Chevrolet Equinox leva esportividade para toda família em nossa avaliação

Publicado em 25 de maio de 2018.
Atualizado em 04 de junho de 2018.

O Mecânica Online® teve a oportunidade de avaliar em Recife o SUV de maior sucesso da Chevrolet no mundo que acaba de desembarcar no Brasil, o Equinox.

A nova referência da Chevrolet agrega elevada sofisticação, tecnologias inovadoras de segurança e um conjunto mecânico realmente poderoso, composto por um motor 2.0 turbo de duplo fuxo de 262 cavalos que trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de nove marchas e tração integral.

É o mais potente SUV da categoria e ele cumpre o que promete. Com certeza o modelo leva muita esportividade não apenas para o motorista, como para toda família.

Confira nossa avaliação da versão Premier 2.0 turbo:

Motor – Foi considerado o melhor motor do ano na premiação da Auto Esporte que conta com a participação do Mecânica Online® entre os jurados. Apesar de rodar unicamente com gasolina o modelo proporciona acelerações e retomadas de velocidades vigorosas, seus 37 kgfm de torque do motor 2.0 turbo podem ser distribuídos em percentuais diferentes para cada uma das quatro rodas a fim de garantir melhor dirigibilidade.

São 262 cavalos e sistema de injeção direta, capazes de levar o SUV da Chevrolet de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos.

Como cerca de 90% do pico de torque está disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o modelo tem respostas vigorosas nas mais diversas situações de utilização.

A retomada de 80 km/h a 120 km/h, por exemplo, é feita em apenas 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.

Câmbio – A transmissão automática sequencial de nove marchas e tração integral trabalha de forma consistente e suave, com mudanças sem que aconteça aqueles aumentos no giro do motor, estando muito bem acertada com o motor.

Inédita na linha Chevrolet, ela registra 60 novas patentes e utiliza-se de um novo conceito, o “One Axis Design”, onde todas as marchas ficam em linha sobre o mesmo eixo para otimizar dimensões e, principalmente, massa – o Equinox pesa apenas 1.693 kg.

Itens de Série – Na época do lançamento do Equinox a versão Premier fez sua estreia no Brasil. Além de buscar oferecer um acabamento diferenciado, o pacote de conteúdo oferecido no modelo possui muitos itens inéditos na categoria.

A lista inclui, entre outros, sistema de frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de pessoas no banco traseiro e dispositivo de abertura elétrica da tampa do porta-malas por sensor de movimento – basta passar o pé na área inferior da parte traseira do veículo, com a chave no bolso, que a tampa levanta. A mesma ação faz a tampa baixar.

Tem também o assistente de permanência em faixa e o start-stop, que desliga o motor temporariamente em paradas para poupar combustível. Apesar de ligar de forma suave, ter a opção de escolha entre atuar ou não a funcionalidade seria melhor, mas não existe essa escolha, ou seja, o start-stop sempre vai atuar. A eficiência do ar condicionado pode ser comprometida em alguns momentos.

O carro ainda oferece uma interessante funcionalidade comumente disponível em aviões de primeira classe: sistema emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio a bordo.

Espaço Interno – São 4.652 mm de comprimento, 2.105 mm de largura e 1.695 mm de altura. O entre-eixos é de 2.725 mm, um dos maiores e bem aproveitados de todo o segmento, permitindo acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens.

A sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico e pela disposição dos elementos.

O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos.

O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterrâneo de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga.

Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, o Equinox conta com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

Conforto – Como exemplo do conforto que o modelo oferece temos o painel frontal, que é desassociado do console central, trazendo mais conforto e espaço para os ocupantes.

Ele acomoda diversos comandos, porta-objetos com iluminação em LED, apoio de braço e os dutos que extende o sistema de ventilação para os passageiros que viajam atrás.

Eles têm acesso facilitado à cabine por conta do piso plano, do tamanho das portas e da formatação das colunas em relação ao banco traseiro, cujo encosto conta com dois ajuste de inclinação.

O isolamento acústico ficou muito bom e a sensação de andar num carro com porte de avião em classe executiva pode sim, ser considerada.

A saída do ar condicionado na parte traseira também deve ser referenciada ao oferecer mais conforto para os ocupantes do banco traseiro.

Segurança – O Equinox conta com uma extensa lista de itens de segurança, o mais abrangente em sua faixa de preço. Traz desde tecnologias capazes de intervir de forma autônoma para prevenir ou mitigar acidentes até um sistema capaz de avisar automaticamente uma central de resgate 24h assim que os airbags são deflagrados, informando dados da localização e a dinâmica da batida, para que seja providenciado socorro adequado.

Confira a lista dos principais sistemas de segurança do SUV da Chevrolet – Frenagem automática de emergência (AEB), função de pré-ativação dos freios, sistema de compensação de frenagem, assistência de frenagem de emergência (PBA), alerta de colisão frontal, banco do motorista com alerta tátil de segurança, assistente de permanência na faixa, faróis Full LED com faixo alto inteligentes, farol com ajuste de nivelamento automático, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento, célula de sobrevivência, câmera de ré com linhas guias e alerta de tráfego cruzado traseiro e seis airbags (frontais, laterais e de cortina), além dos serviços de emergência e resgate do OnStar.

Uma tecnologia que merece ser destacada é  o alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro – Toda vez que as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação durante toda viagem e adverte o motorista no momento do seu desembarque. Soa um sinal sonoro e aparece uma mensagem no visor do computador de bordo relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.

Ergonomia – O Equinox possui boa disposição dos elementos, permitindo facilidade na ergonomia e acesso das funcionalidades.

Acabamento – Modelo que lançou a versão de acabamento Premier no Brasil, o Equinox busca destacar a aplicação de materiais nobres, itens de alta tecnologia e alto nível de refinamento interno e externo.

Ainda assim observamos a aplicação de plásticos duros com apliques de couro sintético, não é algo que desvalorize ou possa destoar das qualidades que o modelo apresenta, mas podem ser considerados numa atualização.

Observamos também os dois tons aplicados no interior do veículo, Preto Jet Black e Cinza Medium Ash Gray, que enfatizam as formas e superfícies principais. O painel traz peças decoradas com metalização acetinada nas saídas de ar, na moldura central de instrumentos, no console e no volante.

Eficiência Energética – Apesar de ser o mais veículo com maior potência do seu segmento e da tração integral nas quatro rodas, o SUV da Chevrolet mostra números competitivos de consumo de combustível. De acordo com dados do Inmetro, na estrada, o veículo percorre 10,1 km/l e 8,4 km/l na cidade.

Esse balanço entre performance e eficiência energética deve-se às tecnologias aplicadas ao propulsor, que é o mesmo do Camaro Turbo norte-americano.

Manutenção – Com revisões a cada 10 mil quilômetros, o custo para os 60 mil km será próximo de R$ 3.132. Bastante competitivo quando comparado com seus concorrentes.

REVER GERAL
Motor
Câmbio
Itens de Série
Espaço Interno
Conforto
Segurança
Ergonomia
Acabamento
Eficiência Energética
Manutenção
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Tarcisio Dias
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.