quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Nova suspensão eletrônica e controle de trilha são novidades na F-150 Raptor nos EUA

A Ford apresentou a F-150 Raptor 2019 que chega ao mercado norte-americano no final do ano, com aprimoramentos que ampliam ainda mais a capacidade da picape off-road de alto desempenho – veja o vídeo.

As novidades incluem amortecedores com tecnologia de controle eletrônico, um sistema de controle de rodagem para trilhas e bancos esportivos Recaro, reforçando aspectos que contribuíram para tornar a Raptor a referência da categoria.

“O sucesso da F-150 Raptor tem como base a sua incrível suspensão, o excelente controle dinâmico e a confiança que inspira nos proprietários”, diz Hermann Salenbauch, diretor global de programas de veículos da Ford Performance.

“Os aprimoramentos da Raptor 2019 levam esses aspectos a um novo nível, que a competição terá novamente de acompanhar.”

Além de alto torque e potência, a suspensão é um dos itens chaves de uma picape off-road de alto desempenho.

A Ford Performance trabalhou diretamente com a FOX para desenvolver a nova tecnologia de amortecedores com controle eletrônico Live Valve da Raptor 2019.

Exclusivo na categoria, o sistema usa sensores na suspensão e na carroceria para ajustar instantaneamente a resposta, aumentando o conforto, a dirigibilidade e a resistência a impactos.

“Variando automaticamente a taxa de compressão dos amortecedores, a Raptor agora pode aproveitar ao máximo o curso da suspensão de 13 polegadas na frente e de 13,9 polegadas na traseira”, diz o executivo.

“A Raptor 2019 é não só mais robusta no fora de estrada, como também mais inteligente.”

A nova tecnologia de suspensão aumenta a capacidade off-road em alta velocidade.

Quando os sensores detectam que a picape está com as rodas no ar, por exemplo, os amortecedores são ajustados com rigidez máxima para suavizar o impacto na aterrizagem.

O novo controle de trilha também melhora o desempenho da F-150 Raptor no off-road em baixa velocidade.

Como o controle de cruzeiro, ele ajusta automaticamente a potência e a frenagem em cada roda quando a picape passa por terrenos acidentados em baixa velocidade para que o motorista possa se concentrar na direção.

Ele pode ser ativado em velocidades de 1,6 a 32 km/h, facilitando a direção em trilhas e escaladas de pedras, por exemplo.

A Raptor 2019 traz também novos bancos esportivos Recaro, com estofado generoso nas costas e assentos e suporte para manter o motorista firme em qualquer velocidade.

Seus apliques em camurça Alcantara azul e costura contrastante são inspirados no superesportivo Ford GT.

Ela conta ainda com três novas cores – azul Ford Performance, azul Velocity e preto Agate –, um novo aplique traseiro e rodas com aros para travamento dos pneus.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn