sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Daimler Trucks lança caminhões elétricos nos Estados Unidos

A Daimler Trucks, maior fabricante de veículos comerciais do mundo, lançou, em Portland, nos Estados Unidos, durante o evento “Capital Market & Technology Days”, o Freightliner eCascadia, caminhão pesado elétrico para operações de longo percurso e uma versão do Freightliner eM2 106 do segmento de caminhões médios (PBT de 9 a 12 toneladas).

- Publicidade -

No evento, foi anunciada também a criação da unidade global E-Mobility Group (EMG), que consolida o know-how global da Companhia em trens de força elétricos para veículos comerciais.

A Daimler Trucks North America (DTNA) planeja entregar uma frota inovadora com cerca de 30 caminhões elétricos a seus primeiros clientes dos Estados Unidos ao longo deste ano.

- Publicidade -

Assim como já acontece com o caminhão elétrico FUSO eCanter e com o Mercedes-Benz eActros, a meta é obter experiência em e-trucks, trabalhando em conjunto com os clientes para definir como os caminhões elétricos podem ser utilizados com eficiência nas operações de transporte.

Com os dois “e-trucks” da Freightliner, o Mercedes-Benz eActros, o FUSO eCanter, e também o ônibus urbano Citaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz e o ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley, a Daimler Trucks & Buses já tem o maior portfólio de veículos comerciais totalmente elétricos.

Martin Daum, membro do Board do Grupo Daimler AG e chefe mundial das divisões Daimler Trucks e Daimler Buses, afirmou: “Somos os líderes da indústria e pretendemos continuar nessa posição com os caminhões e ônibus elétricos. Fomos os primeiros a avançar em caminhões elétricos e a estabelecer os padrões em cada segmento. Com a formação do nosso E-Mobility Group, aumentaremos os nossos investimentos nessa tecnologia. Assim, podemos buscar as melhores soluções em baterias, gestão de energia e recarga”.

- Publicidade -

“E-Mobility Group” consolida o know-how mundial da Daimler – A Daimler Trucks & Buses vê a mobilidade elétrica como um impulsionador de inovações na indústria de veículos comerciais e como um fator decisivo para liderar o setor de transportes rumo ao futuro livre de emissões.

O principal objetivo do Grupo é que a mobilidade elétrica deve ter bom custo/ benefício, tanto para o cliente, quanto para o fabricante.

Incluindo todas as marcas e divisões da Daimler, o EMG irá definir a estratégia para os componentes dos produtos e veículos elétricos completos e desenvolver uma arquitetura elétrica global padronizada, similar à plataforma global da Daimler Trucks para motores convencionais e componentes de trem de força.

O EMG é formado por colaboradores que trabalham em vários locais da rede global de desenvolvimento da Daimler, ou seja, em Portland (EUA), Stuttgart (Alemanha) e Kawasaki (Japão). A partir de 1º de julho, Gesa Reimelt, chefe da área de Projetos de Produtos Trem de força & eDrive da Mercedes-Benz Automóveis, será responsável pela nova unidade de mobilidade elétrica. Nessa função, se reportará ao Dr. Frank Reintjes, chefe da área de Trem de Força Global e de Engenharia de Fabricação da Daimler Trucks.

“Esperamos que a demanda por caminhões e ônibus elétricos aumente”, diz Dr. Frank Reintjes.

“Somente fabricantes que lideram o setor, tanto em sistemas de propulsão convencionais como em elétrica, conseguem oferecer soluções convincentes do ponto de vista técnico e comercial. Sobre os trens de força convencionais, estamos sempre nos inspirando em seu bom desempenho para levar essa experiência para os sistemas de propulsão elétrica. Para isso, estabelecemos o E-Mobility Group, no qual nossos especialistas trabalharão em conjunto para o desenvolvimento das melhores tecnologias elétricas”.

Freightliner eCascadia e eM2 para a região do NAFTA – O Freightliner eCascadia se baseia no Cascadia, caminhão pesado para longa distância e de maior sucesso no mercado do NAFTA, região de livre comércio da América do Norte.

Com 730 cv, é quase silencioso, com destaque para o capô no estilo americano.

A 550 kWh, suas baterias fornecem energia suficiente para uma autonomia de até 400 km, podendo recarregar 80% de sua bateria em 90 minutos para rodar mais 320 km.

O caminhão leve Freightliner eM2 106 é indicado para operações de distribuição.

As baterias da nova versão elétrica proporcionam 325 KWh para até 480 cv. A autonomia do eM2 gira em torno de 370 km. É possível carregar 80% de sua bateria em 60 minutos, o que é possibilita uma autonomia de cerca de 300 km.

“Com nossos caminhões e ônibus, queremos que os clientes tenham muito sucesso em suas operações. Isso se aplica para caminhões elétricos e também para trens de força convencionais”, ressalta Dr. Frank Reintjes.

“Assim, projetamos o Freightliner eCascadia e o eM2 nos Estados Unidos, de acordo com os requisitos específicos dos clientes. Como líderes de mercado na América do Norte, sabemos que somente caminhões e ônibus que atendam às necessidades dos operadores de transporte prevalecerão nesse mercado”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança