quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz reconhece melhores práticas de fornecedores no Prêmio Interação

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou os fornecedores vencedores do 26º Prêmio Interação e do 8º Prêmio de Responsabilidade Ambiental.

- Publicidade -

O evento foi realizado no Espaço Mercedes, na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo.

“Esse ano, sem dúvida, vocês estão diante de uma Mercedes-Benz um pouco mais otimista”, disse Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, em sua mensagem aos fornecedores.

“Finalmente, a economia voltou a andar nos trilhos e a ganhar um pouco mais de velocidade. Tenho certeza que cada um de vocês, responsáveis pelo abastecimento da indústria, estão sentindo a mesma sensação que eu. E é por isso que faço questão de parabenizar cada um que também passou por uma crise e, agora, começa a sair dela muito mais forte”.

Philipp Schiemer ressaltou também que a Mercedes-Benz do Brasil está vivendo um momento histórico com a modernização de sua fábrica.

- Publicidade -

“Começamos, numa primeira fase, com a recente entrega da nova linha de caminhões, que já nasceu com tecnologias da Indústria 4.0. Essa é uma linha muito mais flexível, com todas as máquinas conectadas, totalmente plugada com as outras áreas da fábrica e até com Juiz de Fora”, afirmou o executivo.

“Nossa linha de montagem já é 15% mais eficiente, mas muita coisa ainda irá acontecer nessa fábrica até 2020. Até lá, traremos mais novidades da indústria 4.0 para todas as nossas linhas de produção”.

Momento especial de agradecimento aos fornecedores – “Este evento é muito especial para a nossa equipe de Compras. É um momento ímpar para reconhecer os fornecedores que mais se destacaram em 2017 em quesitos como qualidade, logística e custos e que, por isso, merecem nossa homenagem”, ressalta Erodes Berbetz, diretor de Compras da Mercedes-Benz do Brasil.

“Assim, parabenizo os ganhadores do 26º Prêmio Interação e do 8º Prêmio de Responsabilidade Ambiental”.

Erodes destacou o fato de que depois de quatro anos de uma sensível queda na produção de veículos comerciais, finalmente os volumes voltaram a crescer.

- Publicidade -

“Claro que ainda não é o ideal, mas já há sinais positivos. Espero que todos nós estejamos mais fortes, eficientes e preparados para o que nos espera no futuro”, disse ele.

O diretor de Compras também se referiu à nova linha de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil com conceitos da Indústria 4.0 e o impacto para os fornecedores.

“Mais do que nunca, queremos a participação de vocês ao nosso lado, seguindo nessa evolução. A modernização de nossas fábricas não passa apenas por novas tecnologias. Estamos revolucionando também a logística, o que beneficia os nossos fornecedores”.

Confira os fornecedores vencedores em cada uma das premiações:

Categoria “Excelência Operacional em Qualidade”:

  • Metalac SPS Indústria e Comércio Ltda.
  • Resfri Ar Climatizadores e Equipamentos Ltda.Cinpal – Cia
  • Industrial de Peças para Automóveis.

Categoria “Excelência Operacional em Logística”:

  • Durametal Ltda.
  • Metalpart Indústria e Comércio Ltda.
  • Haldex do Brasil Indústria e Comércio Ltda.

Categoria “Excelência em Custos”:

  • Metalkraft S.A. Sistemas Automotivos.
  • S Riko Automotive Hose Tecalon Brasil S.A.
  • Próturbo Usinagem de Precisão Ltda.

Categoria “Especial”:

  • Moura Baterias Automotivas e Industriais Com. Exp. e Imp. Ltda.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Excelência Operacional”:

  • Dürr Brasil Ltda.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Excelência Comercial”:

  • Engemetal Construções e Montagens Ltda.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Especial”:

  • T-Systems do Brasil Ltda.

8º Prêmio de Responsabilidade Ambiental:

  • Sociedade Michelin de Partic. Ind. Com. Ltda.
  • Schulz S.A.
  • Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S.A.

Categoria “Excelência Operacional em Qualidade”:

Metalac SPS Indústria e Comércio Ltda. Fundada em 1953, hoje é uma subsidiaria do grupo Precision Castparts Corp.

Com sede em Sorocaba (SP), atua no mercado de fixadores de alta resistência para aplicação crítica, tais como parafuso de biela, de roda e de mancal, entre outros.

A empresa mantém uma estreita parceria com a área de Engenharia da Mercedes-Benz, participando de desenvolvimentos e de soluções técnicas, atendendo com qualidade, rapidez e eficiência na entrega das amostras.

A Metalac possui uma estrutura laboratorial e uma equipe de pesquisadores e engenheiros de primeira categoria, tornando-a referência de qualidade na fabricação de fixadores no Brasil.

Resfri Ar Climatizadores e Equipamentos Ltda. Com sede em Vacaria (RS), desde 1998 atua no setor de climatizadores de ar e acessórios para melhorar a vida do caminhoneiro.

Demonstra total comprometimento pela busca contínua da inovação em sistemas de umidificação de ar, calibradores de ar (Rodoar), geladeiras externas e portáteis e acessórios em geral.

Líder do segmento, a Resfri Ar atua em estreita parceria no desenvolvimento de produtos e soluções técnicas para a área de Engenharia da Mercedes-Benz, atendendo com qualidade e rapidez na produção e entrega de protótipos.

Investimento em equipamentos de ponta, amplo laboratório de testes e um forte e atuante time de engenheiros e pesquisadores são diferenciais da Resfri Ar, o que a torna benchmarking em qualidade, confiabilidade e segurança.

Cinpal – Cia. Industrial de Peças para Automóveis. Com longa parceria com a Mercedes-Benz, a Cinpal, de Taboão da Serra (SP), produz forjados e fundidos, que são fornecidos brutos ou acabados em suas modernas instalações de usinagem e tratamento térmico.

Recentemente, investiu em nova instalação com 10.000 m² e uma prensa de 12,5 T para atender à demanda de peças forjadas que requerem a mais alta qualidade, como o fornecimento de vigas de eixo para a Mercedes-Benz.

Com uma equipe de alta performance atuando com sucesso e empenho em diversos projetos, destaca-se pela agilidade no desenvolvimento de novos itens, qualidade e logística, nas mais diversas aplicações de semi-eixos, eixo de freios, carcaças e tampas do diferencial, engrenagens e suportes, além dos conjuntos de volantes para os motores.

Categoria “Excelência Operacional em Logística”:

Durametal Ltda. Com mais de um século de história, a Durametal, de Maracanaú (CE), atua na fundição e usinagem de tambores de freio, discos de freio e cubos de roda. Além de fornecer para montadoras no Brasil, exporta para mais de 12 países.

A parceria com a Mercedes-Benz teve início em 1997, primeiramente com o fornecimento de um tambor, que logo veio a ter o incremento de outros, graças à qualidade e pontualidade nas entregas, bom relacionamento e comprometimento, buscando sempre ofertar produtos com preços competitivos.

Após 20 anos de fornecimento de tambores, houve a nomeação, em 2017, de um cubo de roda para um projeto da Mercedes-Benz.

Este será o primeiro cubo a ser entregue pela Durametal, prevendo-se o início de uma nova história de sucesso, a exemplo do fornecimento dos tambores de freio.

Metalpart Indústria e Comércio Ltda. Fundada em 1994, a Metalpart, de Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo, conta com um parque fabril moderno e completo, inclusive com áreas de ferramentaria e engenharia.

Atende montadoras e sistemistas, atuando exclusivamente no mercado de O&M. Para a Mercedes-Benz do Brasil, a Metalpart fornece cerca de 400 itens, entre conjuntos soldados, travessas e suportes em geral.

Fornecedora há mais de 24 anos, a Metalpart é uma grande parceira na flexibilidade da programação de peças, conseguindo atender às demandas em casos de aumento ou diminuição do programa em curto prazo, sempre com qualidade e confiabilidade.

Haldex do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Sua origem data de 1887 na Suécia com a produção de relógios.

Em 1916, visando a diversificação da linha de produtos, desenvolveu e obteve a patente para fabricação de ajustadores de freios, primeiramente para trens.

Ampliando sua atuação global, iniciou operações no Brasil em 1992 com o fornecimento de ajustadores mecânicos para o mercado de reposição.

Em 2000, adquiriu a planta da FBF no Rio de Janeiro. A partir de 2003, iniciou o fornecimento de ajustadores automáticos.

Hoje, a Haldex do Brasil está localizada em São José dos Campos (SP).

A pontualidade está no DNA desta empresa desde sua criação e tem sido um fator essencial no atendimento às necessidades da Mercedes-Benz, assegurando agilidade e flexibilidade para atendimento aos clientes da marca.

Categoria “Excelência em Custos”:

Metalkraft S.A. Sistemas Automotivos. Empresa com mais de 40 anos no mercado, a Metalkraft está localizada no município de Quatro Barras (PR).

Conta com uma equipe de mais de 500 funcionários em uma instalação de 90.000 m2 de terreno e 13.000 m2 de área construída.

Seu foco é a usinagem de peças em ferro fundido, injeção e usinagem de peças em alumínio.

A parceria com a Mercedes-Benz tem uma trajetória com mais de 20 anos, entregando itens usinados em ferro fundido, como componentes de freio e suportes.

Atende às demandas com alta competitividade em custos, além de qualidade e pontualidade nas entregas, demonstrando ser um verdadeiro parceiro.

O excelente relacionamento entre as empresas pode gerar novas oportunidades e novos negócios.

S Riko Automotive Hose Tecalon Brasil S.A. Presente no Brasil desde 1996, a Dytech Automotive desenvolve e produz tubulações automotivas para combustível, freio e ar condicionado.

Em 2012, foi adquirida pela japonesa Sumitomo Riko Group, tornando-se a principal fabricante de tubulações da América do Sul.

Destaca-se pelo desenvolvimento de novas tecnologias em laboratório próprio de testes, suporte técnico, alta capacidade de reação em modificações e reestilizações de produtos, disponibilidade para absorver variações de demandas tecnológicas de curto prazo, competitividade e qualidade.

A S Riko desenvolveu as tubulações de ar condicionado dos caminhões Atego e Axor.

Mostra-se sempre proativa na apresentação de ideias para redução de custos sem o comprometimento da qualidade de seus produtos.

Próturbo Usinagem de Precisão Ltda. Esta empresa, fundada em 1998, iniciou no ramo automotivo com o fornecimento de usinagem de componentes de precisão para turbocompressores, passando depois a diversificar suas atividades.

Na Mercedes-Benz, o início de fornecimento ocorreu em 2009 com peças de alumínio fundido, mas foi em 2012 que expandiu os negócios com o desenvolvimento de um pacote de tubulações de ar quente e frio para motores BR 900 e OM 460.

Sempre desafiada a reduzir custos, a Próturbo buscou a melhoria contínua de processos produtivos e garantiu melhores eficácia e eficiência na fundição de alumínio, tanto em gravidade quanto em alta pressão.

Com excelentes índices de entrega e qualidade, destaca-se ainda pela competitividade comercial, buscando sempre novas alternativas de redução de custos, seja em projetos de nacionalização ou otimização de processos.

Categoria “Especial”:

Moura Baterias Automotivas e Industriais Com. Exp. e Imp. Ltda. Esta empresa de Belo Jardim (PE) iniciou operações em 1957 e tornou-se exemplo de sucesso.

É o maior fabricante de baterias do País, para automóveis, veículos pesados, motos, náuticas, estacionárias e tracionárias e mercados de reposição.

A Mercedes-Benz faz parte desta história desde 2005, sendo a Moura ganhadora do Prêmio Interação em 2005 e 2007.

Além de ter a maior participação no fornecimento de baterias para caminhões e ônibus da marca, a Moura foi nomeada para fornecer todas as baterias estacionárias de empilhadeiras, sendo muito competitiva e com qualidade.

Também possui contrato de manutenção de longo prazo para manutenção e substituição de baterias.

Desta vez, foi reconhecida pela parceria dos últimos anos visando a implementação de novas tecnologias, além da disposição em continuar inovando.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Excelência Operacional”:

Dürr Brasil Ltda. A motivação para indicação da Dürr Brasil, sediada em São Paulo capital, para o Prêmio Interação nessa categoria foi o esforço permanente do fornecedor para a melhoria, desenvolvimento e desafios de novos produtos e processos.

Além disso, a situação financeira saudável e estável da Dürr é considerado um fator importante para a parceria confiável de longo prazo.

Igualmente importante para o reconhecimento do Interação é a experiência global da Dürr na execução segura de projetos em todo o mundo.

Notadamente, contribuiu para o sucesso da implementação de projetos nas plantas da Mercedes-Benz do Brasil com excelência na execução, cumprimento dos prazos e no resultado operacional.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Excelência Comercial”:

Engemetal Construções e Montagens Ltda. A empresa é fornecedora da Mercedes-Benz há mais de 15 anos, nas plantas de São Bernardo do Campo (SP) e de Iracemápolis (SP).

Destaque para a fabricação e montagem das estruturas metálicas do Body Shop dos automóveis Classe C e GLA e instalação dos KBKs nas linhas de produção.

Recentemente, forneceu um mezanino para armazenagem de peças na unidade de Campinas (SP).

Também venceu a concorrência para fornecimento das marquises da nova linha de produção de caminhões de São Bernardo do Campo.

A empresa é pró-ativa e flexível para eventuais modificações ou correções dos projetos contratados.

Além disso, sempre é acessível nas negociações visando o melhor custo benefício para a Mercedes-Benz.

Categoria “Materiais Indiretos e Serviços – Especial”:

T-Systems do Brasil Ltda. Presente no País desde 2001, a T-System do Brasil é parceira de negócios na prestação de serviços de engenharia e, principalmente, na área de TI (Tecnologia da Informação), sendo o fornecedor com o maior contrato individual.

A empresa foi reconhecida em 2017 pela grande parceria e flexibilidade nos desafios apresentados pela Mercedes-Benz.

Mesmo não renovando seu maior contrato individual (Mainframe), atuou pró-ativamente na transição com o novo fornecedor de maneira a atender todas as datas e a implementação com total sucesso.

Nos demais contratos, colaborou com o projeto Acelera 2018, apresentando propostas e melhorias que geraram economia.

Também foi importante para a implementação de um novo modelo de contratação de serviços de engenharia, o que gerou redução de 29,5% nos preços anteriores.

8º Prêmio de Responsabilidade Ambiental:

Durante o evento do Prêmio Interação também foram anunciados os vencedores do 8º Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental.

Essa iniciativa reconhece boas práticas ambientais dos fornecedores em seus processos industriais e instalações.

Os trabalhos inscritos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por membros da Mercedes-Benz e das universidades FEI, FRB e UNICID.

Sociedade Michelin de Partic. Ind. Com. Ltda. Programa Ouro Verde Bahia (POVB) – A Reserva Ecológica Michelin é uma área protegida de 3.096 hectares que visa à produção de matéria-prima renovável, promovendo assim a proteção do meio ambiente.

A reserva faz parte do Programa Ouro Verde Bahia, que inclui trabalhos de pesquisa econômica, social e agronômica.

O objetivo é estimular a economia regional e melhorar o padrão de vida dos pequenos agricultores, por meio do plantio de melhores variedades da seringueira.

Dentro da Reserva Ecológica já são mais de 100 mil mudas plantadas, de 215 espécies diferentes, com redução de 85% da caça na região, 2 mil espécies da fauna e flora catalogadas e cerca de 60 mil visitantes por ano.

Além disso, são mais de 90 artigos científicos publicados, 94 pesquisas de biodiversidade concluídas e 13 em andamento. Este trabalho traz ganhos imensuráveis para a região (https://rem.michelin.com.br/REM/reserva/).

Schulz S.A. Aproveitamento Sustentável de Águas Pluviais no Processo Industrial – Este projeto visa o aproveitamento da água da chuva para abastecimento de processos industriais da empresa, localizada no município de Joinville, em Santa Catarina.

Foram instalados 6 reservatórios de 60 m³ e 8 reservatórios de 100 m³ para abastecer as torres de resfriamento dos fornos e a central de preparo da areia de fundição.

Com estes reservatórios, houve redução do consumo de água da concessionária em cerca de 70% e uma economia de R$ 300 mil por ano.

A quantidade de água economizada, pode, por exemplo, abastecer cerca de 8 mil pessoas por dia. Este projeto auxilia também no controle de inundações e na preservação dos mananciais, agregando valores de sustentabilidade para a empresa.

Vallourec Soluções Tubulares do Brasil S.A. Plano de Racionamento de Água – Este projeto foi iniciado na unidade Barreiro em 2015, com o objetivo de reduzir o consumo de água da planta.

Foram realizadas várias reuniões para troca de ideias com as áreas, sempre com foco na quebra de paradigmas, visando a adoção de ações técnicas e comportamentais.

Após o planejamento, diversas ações foram adotadas, envolvendo inspeções e manutenções de equipamentos, redes e acessórios hidráulicos, uso intenso de recirculação e reuso de água, consumo racional e um trabalho de conscientização dos colaboradores por meio de treinamentos e campanhas internas, além de muitas outras iniciativas.

Como resultado, a redução do consumo de água foi de 25% em 2015 (em relação a 2014) e de 26% em 2016 (frente a 2015), apresentando uma redução acumulada de 44% em dois anos.

Este percentual representou um volume de cerca de 754.000 m³ por ano, ou seja, mais de 700 milhões de litros no período, gerando ainda uma economia financeira de mais de R$ 2 milhões.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança