quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Rali de regularidade: oportunidade para conhecer na prática o que seu carro tem de melhor

Para muitos a compra de um veículo com tração 4×4 é a realização de um sonho de liberdade. Agora seus limites são outros e não apenas uma estrada definida. Com seu carro será possível trilhar por caminhos até então desconhecidos, mas com a segurança que você vai e que você volta.

- Publicidade -

Um dos eventos de maior sucesso nacional no mundo off-road, o Mitsubishi Motorsports é uma das melhores oportunidades para conhecer na prática, e de forma divertida e muito segura, o que o carro é capaz de fazer.

O Mitsubishi Motorsports é o rali de regularidade mais tradicional do Brasil. Em 2018, a competição completa 24 anos de muita poeira e diversão, sem deixar de lado o espírito 4×4 de sempre buscar aventuras e novos desafios.

Para 2018 teremos 09 etapas ao total por todo o Brasil, que passam pelas belas praias do Nordeste, pelo cerrado brasileiro e também pela região do Sul do país. Assim, competidores de todo o Brasil podem participar da prova.

As provas serão divididas em dois campeonatos, o Nordeste com 03 etapas e o Sudeste com 06 etapas.

- Publicidade -

Os proprietários de modelos da linha Pajero, L200 e ASX (apenas na categoria Turismo Light) em suas versões 4×4 são divididos em quatro categorias: Turismo Light (iniciantes), Turismo (com experiência média), Graduados (experientes) e Master (bastante experientes), no qual vencem a prova as duplas que completarem o percurso no tempo mais próximo ao estipulado pela organização.

A taxa de inscrição de cada veículo é a doação de uma cesta básica e seis produtos de higiene pessoal, que serão destinados a instituições de caridade da região onde a prova é realizada. Nos 23 anos, mais de 1190 toneladas de alimentos foram arrecadadas através da Ação Social Mitsubishi Pró-Brasil.

Atendendo convite da Mitsubishi Motors, o Mecânica Online® foi até a cidade de Gravatá, Pernambuco, para acompanhar mais uma etapa do Mitsubishi Motorsports – prova com muito sol e belas trilhas, combinando belezas naturais e muitos desafios 4×4.

O casal Paulo e Giselle Mota, de Jaboatão dos Guararapes (PE), experimentou a prova pela primeira vez. “Estamos acelerados. O espirito aqui é de emoção”, vibra Paulo. “Trabalho muito durante a semana e hoje vim pra me divertir. A L200 Triton Sport é meu instrumento do dia a dia. Vou muito para a área rural e ela é minha companheira. Durante a semana uso para o trabalho e hoje é pro lazer”, afirma.

Conhecida como a Suíça Pernambucana, graças às temperaturas médias mais baixas que o restante do Estado e também à arquitetura com estilo alpino, Gravatá, localizada no Planalto da Borborema, é destaque como polo turístico e gastronômico e, hoje, foi também a capital do off-road nacional.

- Publicidade -

Os amigos Eliseu Sandres e Severino Menezes saíram de Maceió (AL) para enfrentar as trilhas pela primeira vez. “A motivação é estar no meio do mato e colocando a picape na lama. Tenho um sítio no interior e, no inverno, só chega com a L200 Triton, que vai muito bem”, conta Eliseu.

Já Adiel Melo e André Lira, de Recife (PE), colocaram o ASX para encarar as trilhas. “Aqui é sempre uma diversão, sair da rotina e explorar um pouco mais o carro nas trilhas. E esse SUV supera as expectativas. O legal é saber que o carro vai muito além do que se imagina. É confortável no dia a dia e dá pra pegar um fora de estrada nos fins de semana”, afirma Adiel, que venceu na categoria ASX. “Isso aqui é um sonho de criança”, completa André.

Durante a prova, que explorou as belezas da região, as duplas percorreram fazendas com trilhas de lama, trechos bem estreitos e até a passagem por uma pedreira.

Na parte final, tiveram pela frente trilhas de mata fechada com grandes lajes e gigantescos mandacarus, subindo e descendo serras com estradas estreitas e sinuosas passando pela margem de belas plantações de abacaxi.

