sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars e Volvo Trucks compartilham dados em tempo real de veículos para melhorar a segurança no trânsito

A Volvo Cars e a fabricante de caminhões Volvo Trucks compartilharão dados em tempo real para ampliar a cobertura da tecnologia de segurança conectada das empresas, baseadas em um sistema em nuvem que permite aos veículos se comunicar e alertar motoristas sobre riscos próximos.

- Publicidade -

Esta é a primeira vez que a fabricante sueca compartilha dados relacionados à segurança com outra companhia.

A colaboração com a Volvo Trucks representa o primeiro passo para alcançar uma quantidade significativa de veículos conectados que poderia resultar em um impacto importante na segurança geral do tráfego.

- Publicidade -

A partir de 2018, informações anônimas serão compartilhadas em tempo real entre alguns caminhões Volvo selecionados, vendidos na Suécia e na Noruega, que possuem sistemas de alerta de perigo da própria empresa, e os carros equipados com o sistema de Alerta Luminoso de Perigo da Volvo Cars.

A Volvo Cars tem um forte histórico de dividir conhecimentos de segurança com o objetivo de salvar o maior número possível de vidas.

Em 1959, a fabricante abriu mão da patente do cinto de segurança de três pontos para todas as demais montadoras, salvando cerca de um milhão de vidas aproximadamente até hoje.

- Publicidade -

“Compartilhar dados de segurança em tempo real com base em nossa tecnologia de segurança conectada pode ajudar a evitar acidentes”, disse Malin Ekholm, vice-presidente do Centro de Segurança da Volvo Cars.

“Quanto mais veículos tivermos trocando informações de segurança a todo momento, mais protegidas estarão nossas estradas. Estamos ansiosos para estabelecer novas colaborações com outros parceiros que partilham do nosso compromisso com a segurança no trânsito”.

A tecnologia de Alerta Luminoso de Perigo da Volvo Cars é a primeira deste tipo na indústria automotiva.

Tão logo qualquer Volvo equipado com o sistema acione suas luzes de perigo, um alerta é enviado aos carros da marca próximos e conectados ao serviço de nuvem, avisando os motoristas do risco e os ajudando a evitar possíveis acidentes.

Isso é particularmente útil em pontos cegos e no topo de subidas de estrada.

O Alerta Luminoso de Perigo está disponível na Suécia e na Noruega desde 2016, onde é padrão em todos os carros das séries 90 e 60, bem como no XC40.

Somando a frota de caminhões da Volvo à nuvem, a tecnologia cobrirá mais áreas, identificará mais riscos potenciais e aumentará a segurança geral do tráfego.

Ambas as marcas representam uma parcela considerável de novos veículos na região.

“A segurança conectada permite que os motoristas da Volvo virtualmente ‘vejam ao virar a esquina’ e evitem uma situação crítica ou acidente antes que aconteça”, disse Malin Ekholm. “A capacidade de ver mais à frente e evitar riscos é algo que queremos compartilhar com o maior número possível de motoristas”.

Ao manter anônimo e válido os dados coletados e compartilhados, a iniciativa estará em conformidade com o Regulamento de Proteção de Dados Gerais (GDPR), que será implementado em toda a União Europeia este ano.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança