quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Carregadores rápidos para veículos elétricos colocam a Islândia no caminho para a sustentabilidade energética

O impulso para a promoção da sustentabilidade da Islândia veio da percepção de que a nação insular era excessivamente dependente de fontes estrangeiras de petróleo.

- Publicidade -

Hoje, 80% da energia da Islândia vem de recursos não fósseis, liderada pela energia hidráulica e energia geotérmica.

“Ser capaz de produzir nossa própria energia é muito importante para a nossa independência”, disse Jón Björn Skúlason, chefe da Icelandic New Energy, empresa que coordena as iniciativas nacionais entre o governo, o setor industrial e as instituições de pesquisa.

- Publicidade -

Embora os combustíveis fósseis ainda representem 20% do uso total de energia, o governo da Islândia colocou em prática um programa de incentivo financiado pelo Estado para aumentar o uso de veículos elétricos.

Já está dando resultado – hoje há mais de 6 mil carros elétricos, em comparação com escassos 90 em 2014.

Para fornecer energia para esses carros elétricos, mais de 20 estações de recarga rápida da ABB foram instaladas ao longo da famosa Route 1 da Islândia, estrada de mais de 1.300 quilômetros que é a principal rodovia do país e sua espinha dorsal logística.

- Publicidade -

Nessa rodovia, os carregadores estão expostos às condições meteorológicas mais extremas, incluindo temperaturas que caem até -30 °C.

“Você não encontrará um clima mais desafiador que na Islândia”, disse Bjarni Már Júlíusson, Diretor Executivo da ON Power, empresa líder de eletricidade que é parte da Reykjavik Energy.

A ON Power operará a rede de carregadores da ABB situada ao longo da Route 1.

“Os carregadores estão expostos a condições de tempo incrivelmente severas com muito sal, névoa marítima, baixas temperaturas, umidade e tempestades”.

Os carregadores rápidos da ABB podem completar a bateria de um carro elétrico em apenas 15 a 30 minutos.

Todos os carregadores da ABB suportam soluções abrangentes para autorização de usuário, pagamento e conectividade de rede.

Uma infraestrutura estável de recarga para veículos elétricos é essencial se a Islândia pretende atingir a meta de se tornar 100% sustentável em termos de energia.

“No começo as pessoas estavam céticas, mas agora veem veículos elétricos na estrada e se dão conta de que estão aqui para ficar”, disse Skúlason.

A tecnologia ABB AbilityTM garante que os carregadores estejam em funcionamento 24 por dia, 7 dias por semana.

A conectividade digital remota permite o monitoramento contínuo do dispositivo de qualquer local na ilha.

Isso dá acesso à ON Power a dados em tempo real para monitoramento remoto e controle proativo do status operacional e técnico das estações.

A ABB fornece uma visão totalmente flexível de toda a rede de recarga para certificar-se que o sistema está totalmente funcional até sob temperaturas de -35 °C.

A tecnologia baseada em nuvem conecta os carregadores à plataforma baseada em nuvem Microsoft Azure para conduzir maior valor e eficiência.

Isso significa que os técnicos podem diagnosticar mais de 90% de todos os erros e resolver mais de 60% remotamente, sem ter de ir ao local e, ao mesmo tempo, isso torna possível que a ON Power oriente seus clientes da melhor maneira possível.

“A ABB geralmente consegue reiniciar um carregador remotamente se houver um erro, o que é extremamente conveniente na Islândia, devido às longas distâncias e clima difícil que dificultam o envio da equipe de serviço ao local”, disse Óskar Gústavsson, gerente vendas na Johan Rönning, distribuidora da ABB na Islândia.

A ON Power registrou a cor de sua empresa para ajudar os motoristas a localizarem os carregadores.

“Todos os carregadores são laranjas, o que torna mais fácil vê-los quando o clima severo reduz a visibilidade”, disse Lasse Altmann, gerente de desenvolvimento de negócios da ABB E-Mobility Charging.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança