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Da espionagem ao controle remoto sobre o carro inteligente – o que as vulnerabilidades ocultas poderiam fazer no seu veículo?

Ao longo dos últimos anos, a indústria automotiva não foi vítima de grandes ataques cibernéticos implementados com sucesso, principalmente por serem tecnicamente complicados.

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No entanto, isso não significa que não haja ameaça – além de grandes ataques, há várias maneiras mais simples de danificar carros inteligentes – por exemplo, usar antigas vulnerabilidades ocultas por anos.

A Kaspersky Lab analisou de perto os fóruns clandestinos para descobrir quais os desafios cibernéticos que o mercado automotivo enfrenta.

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Uma variedade de explorações e serviços para quase todos os modelos de carros conectados de qualquer fabricante de marca foram encontrados na pesquisa – de extensores que fornecem acesso à funções e serviços comerciais fechados, à ferramentas que redefinem coisas como quilometragem do veículo, sistema de acionamento de airbag ou alertas de erro.

De acordo com a equipe de Avaliação de Segurança da Kaspersky Lab, muitos dos serviços disponíveis são baseados em vulnerabilidades que permaneceram abertas em carros por anos, como pontos fracos na pilha USB – essa tem sido a vulnerabilidade mais explorada nos últimos anos.

Os carros inteligentes são sistemas multicamadas complicados que precisam de atualizações sistemáticas – desde a navegação até as atualizações técnicas mais sérias.

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Todos os fornecedores emitem essas atualizações com bastante frequência, ou seja, semanalmente.

Uma das formas dos clientes receberem as atualizações, além dos centros de revendedores e pelo ar, é via USB.

Os fornecedores carregam os arquivos atualizados no site.

O motorista pode baixá-los para o seu flash drive e instalá-los por meio da interface USB do veículo.

Dependendo da atualização e do fornecedor, vulnerabilidades lógicas ou binárias podem ser exploradas nesse cenário.

E, embora os motoristas usem esse método com frequência para obter atualizações não oficiais mais baratas e melhorias nos carros, os usuários mal-intencionados que exploram essa vulnerabilidade podem realizar várias ações com o veículo, incluindo, mas não se limitando a:

  • Criando um backdoor – concedendo acesso oculto ao seu carro para outra pessoa;
  • Organizando um vazamento de dados – permitindo que eles obtenham quaisquer dados de seu carro, às vezes até de dispositivos e aplicativos vinculados;
  • Injetando malware – sabotando ou modificando funções do seu carro ou dispositivos conectados a ele;
  • Implementando o ransomware – um tipo de malware que exige resgate para recuperar o acesso ao seu carro ou determinadas funções;
  • Rastreando seu carro via GPS ou pela Internet;
  • Estabelecimento de um canal de VPN para o carro – uma VPN aberta fornece acesso completo aos dados do carro por meio de um canal criptografado;
  • Abertura do SSH – outra forma de estabelecer um canal criptografado para o carro com acesso a todos os componentes;
  • Manipular qualquer ECU de carro – refere-se a alterar certas configurações ou comportamentos;
  • Realização de espionagem por meio de microfones e câmeras;
  • Ganhando controle remoto total do carro;
  • Abrindo ou até mesmo roubando seu veículo discretamente

Sergey Kravchenko, gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios da Kaspersky Lab, comentou: “Recursos como diagnóstico remoto de falhas, telemática e infotainment (combinação de informações e entretenimento) conectados melhoram significativamente a segurança e o prazer do motorista, mas também apresentam novos desafios para o setor automotivo, pois transformam veículos em alvos principais para ciberataques. O crescente risco de os sistemas de um veículo serem infiltrados ou terem seus elementos de segurança, privacidade e financeiros violados exige que os fabricantes entendam e apliquem a segurança cibernética. Para aumentar a gravidade da situação, a segurança cibernética deve ser considerada tão importante quanto a segurança, porque os recursos de segurança dos carros podem ser desligados remotamente com comandos de software sem a devida verificação e proteção. Então, se o seu sistema não estiver protegido, não é seguro. ”

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