábrica, modernização da manufatura, testes de certificação e validação do produto, desenvolvimento local de peças e qualificação de pessoal, além de ações para o lançamento do modelo no Brasil.

O valor faz parte do plano de investimentos da empresa no Brasil, que prevê R$ 7 bilhões até 2020.

“A empresa vive um momento de transformação para uma Nova Volkswagen. Além de muito mais próximos de todos os nossos públicos, estamos colocando em prática a maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen no País. Serão 20 lançamentos até 2020, 5 deles SUVs completamente novos, como é o caso do T-Cross”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil.

A produção do T-Cross e a chegada ao mercado brasileiro e exportações aos principais mercados na região América do Sul, Central e Caribe estão programadas para o primeiro semestre do ano que vem.

Nova Volkswagen – Dos 20 lançamentos até 2020, três já foram lançados: o Novo Polo e o Virtus, produzidos na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e a Amarok V6, da Argentina.

A empresa também acabou de anunciar para este mês de abril a chegada do Novo Tiguan, importado do México, que será o primeiro dos 5 SUVs, parte dos 20 modelos programados até 2020.

Investimentos – Os investimentos implicam em melhorias tecnológicas, em todas as etapas produtivas, que permitirão maior flexibilidade na produção do novo modelo e vão assegurar a sustentabilidade da fábrica.

  • A Estamparia, onde as chapas de aço são moldadas, receberá 158 novas ferramentas;
  • Na Armação, onde as peças são unidas formando as carrocerias, além da ampliação predial de 5.500 m², serão instalados 239 robôs com tecnologia de ponta, mais rápidos, precisos e eficientes, assim como equipamentos de solda a laser, que fazem a união das peças por meio de um feixe de luz;
  • A Pintura está sendo reprogramada e customizada para receber as novas cores que acompanharão o modelo, além de um equipamento de aplicação de cera nas cavidades, garantindo uma proteção extra contra corrosão.
  • Na Montagem Final, onde o carro recebe todos os componentes mecânicos e elétricos, modificações estão sendo realizadas para atender a Estratégia Modular MQB no Fahrwerk – onde é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria. Além da aquisição de máquinas e equipamentos com tecnologias avançadas para a produção do novo modelo.

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