O rali é uma ótima oportunidade para conhecer e utilizar na prática muitos dos recursos relacionados com o sistema de tração do veículo. Conforme o tipo de piso (situação) que você encontre pela frente, a melhor escolha da tração e maneira de acelerar e conduzir o veículo vai garantir ultrapassar com segurança o desafio 4×4. Se você ainda não participou de um rali, o Mitsubishi Motorsports é uma ótima pedida!

Vencedores do dia – Na categoria Graduados, destinada às duplas com muita experiência na prova, a vitória ficou com Paulo Coelho e Renan Felix, de Fortaleza (CE). “Essa vitória não tem preço e ofereço pro meu filho, Paulinho”, disse, emocionado. “É a terceira vez que corremos juntos, fizemos uma prova muito boa, com vários balaios. Estou no rali graças a Mitsubishi, comecei aqui, mas nunca tinha vencido nas categorias principais e essa é a primeira”, vibra Renan.

Quem fez bonito em seu estado foi a dupla Ciro Jucá e Luan Duarte, de Recife (PE), que venceu na Graduados, para duplas com bastante experiência. “Foi emocionante porque estou há dois anos parado. Dá um gás novo e anima ainda mais pra continuar fazendo o rali, que é uma coisa muito boa.

Este é meu hobby. Sou médico, vivo sob stress intenso e nada melhor do que isso para relaxar e se divertir”, comenta Ciro. “Nem deu pra ver muito bem as paisagens, o olho era só na planilha. Mas as trilhas estavam muito boas, difíceis, muita pedra, e valeu muito a pena”, descreve o navegador Luan.

Na Turismo, para duplas com experiência intermediária, Ronaldo Regis e Edinaldo Torres Junior, de Jaboatão dos Guararapes (PE), ficaram com o lugar mais alto do pódio. “A vitória é sempre muita satisfação. O nível aqui é muito alto e a disputa extremamente grande. Ganhar uma etapa do Motorsports é sempre difícil porque tem muita gente boa participando”, explica Edinaldo.

Quem vibrou muito com a primeira vitória foi a dupla da Turismo Light, para quem está começando. Os amigos José de Luna Neto e Wilton Albuquerque, de Garanhuns (PE), garantiram o primeiro lugar em Gravatá. “Foi bom demais. Já pegamos terceiro, segundo e agora primeiro. É indescritível”, vibra José. “A organização foi de primeira, sempre cuidando de cada detalhe, especialmente com a gente da Light”, disse Wilton.

Mitsubishi Pró-Brasil – Ação Social – A Mitsubishi Motors realizou a ação social Mitsubishi Pró-Brasil. Nesta etapa foram arrecadadas mais de 2,2 toneladas de alimentos e 500 kits de higiene pessoal, que foram destinadas à Casa dos Velhinhos.

Próxima etapa – Na próxima etapa, o Mitsubishi Motorsports segue no Nordeste, com prova no dia 04 de agosto em Maceió (AL). As inscrições serão abertas no site da Mitsubishi no dia 23 de julho, às 8h da manhã. Podem participar os modelos 4×4 das linhas L200, Pajero e ASX de qualquer ano e modelo.

O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Adorno / Sideral, Banco Itaú, Clarion, Lubrax / Petrobras, Mit Consórcio, Pilkington, Pirelli, STP / Petroplus, Transzero, Unirios e W. Truffi Blindados.

Calendário 2018 – Mitsubishi Motorsports
4ª etapa – 04 de agosto – Maceió (AL)
5ª etapa – 18 de agosto – Goiânia (GO)
6ª etapa – 01 de setembro – Campos do Jordão (SP)
7ª etapa – 29 de setembro – Joinville (SC)
8ª etapa – 27 de outubro – Salvador (BA)
9ª etapa – 24 de novembro – Autódromo Velo Città – Mogi Guaçu (SP)

Campeonato Nordeste

* Datas e locais sujeitos a alterações.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança