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Fábrica da Bahia, no Brasil, é o primeiro polo 4.0 da Pirelli na América Latina

A Pirelli anuncia investimentos de mais de 250 milhões de euros (mais de 1 bilhão de reais) nos próximos três anos na América Latina – valor já incluso no plano industrial 2017-2020 apresentado à comunidade financeira no ano passado por ocasião do IPO -, alinhados aestratégia de empresa global focada em pneus Consumer do segmento High Value.

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O anúncio foi feito pelo vice-presidente executivo e CEO Mundial, Marco Tronchetti Provera, durante a apresentação da fábrica 4.0 de Feira de Santana, na Bahia, na presença do vice-presidente sênior da área Industrial, Francesco Sala, e do vice-presidente sênior para América Latina, Paul Hembery.

Em linha com a estratégia do grupo, os investimentos serão destinados à constante modernização das instalações produtivas locais – como demostrado no polo da Bahia apresentado hoje –, e para o desenvolvimento do High Value (pneus Prestigie, New Premium, Specialties e Super Specialties), também por meio da conversão parcial da produção Standard em High Value.

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Esta conversão, que está sendo realizada no triênio 2018-2020, representará cerca de 20% da capacidade High Value da região até o final de 2020.

Os investimentos permitirão satisfazer a demanda por pneus de alto de gama, tanto dos mercados locais quanto, em particular, da área Nafta da qual o Brasil representa uma das fontes integradas de fornecimento.

Nos últimos quatro anos, a Pirelli já havia investido cerca de 250 milhões de euros (mais de 1 bilhão de reais) na América Latina – de acordo com o plano industrial 2013-2017 – para a constante modernização tecnológica das fábricas, a adequação das instalações à nova produção local New Premium e o início do projeto de digitalização dos processos produtivos.

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Com o crescimento de 11,1% da receita da América Latina – 915,7 milhões de euros -, atualmente a América do Sul, onde a Pirelli está presente há mais de um século e dispõe de 5 fábricas, representa cerca de 17% da receita total (o equivalente a 5,35 bilhões de euros em 2017) e uma das mais estrategicamente relevantes macrorregiões geográficas do grupo.

A fábrica da Pirelli em Feira de Santana, no Estado da Bahia, é a unidade produtiva mais recente da Pirelli na América Latina.

Construída em 1976 e ampliada em 2003 (e de propriedade da Pirelli desde 1986), a fábrica sempre usou os maquinários mais modernos e os processos mais avançados e, nos últimos anos, principalmente em 2017, transformou-se no primeiro polo tecnológico 4.0 da Pirelli na América Latina, com novos processos digitalizados e o uso de tecnologias avançadas.

Do mesmo modo, as outras fábricas da região também serão progressivamente envolvidas no processo de digitalização e na modernização das instalações, alinhadas à estratégia do grupo.

“A América Latina sempre foi uma área chave para a Pirelli. No Brasil, particularmente, possuímos uma presença quase centenária, uma notoriedade extraordinária da marca e um conhecimento do mercado que nos permite captar as tendências dos consumidores e oferecer os produtos mais adequados às suas exigências em todos os segmentos do mercado. Os investimentos anunciados hoje permitirão melhorar ainda mais os padrões de produção das fábricas locais, em linha com a estratégia global High Value da Pirelli e com a transformação digital, que é parte integrante dessa estratégia e representa hoje um elemento imprescindível de competitividade”, declarou Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO Mundial da Pirelli.

“A Pirelli inaugura uma nova fase na América Latina, com a introdução de novas tecnologias, processos e maquinário avançados, que permitirão à empresa atender à crescente demanda por produtos de elevado conteúdo tecnológico, já presente no mercado, especialmente nas montadoras já instaladas na região. Graças à transformação digital das fabricas e ao foco nos produtos de alto de gama, a Pirelli poderá reforçar, ainda mais, a própria liderança no mercado da América Latina e do Brasil, onde há anos somos considerados pelo prêmio Top of Mind como a marca mais reconhecida em todo o setor”, declarou Paul Hembery, vice-presidente sênior da Pirelli para a América Latina.

No Brasil, assim como na Europa e na China, a Pirelli é líder no mercado de reposição de pneusNew Premium para automóveis (com medida ≥18 polegadas) e no mercado Premium para motocicletas.

A presença da Pirelli no Brasil é sustentada por uma rede comercial de mais de 2.000 pontos de venda, (somando 2.300 na América Latina, com projeção de crescimento de até 3.300 em 2020) e cerca de 14.600 em todo o mundo.

O sucesso da marca é atestado também há anos pela pesquisa do instituto Datafolha, na qual a Pirelli, além de ser considerada a marca de pneus mais famosa do país, é ainda a marca Top of Mind, ou seja, a mais citada pela população masculina entre as empresas de todos os segmentos.

No Brasil, o projeto do High Value teve início em 2016.

A primeira parte do projeto foi desenvolvida principalmente em Feira de Santana e será seguida pela fábrica de Campinas.

Na América Latina, o High Value é representado pela produção de todos os tipos de pneus do segmento, com exceção dos pneus Prestige e Velo.

A fábrica 4.0 de Feira de Santana entre a Transformação Digital e a Smart Manufacturing (Fabricação Inteligente) – Para antecipar as necessidades do mercado, gerenciar a complexidade do negócio, melhorar constantemente o nível dos próprios serviços e alcançar o consumidor final de modo eficaz, a Pirelli está globalmente empenhada em um plano de transformação e renovação, que culmina para a digitalização dos processos de planejamento, produção, distribuição e estudo do consumidor.

Nesse plano estão incluídos quatro programas interfuncionais:

  • Programa de forecasting integrado, que usa a Ciência dos Dados para tornar a demanda mais previsível;
  • Programa de Smart Manufacturing e Fábrica Flexível, para responder de modo cada vez mais veloz e flexível aos pedidos dos consumidores, montadoras e redes comerciais;
  • Programa de Supply Chain, que busca aproximar cada vez mais o consumidor da marca também com serviços personalizados e
  • Programa Prestige, focado no consumidor final Prestige.

A inclusão da fábrica da Feira de Santana no Programa de Smart Manufacturing e Fábrica Flexível levou a sua transformação em uma verdadeira fábrica 4.0 e em um polo tecnológico para a produção de pneus High Value na América do Sul, assim como já está ocorrendo também na fábrica de Campinas, no Estado de São Paulo.

Na vanguarda no desenvolvimento de produtos, o Polo da Bahia contribui para o objetivo de um crescimento constante da eficiência produtiva do mundo Pirelli.

O processo de digitalização levou para a fábrica Smart Manufacturing (Fabricação Inteligente), permitindo obter melhores resultados com a utilização de Big Data e capacitando a fábrica a resolver problemas de forma mais veloz.

Graças ao trabalho de mais de 20 profissionais, que desenvolveram vários aplicativos de suporte às atividades na fábrica, Feira de Santana se consolidou como um local de trabalho ágil e flexível, em que se opera com auxílio de tablet que permite não ter mais postos de trabalho fixos, tonando o processo mais veloz.

A digitalização das informações e o cruzamento dos dados permitem os maquinários sejam capazes de dar não apenas um feedback sobre o desempenho de um processo em andamento, mas também antecipa os resultados (feedforward) ou uma problemática na base de dados históricos (machine learning).

A utilização da computação em nuvem, de instrumentos de open source e de programas online, que analisam os dados para fazer previsões, também são elementos essenciais para enfrentar a complexidade e a velocidade do mundo da produção e tornam a fábrica da Bahia uma das mais tecnologicamente avançadas da Pirelli.

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