quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

FIA confirma a Porsche como novo construtor na Formula E

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aceitou a inscrição da Porsche como construtor na Formula E.

- Publicidade -

Isto significa que a equipe de fábrica de Weissach pode continuar com o desenvolvimento do seu próprio sistema de propulsão elétrica, previsto para homologação em 2019.

Como anunciado no final de julho de 2017, a Porsche planeja estar entre os participantes na sexta temporada da competição elétrica, no final de 2019.

- Publicidade -

“Ao longo dos últimos anos, a FIA e Alejandro Agag fizeram um trabalho fantástico”, afirmou Fritz Enzinger, que, enquanto Vice-Presidente, é responsável pelo programa Formula E. “Graças a esse trabalho, seremos capazes de competir em circuito contra muitos dos maiores fabricantes de automóveis do mundo. ”

Tal como com o bem-sucedido projeto Le Mans Prototype 919 Hybrid, Andreas Seidl estará responsável pelo desenvolvimento técnico e execução do programa Formula E.

“As possibilidades e a performance dos automóveis elétricos têm sido temas centrais para a Porsche desde há algum tempo, ” afirmou Seidl.

- Publicidade -

“Quanto mais os nossos engenheiros aprofundam o tema, mais fascinantes as soluções se tornam. Não podemos esperar para receber o nosso primeiro veículo elétrico, no início de 2019, e para testar o nosso próprio sistema de propulsão no mesmo. O Gen2 racer, desvendado pela Formula E em Genebra, no início de março, está muito bem executado. ”

A Formula E vai fornecer o chassi e a bateria. Todos os componentes do sistema de propulsão serão, contudo, desenvolvidos pelos próprios participantes.

Isto permite à Porsche encontrar soluções à medida para tecnologias chave como o motor elétrico, o inversor, o sistema de freios brake-by-wire, a transmissão, o diferencial, o eixo de transmissão, o monobloco e os componentes da suspensão agregados ao eixo traseiro, assim como o sistema de refrigeração e a unidade central eletrônica.

A eficiência energética do sistema de propulsão não só representa um papel decisivo na competição ao atrair muitos dos mais reputados construtores automóveis, mas é também fundamental no desenvolvimento de automóveis elétricos para utilização em estrada.

A entrada da Porsche na Formula E, em 2019, vai coincidir com no lançamento no mercado da versão de produção do concept Mission E.

Este veículo, o primeiro Porsche totalmente elétrico, será o automóvel mais focado na esportividade e mais avançado tecnologicamente no seu segmento.

A Porsche vai investir mais de seis bilhões de Euros na mobilidade elétrica até ao final de 2022.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança